sexta-feira, 4 de junho de 2010

Valverde visita Casa Abrigo de Porto Velho e elogia trabalho de reabilitação das mulheres vítimas de violência

A Casa abrigo oferece apoio jurídico, psicológico e orientação profissional às mulheres atendida
Saber que com nossa ajuda, mesmo que simbólica, tem ajudado a várias mulheres a recomeçarem suas vidas é muito gratificante”, disse o deputado Eduardo Valverde (PT/RO), ao visitar a equipe da Casa Abrigo de Porto Velho.



A declaração de Valverde se deu, por conta da notícia de que duas mulheres acolhidas na Casa, por conta da violência sofrida por seus companheiros, após receberem apoio psicológico e treinamento profissional entre outras ajudas, retornaram a sua vida normal.



Tanto do deputado Valverde como a Senadora Fátima Cleide, foram ajudadores na construção do abrigo. Valverde destinou quase meio milhão de reais só para a obra em si, em mais R$ 300 mil para serem investidos em cursos de capacitação para as mulheres moradoras da Casa Abrigo.



“ Ficamos felizes de fazer nossa parte para devolver a essas mulheres a dignidade. A Casa Abrigo de Porto Velho é a única em funcionamento em Rondônia e atende os preceitos da lei Maria da Penha”, ressaltou Valverde.



Com mais de um ano de funcionamento, a Casa Abrigo tem a responsabilidade de oferecer um espaço seguro para mulheres e seus filhos que estejam sofrendo ameaças. A Casa também tem disponibilizado para as mulheres o Centro de Referência das Mulheres Vítimas de Violência Sonho de Liberdade, administrado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio jurídico e psicológico e orientação profissional.



Para a Coordenadoria das Mulheres, Mara Regina Araújo, a atenção às mulheres vítimas de violência não só com apoio psicológico, mas, sobretudo com a profissionalização é indispensável para que elas possam se mantiver e ainda readquirirem a auto-estima perdida em decorrência de todo tipo de violência.



"Somo gratas pela atenção dispensada às mulheres. Temos que agradecer ao prefeito Roberto Sobrinho, a senadora Fátima e ao deputado Eduardo Valverde pela grande sensibilidade e humanidade demonstrada as mulheres de nosso estado”, disse.

Valverde se reúne com sindicalistas e diz estar confiante de que a transposição será sancionada


O deputado federal Eduardo Valverde (PT), pré-candidato ao governo do Estado, acredita que a emenda nº 28, que trata da regulamentação da transposição, será sancionada na próxima semana. Valverde se reuniu na tarde desta sexta-feira, 04/06, no auditório do Sindafisco, em Porto Velho, com presidentes e diretores dos sindicatos de servidores públicos estaduais dos três poderes.



O parlamentar, líder da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional, disse que a partir da sanção da emenda, os detalhes relativos aos cargos e salários serão tratados com uma comissão a ser criada para efetivar a transposição.



Durante a reunião Valverde relembrou alguns momentos tensos da luta pela transposição, como as dúvidas plantadas entre os servidores públicos quanto à aprovação da emenda e quanto à abrangência da lei.



Entretanto, Eduardo Valverde alertou que a luta ainda não terminou. “O mérito pela aprovação da transposição é de toda a bancada e da unidade da luta dos sindicatos. Porém, ainda temos muito a fazer, pois, após a sanção, teremos que acompanhar a implantação da transposição”, disse.



Os sindicalistas reconheceram o esforço da bancada na defesa dos servidores, e agradeceram ao deputado Eduardo Valverde pelo trabalho. Na próxima segunda-feira Valverde vai a Brasília onde, no decorrer da semana, vai intensificar o trabalho pela sanção da transposição. “Vamos manter contato com a Casa Civil, com o Palácio do Planalto, com o Ministério do Planejamento, e com outros setores do governo, visando garantir o direito dos servidores de Rondônia de optarem pela transposição”, finalizou Valverde.

Deputado Valverde prestigia 17ª Marcha para Jesus em Porto Velho

“A cada ano fico mais emocionado com a Marcha. Sabemos que nossas orações em prol das famílias são necessárias. Estamos também confiantes de um futuro melhor”, disse, Valverde.








Iniciada em 1987, em Londres, a “Marcha para Jesus” vem se destacando no estado de Rondônia. Em sua 17ª edição, mais de 30 mil evangélicos oriundos de todos os municípios do estado, participaram em Porto Velho do evento.



