Valverde fala de transposição e apresenta proposta de combate à corrupção durante entrevista na Hora do Povo
Em entrevista de uma hora nesta terça-feira (14/09) ao programa “Hora do Povo” apresentado pelo jornalista Maurício Calixto em rede estadual pela Rádio Rondônia FM, o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, defendeu o rigoroso combate à corrupção, dizendo que Rondônia não pode viver a situação que vive hoje o Estado do Amapá.
Para Valverde, o povo de Rondônia não merece mais ver o Estado em manchetes nacionais por escândalos de desvio de dinheiro público. O combate à corrupção faz parte das propostas de Eduardo Valverde para a segurança pública, que também prevê a valorização dos policiais militares, civis e dos bombeiros, a repressão ao crime organizado, a restruturação da carreira dos profissionais da segurança e parcerias com o governo federal para reforçar o policiamento de fronteira e o aparelhamento das polícias do Estado.
O candidato respondeu aos diversos questionamentos formulados pela produção do programa. Sobre meio-ambiente uma das propostas é fornecer assistência técnica ambiental aos proprietários rurais para evitar as queimadas e a derrubada da floresta. Valverde entende que é possível conciliar produção agropecuária com preservação ambiental.
Sobre saúde Valverde reforçou a proposta de descentralização dos procedimentos de média complexidade com a regionalização do atendimento, de construir um novo pronto socorro em Porto Velho, de valorizar os servidores da saúde e de fazer parcerias com as Prefeituras para melhorar e ampliar o atendimento no interior.
Questionado sobre as propostas para a educação o candidato descreveu o Plano de Governo onde constam projetos de restruturação das escolas, melhoria do salário dos educadores, fornecer qualificação aos profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino.
Valverde falou ainda sobre as propostas para as escolas Família Agrícola, para a juventude, cultura, gestão, e atendeu a diversas perguntas feitas pelos ouvintes, algumas delas sobre a transposição. “Como deputado federal fui um dos maiores defensores da Emenda Constitucional e da sua Lei regulamentadora, juntamente com a senadora Fátima Cleide, autora da PEC. Por onde ando, sempre digo que Rondônia precisa ter um governador com abertura e diálogo junto ao governo federal para resolver questões de interesse da nossa população. Neste momento o processo de transferência dos servidores para a União depende da disponibilização, pelo governo do Estado, das informações solicitadas. No nosso governo esse assunto será uma das prioridades, até porque vai economizar grande volume de recursos aos cofres do Estado, aliviar o Iperon, e fazer justiça a milhares de servidores. Vamos disponibilizar tudo o que for necessário e procurar o Ministério do Planejamento para agilizar a transferência dos servidores”, disse Valverde.