A Casa abrigo oferece apoio jurídico, psicológico e orientação profissional às mulheres atendida
“ Saber que com nossa ajuda, mesmo que simbólica, tem ajudado a várias mulheres a recomeçarem suas vidas é muito gratificante”, disse o deputado Eduardo Valverde (PT/RO), ao visitar a equipe da Casa Abrigo de Porto Velho.A declaração de Valverde se deu, por conta da notícia de que duas mulheres acolhidas na Casa, por conta da violência sofrida por seus companheiros, após receberem apoio psicológico e treinamento profissional entre outras ajudas, retornaram a sua vida normal.
Tanto do deputado Valverde como a Senadora Fátima Cleide, foram ajudadores na construção do abrigo. Valverde destinou quase meio milhão de reais só para a obra em si, em mais R$ 300 mil para serem investidos em cursos de capacitação para as mulheres moradoras da Casa Abrigo.
“ Ficamos felizes de fazer nossa parte para devolver a essas mulheres a dignidade. A Casa Abrigo de Porto Velho é a única em funcionamento em Rondônia e atende os preceitos da lei Maria da Penha”, ressaltou Valverde.
Com mais de um ano de funcionamento, a Casa Abrigo tem a responsabilidade de oferecer um espaço seguro para mulheres e seus filhos que estejam sofrendo ameaças. A Casa também tem disponibilizado para as mulheres o Centro de Referência das Mulheres Vítimas de Violência Sonho de Liberdade, administrado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio jurídico e psicológico e orientação profissional.
Para a Coordenadoria das Mulheres, Mara Regina Araújo, a atenção às mulheres vítimas de violência não só com apoio psicológico, mas, sobretudo com a profissionalização é indispensável para que elas possam se mantiver e ainda readquirirem a auto-estima perdida em decorrência de todo tipo de violência.
"Somo gratas pela atenção dispensada às mulheres. Temos que agradecer ao prefeito Roberto Sobrinho, a senadora Fátima e ao deputado Eduardo Valverde pela grande sensibilidade e humanidade demonstrada as mulheres de nosso estado”, disse.