O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que todos os anos prestigia a marcha, disse que a cada ano fica mais impressionado com a organização e a unidade os participantes.



A Marcha que saiu de frente à praça da Madeira-Mamoré e percorreu as avenidas Sete de setembro, Marechal Deodoro, Carlos Gomes e Farqhuar até o Estádio Aluísio Ferreira, foi feita por milhares de fiéis que seguiram fazendo orações pelas famílias, pela cidade e pelo Brasil e cantando louvores durante todo o percurso.



“A cada ano fico mais emocionado com a Marcha. Sabemos que nossas orações em prol das famílias são necessárias. Estamos também confiantes de um futuro melhor”, disse, Valverde.



A "Marcha para Jesus" a cada ano ganha mais adeptos em mais de 170 países e aproximadamente 10 milhões de cristãos que saíram com orações e louvor pelas ruas. A Primeira Marcha para Jesus do Brasil foi realizada em 1993 no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com a participação de 350 mil pessoas e hoje mobiliza milhares de seguidores de Cristo no Brasil e no mundo.


Parlamentares levam boas notícias para moradores da Flona Bom Futuro

Valverde: “Começamos a resolver um problema de mais de quinze anos. Estamos dando a inúmeras famílias a oportunidade de viverem com dignidade e na legalidade”, ressaltou.



O deputado Eduardo Valverde (PT/RO), o prefeito Roberto Sobrinho, a Senadora Fátima Cleide (PT) visitaram nesta quinta-feira (3) os moradores das comunidades de Rio Pardo e Marco Azul, localizada dentro da Floresta Nacional.

Conversando com a comunidade local, Valverde informou que na próxima semana o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionará a MP 472 que desafeta a Flona.

Essa sanção reforçou o parlamentar, significa na prática o fim de anos de conflitos a área e a possibilidade de centenas de famílias serem oficialmente e legalmente donas de suas propriedades.

“Começamos a resolver um problema de mais de quinze anos. Não fazendo discursos demagógicos e nem incentivando conflitos armados. Estamos dando a inúmeras famílias a oportunidade de viverem com dignidade e na legalidade”, ressaltou.

A Floresta Nacional do Bom Futuro foi palco de enorme conflito fundiário por mais de quinze anos. Isto porque inúmeros posseiros foram entrando na Flona, de propriedade da União e considerada Unidade de Conservação e fazendo o desmatamento da região. Porém, muitas famílias se estabeleceram na região e a retirada delas seria muito complicada.



Então para amenizar o problema, explicou o deputado, foi feito um acordo entre a União e o governo estadual visando uma troca de áreas. Pelo acordo, os 272 mil hectares (2.720 km²) da Floresta Nacional dariam origem a três reservas distintas: uma área de proteção ambiental de 70 mil hectares e uma floresta estadual de 70 mil hectares, a serem administradas por Rondônia, e uma unidade de conservação federal de 132 mil hectares, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes (ICMBio).



Em troca, o estado de Rondônia cederia para a União 180 mil hectares para a criação de uma unidade de conservação de proteção integral. A nova área federal seria formada por quatro unidades: as florestas estaduais Rio Vermelho A e B, e as estações ecológicas Serra dos Três Irmãos e Mujica Nava. Além da permuta ficou estabelecido que o governo do estado providenciasse a retirada dos criadores de gado e a transferência das famílias para outra área.



A visita dos parlamentares com o prefeito, Roberto Sobrinho, teve o intuito de informarem a ampliação dos serviços da prefeitura em favor da comunidade. Serão serviços na área da saúde, educação, além iniciar o programa Luz para Todos, através da Ceron.

As autoridades foram recebidas por centenas de moradores, felizes com a nova fase que se inicia na região. Além da melhoria na infraestrutura, a prefeitura informou também o início da regularização dos lotes, e o reassentamento daqueles que ainda não foram conduzidos a novas áreas.

Não só Rio Pardo ganhará com a regularização da Flona, mas os municípios vizinhos, como é o caso de Buritis. Valverde disse que como pré-candidato ao governo do estado está em seu plano de governo, o asfaltamento da estação que ligará o município até Porto Velho passando por Rio Pardo.

Participaram também da visita à comunidade da Flona Bom Futuro os vereadores, Epifânia Barbosa, Bengala, o Prefeito Romeu de Alto Paraíso, o ex-vice prefeito de Ariquemes, Aumari Guedes, Secretario de Obras de Porto Velho, Marcelo Fernandes, Secretário de Agricultura de Porto Velho, Jose Wildes, entre outros.