segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Valverde faz campanha em Ariquemes e diz que indústria local será fortalecida em seu governo

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde (PT), participou na manhã desta segunda-feira (13/09) de uma caminhada no centro comercial de Ariquemes, onde foi recebido calorosamente pela população, principalmente pelos comerciantes com quem conversou sobre seu Plano de Governo.
Acompanharam Valverde a senadora Fátima Cleide, candidata a reeleição, o candidato a deputado federal Itamar da CUT e o candidato a deputado estadual Amauri Guedes.

Em contato com Valverde, muitos empresários queriam mais informações sobre o fim da cobrança antecipada de tributos, que é feita na barreira da Sefin em Vilhena.
Eduardo Valverde reiterou que não se trata apenas de uma promessa, mas de um compromisso dentro do propósito de apoiar a iniciativa privada no desenvolvimento econômico do Estado. “Esse tipo de cobrança não contribui para o fortalecimento do comércio interno, e faz com que pequenos empresários desistam cedo de seus empreendimentos”, disse Valverde.

“Quando um produto entra em Rondônia, tem seus impostos estaduais cobrados em Vilhena na Barreira Fazendária. Ao chegar aqui em Ariquemes, por exemplo, o empresário ainda precisará de tempo para comercializá-lo, e na maioria das vezes vende a prazo, para depois ter o devido retorno de seu comércio. Queremos que os impostos estaduais desses produtos sejam pagos no ato da venda, e não antecipadamente na barreira”, explicou Valverde.
O candidato falou também sobre o fortalecimento da indústria em Ariquemes com vistas à exportação. Ele disse que a posição geográfica de Ariquemes favorece à exportação através da BR 364 e da saída para o Pacífico.

“Rondônia está deixando de depender da economia do contra-cheque com o fortalecimento da indústria. Assim, em poucos anos o Estado será a grande locomotiva do nosso desenvolvimento, e o Município de Ariquemes terá uma importante participação nesse processo. Vamos fazer parcerias com o município no sentido de agregar valores que fortaleçam a indústria, principalmente através de políticas fiscais condizentes com a realidade do empreendedorismo local”, concluiu Eduardo Valverde.
Valverde defende governo para o povo e vence o debate em Vilhena


Mais uma vez as propostas da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, que tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como Vice, se destacaram perante a população quando confrontadas com as demais promessas. Desta vez, durante o debate realizado pela Associação Comercial e Industrial de Vilhena – ACIV, no Clube dos Estados, em Vilhena.

Para a maioria do público presente, a ausência do atual governador e candidato à reeleição representou o descaso da administração estadual com a região, e a falta de propostas para o povo. Eduardo Valverde não quis destacar essa deficiência e preferiu aproveitar as várias oportunidades para apresentar suas propostas e focar as respostas no fortalecimento do agronegócio no Cone Sul de Rondônia, principalmente na região de Vilhena, que já se consolidou no Estado como maior produtora de grãos.

Valverde foi enfático ao afirmar que o próximo governador deverá administrar com capacidade de dialogar com o governo federal para implementar suas ações nos mais variados setores. “Essa capacidade de dialogar com a próxima Presidenta Dilma Rousseff, será fundamental para assegurar investimentos que vão beneficiar a agroindústria em Rondônia, sobretudo quando o assunto tratar de exportação das nossas produções, sejam de grãos ou de carne”.

Durante o debate o relacionamento de Valverde com Dilma Roussef e com o Presidente Lula chegou a ser destacado por outros candidatos. “Sem portas abertas em Brasília é difícil administrar o Estado. Vejam o exemplo de Porto Velho, onde hoje estão as maiores obras do PAC. Tudo aquilo é resultado da confiança que o governo federal tem no companheiro Roberto Sobrinho. Como deputado federal conseguimos recursos para todo o Estado. Como governador vamos transformar Rondônia em um Estado melhor”, disse.
Eduardo Valverde não deixou de falar de assuntos importantes como saúde, quando propôs a descentralização e as parcerias com as Prefeituras; educação, garantindo que a Universidade de Rondônia sairá do papel e a Escola Técnica no Ensino Médio será uma realidade; e segurança pública, propondo o aumento do efetivo, a valorização dos servidores e o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais da saúde.
Um dos assuntos mais destacados por Eduardo Valverde no debate foi a importância estratégica de Vilhena e de todo Estado de Rondônia para a integração da América Latina. “Vilhena se prepara para receber a ferrovia ligando Rondônia ao Centro-Oeste e ao Sudeste. Nosso desafio será buscar a conclusão do projeto ligando essa ferrovia a Porto Velho, o que ampliará ainda mais o escoamento da produção nessa região”, disse.

O debate serviu para reafirmar o preparo, a maturidade e a capacidade que Eduardo Valverde possui para governar Rondônia. “Tenho certeza que minha amizade com o Presidnete Lula e com a próxima Presidenta Dilma Rousseff, será importante para o desencadeamento de várias situações, como a aceleração do enquadramento dos servidores do Estado na transposição. Tenho e terei toda liberdade de apresentar à próxima Presidenta o quanto essa transposição de servidores é importante para Rondônia, e tenho certeza que suas determinações em nosso favor serão essenciais para a conclusão definitiva deste assunto”, concluiu Eduardo Valverde.

Autor: Assessoria