sexta-feira, 30 de abril de 2010

Deputado Eduardo Valverde defende envolvimento de estado e municípios na busca por melhorias em acessibilidade para portador de deficiência física

Com o objetivo de intensificar o respeito pelo ir e vir do portador de deficiência física, que o Deputado Eduardo Valverde(PT/RO), participou nesta quinta-feira(29), do  Sseminário Municipal de Acessibilidade para portador de deficiência física .
 
Para Valverde, é preciso garantir ao portador de deficiência oportunidades para exercerem plenamente sua cidadania. Para tanto, lembrou ele, todas as esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) precisam produzir políticas pública para dar acesso ao portador de deficiência ao emprego, a renda, locomoção, estudo, entre outros direitos constituídos.
 
O direito à acessibilidade para portador de deficiência física, também faz parte do Programa Nacional de Direito Humanos, e o deputado Eduardo Valverde, é um membro ativo na Câmara dos Deputados, na defesa dos Diretos Humanos.
 
“ O ir e vir tanto físico como social para todos os segmentos sociais é um  direito que gera igualdade de oportunidades para todos e, o estado  tem que produzir  políticas pública para todos na sociedade”, ressaltou.
 
Dentre as ações que serão debatidas e poderão virar políticas de estado, dentro do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência estão assistência sócio-educativa, os acompanhamentos técnicos e a promoção à acessibilidade e cidadania. 
 
A Prefeitura do Município de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem sido uma grande parceira na promoção da acessibilidade, por periodicamente avaliar os avanços da política municipal para a inclusão da pessoa com deficiência.
 
Entre os pontos buscados pela Semas, estão: sensibilização e mobilização da sociedade para a eliminação do preconceito, diponibilização de informação, mudanças arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário