![]() | "O Território da Cidadania servirá para reduzir a diferença das áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH para com as de índice mais elevado. Isso é uma forma de melhorar as condições de vida do agricultor familiar e assim fixar o homem ao campo. Países europeus, como a Itália e a Inglaterra estão se inteirando dos detalhes do projeto para implantarem programas semelhantes", afirma Amauri. De acordo com Amauri Guedes, o programa é uma forma de fixar o homem no campo e já serve de modelo para outros países. |
| O Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) visitou neste domingo (11), em companhia de Amauri Guedes, do Território da Cidadania os assentamentos de Canaã, Rio de Sol e Capitão Silvio, no município de Ariquemes. Nos assentamentos Canaã e Rio do Sol o parlamentar informou que o INCRA tem agido para que as terras voltem a pertencer a União. Para tanto, Valverde tem pedido agilidade na tramitação dos processos de anulação de título para que, a partir dessa ação solicitar a Procuradoria e a direção do INCRA autorização de aquisição das glebas. Já o assentamento Capitão Silvio, que está em uma ocupação da reserva legal e tem entrado em conflitos com o assentamento José Maria, o deputado ficou de dialogar com o INCRA, IBAMA e ICbio para compensar a reserva legal ocupada em outra área. Valverde que conseguiu levar o Programa Territórios da Cidadania para os municípios de Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim, Machadinho D’ Oeste, Monte Negro e Rio Crespo e Ariquemes, tenta agora com a legalização dos assentamentos levar infraestrutura. |
terça-feira, 13 de abril de 2010
Valverde diz aos moradores de assentamentos em Ariquemes que solicitou ao INCRA autorização de glebas
Valverde intermediará junto ao MDA agilidade na regularização fundiária de distritos em Guajará-Mirim e Nova Mamoré
Valverde: “ É preciso agilizar a regularização que hoje leva cerca de cinco anos, isso só será possível com desburocratização”, disse.
O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) participou nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré de audiência pública para tratar sobre regularização fundiária.
A reunião foi em atendimento à solicitação dos vereadores Teco e Marilete que diante dos clamores das comunidades pediram a ajuda de Valverde para esclarecer como andam as negociações para regularizar distritos desses dois municípios.
Valverde tem intermediado junto ao Governo Federal para que o Programa Terra Legal seja estendido a outros distritos e assentamentos. O Terra Legal, conduzido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário vai titular imóveis rurais cujas posses sejam anteriores a dezembro de 2004. Para agilizar a regularização que hoje leva cerca de cinco anos, o rito de titulação tem sido simplificado.
Em Guajará-Mirim há quatro distritos não desmembrados, Araras com cerca de mil famílias; Palmeiras, na linha 20, com duas mil; Nova Dimensão, na linha 28 que é o assentamento maior, com mais de cinco mil famílias e Jacinópolis, com cerca de duas mil famílias aguardando a titularização.
“É preciso agilizar a regularização que hoje leva cerca de cinco anos, isso só será possível com desburocratização”, disse, Valverde.
Na ocasião o deputado também expôs como será feita a legalização da estrada parque que permite o acesso ao Distrito de Jacinópolis e como a BR- 080 que vai interligar o município de Ariquemes a Nova Mamoré, que será regularizada, servindo de eixo de integração.
Já em Nova Mamoré o evento foi no sindicato dos servidores municipais e a temática foram as áreas interditadas pela justiça federal.
Segundo Valverde será proposto à Justiça Federal o pedido para regularizar as áreas e documentar a posse das famílias dentro de um programa de desenvolvimento compatível com as restrições ambientais.
Na região as áreas interditadas margeiam reservas indígenas e unidades de conservação e para que se efetive qualquer programa de regularização é necessário se respeitar as normas ambientais.
Por último o deputado expôs seu otimismo com o desenvolvimento de Nova Mamoré e dos recursos que estão sendo destinadas ao município.
Assinar:
Comentários (Atom)

