quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bancada de Rondônia e sindicatos entregam ao Ministério do Planejamento texto da minuta a ser incluído na MP 472

Valverde: “ É isso o que ficará, a vontade política da bancada. Vamos defender isso no Senado e na Câmara e, dialogar com o Governo Federal para que não haja veto”


“O que foi acordado entre os sindicatos e a Bancada de Rondônia quanto a redação final do texto da minuta que prevalecerá na MP 472”. Com essa certeza que o Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde (PT) saiu a pouco da reunião no Ministério do Planejamento.

A reunião contou com os representantes dos sindicatos, os parlamentares de Rondônia e o Senador Romero Jucá (PMDB/RR), que novamente se comprometeu em abordar em sua relatoria MP 472, as alterações da emenda 60 que trata dos servidores de Rondônia transpostos para os quadros da União.

“ É isso o que ficará, a vontade política da bancada. Vamos defender isso no Senado e na Câmara e, dialogar com o Governo Federal para que não haja veto”, disse, Valverde.

Já o Secretário, Duvanier Paiva reforçou o posicionamento do Ministério de remeter a matéria ao Congresso via Projeto de Lei, onde caberia maior debate e emendas aos pontos divergentes. “Recebemos as sugestões apresentadas à minuta, o nosso compromisso é ter dar nosso parecer até segunda-feira”. Disse.

Para Valverde a Bancada precisa continuar unida nessa esta final, para que possam superar as divergências quanto a abrangência dos servidores, no Governo, e, que possa se aprovar um texto que “pode não ser o melhor, mas aquilo que é possível”, e que com o tempo sejam feitos os aperfeiçoando necessários que abranja todas as categorias de servidores, incluindo os de economia mista.

“A unidade da bancada é muito importante e, temos que evitar que cada qual faça atos isolados porque isso quebra a nossa força. A individualidade nas ações, pode ter um resultado negativo e atrapalhar todo um procedimento que tem sido baseado no diálogo”,concluiu.

Bancada de Rondônia e todos os sindicatos fecham consenso para votação da MP 472 amanhã

Valverde: “A reunião com o Ministério do Planejamento será batido o martelo quanto se haverá ou não apoio da Pasta à decisão da bancada”.


Terminou em clima de comemoração a reunião da Bancada de Rondônia, realizada nesta terça-feira (27), com todos os sindicalistas, para definirem ao texto que será incluído na MP 472, que será votada amanhã, com as alterações da emenda 60 que trata dos servidores de Rondônia transpostos para os quadros da União.

No texto, informou o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT/RO) será incluído todas as categorias de servidores como havia sido anunciado anteriormente.

“ Felizmente chegamos a um consenso de ser apresentado como proposta de toda a bancada e os sindicatos, o texto que contemplou ,dentro do possível, as sugestões dadas pelos sindicatos”, disse.

O passo agora lembrou Valverde, será levar ao Ministério do Planejamento o texto e, caso o Ministério não acate as sugestões será levado ao relator da MP 472, senador Romero Jucá (PMDB-RR) o texto de consenso da Bancada de Rondônia, e não o do Ministério.

“ Claro que estamos construindo junto como o Planejamento o texto e, acredito que o Ministério não se oporá à reivindicação da bancada que, unida buscou levar a Rondônia um benefícios há anos em curso. Mas, caso o Planejamento se recuse, a bancada já combinou com Jucá que o texto a ser apresentado será o da Bancada”, ressaltou o Coordenador.

A reunião com o Ministério do Planejamento está marcada para as 19 horas, onde será batido o martelo quanto se haverá ou não apoio da Pasta à decisão da bancada.

Valverde critica o caos na saúde em Rondônia e diz que falta compromisso da administração estadual

Foi necessário o afastamento do ex-governador Ivo Cassol para que vários segmentos percebessem que, afinal de contas, a Saúde também não foi tratada como prioridade nos quase oito anos de um governo que tem preferido transferir responsabilidades, de forma simplista e simplória, ao invés de assumir e reparar erros de conseqüências imprevisíveis.

O caos nos hospitais públicos de Rondônia é uma das conseqüências da falta de planejamento e de responsabilidade com a saúde. Depois da interdição ética da Policlínica Oswaldo Cruz por falta de condições de funcionamento, nesta semana veio à tona a verdadeira situação do Hospital Infantil Cosme e Damião, onde crianças ficam no chão frio, internadas ou à espera de atendimento, à mercê da falta de condições, falta de pessoal, revelando o retrato do descaso.
Em entrevista aos meios de comunicação a diretora do hospital estadual deixou escapar que há quase oito anos aquela unidade não recebe os investimentos de que precisa para atender à demanda, e diz-se “angustiada” com a situação. Já o Ministério Público vê “caos completo”.
O deputado federal Eduardo Valverde, pré-candidato do PT ao governo de Rondônia, só vê uma saída para o setor que, a exemplo da Educação, “não tem recebido o cuidado necessário”.
Para Valverde, é preciso considerar a Saúde não apenas prioridade, mas estruturá-la sob a orientação e o olhar atento de especialistas da área, para evitar situações como a do Hospital Cosme e Damião e da Policlínica Osvaldo Cruz.
“Além de simplismo, tentar culpar a Prefeitura de Porto Velho e clima pelo caos na Saúde do Estado, é passar recibo de incompetência”, avalia Valverde.
Para o pré-candidato a governador pelo PT, a forma correta de melhorar a Saúde e outros setores da administração pública, levando sempre em conta o bem-estar da população, “é tentar conseguir recursos na fonte certa”.
No caso da conclusão do Hospital Regional de Cacoal, por exemplo, cujas obras empacavam havia 18 anos, só foi possível a conclusão graças à concessão da Prefeitura da Capital de contrapartidas das usinas do Madeira. A verba utilizada na conclusão da obra foi liberada para a construção de um hospital em Porto Velho, mas foi remanejada para Cacoal. Ainda assim o governo não colocou o Hospital Regional para funcionar.
“Lula tem nos ajudado muito, e contamos com a parceria da companheira Dilma Rousseff para a realização das obras necessárias”, concluiu Valverde.

Impasse sobre permuta da Gleba Corumbiara no município de Chumpinguaia perto de ser resolvida

Valverde: “ Nossa intervenção na questão é porque sabemos que sem a permuta, os moradores da gleba não podem implementar melhoria em suas propriedades”.

O Deputado Eduardo Valverde (PT/RO), participou na noite desta terça-feira (27), em companhia do vice-prefeito do município rondoniense de Chupinguaia Sr. Wille Leonardo e vereadores, de reunião no INCRA para agilizar a permuta entre a área localizada na gleba Corumbiara, no Distrito de Novo Plano, de propriedade privada, por outra área oferecida pela INCRA.

Segundo Valverde a permuta foi a melhor saída encontrada, para não prejudicar mais de 23 famílias de trabalhadores rurais que ocupam a área por anos, tanto que já receberam alguns serviços de infraestrutura do Governo Federal, como o Luz Para Todos.

Na reunião foi entregue o parecer que relata não haver problemas para que haja a permuta, visto que, após vistorias realizadas nas áreas a serem trocadas, observou-se condições semelhantes, significando que quanto ao solo não haveria prejuízo algum.

“ Nossa intervenção na questão é porque sabemos que sem a permuta, os moradores da gleba não podem implementar melhorias em suas propriedades pois, como o processo não foi formalizado, elas não seriam passíveis de regularização fundiária, recebendo a titularização de suas terras”, disse, Valverde.