segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Valverde vai levar saúde e infraestrutura para a região ao Vale do Guaporé

Uma das metas do candidato ao governo do estado pela aliança Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB, Eduardo Valverde, é levar atendimento médico à região do Vale do Guaporé e promover ações para evitar o êxodo rural. Em visita à região, Valverde constatou que alguns municípios estão abandonados há décadas, desprovidos de infraestrutura sequer para atender a população urbana no que diz respeito a oportunidades de emprego, educação, lazer e outros benefícios que dependem de ações governamentais.

Exemplo desta situação é a cidade de Costa Marques, onde Valverde esteve esta semana. Com cerca de 15 mil habitantes, a Pérola do Vale do Guaporé também sofre o descaso de velhos governantes. Lá, Valverde constatou que os jovens são os mais atingidos pela sistemática indiferença oficial. Sem opção de emprego, os jovens acabam migrando para a capital ou para a Bolívia, onde muitos vão em busca de um curso superior.

Para Valverde, além de prejudicar jovens e trabalhadores citadinos, esta falta crônica de compromisso tem colocado em segundo plano, ou mesmo ignorado, os tradicionais povos que habitam a região, como é o caso dos quilombolas que hoje somam cerca de 400 moradores das comunidades Santa Fé e Forte Príncipe da Beira. “O governo do estado precisa estar mais presente nas comunidades quilombolas, pois são povos especiais que precisam de apoio para não serem atropelados em sua cultura e costumes. Vamos formar parcerias com as universidades para garantir melhor condição de vida a quem resistiu aos exploradores. Eles compõem a nossa história”, lembra.

Valverde discutiu a situação com a comunidade e várias lideranças da região. Ele disse que seu plano de governo prevê a qualificação de mão-de-obra, mais oportunidade de cursar uma faculdade com a criação da Universidade Estadual. A plataforma do candidato petista aponta ainda incentivos de desenvolvimento da região, “de forma eficaz e sustentável”.

Para isso, Valverde vai contar com o apoio de Dilma Rousseff, fomentando a indústria de transformação e a exportação de produtos acabados, “tudo sem agredir o santuário ecológico”. Nesse sentido, o presidente Lula já deu o primeiro passo ao garantir a pavimentação da BR 429, através do PAC.

O Plano de Governo Participativo de Valverde prevê a celebração de convênios para oferecer bolsas de estudos principalmente em faculdades da área de saúde, como medicina e enfermagem, mediante o compromisso dos futuros médicos de prestarem atendimento às comunidades do Vale do Guaporé pelo período mínimo de quatro anos. “Assim, além de oferecer oportunidade aos jovens da região, haverá um retorno para a população em forma de atendimento médico”, finalizou Valverde.

Dilma tem apoio de 43 dos 52 prefeitos de Rondônia

A candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República ganhou mais força em Rondônia após reunião realizada em Ji-Paraná, na manhã de sábado, 29/08.


Participaram da reunião representantes de diversos partidos políticos, deputados, prefeitos, vereadores, aliados e simpatizante.Todos declararam o apoio e foram unânimes em reafirmar que o País deverá ser governado por uma mulher.

O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT), coordenador geral da campanha de Dilma em Rondônia, foi enfático ao reconhecer o amadurecimento da classe política e do povo brasileiro nesse processo eleitoral.

Segundo Roberto Sobrinho, dos 52 municípios rondonienses, 43 prefeitos já se posicionaram em favor de Dilma Rousseff e estão atuando na campanha da ex-ministra. “Agora é só uma questão de tempo. Vamos trazer os demais para esse projeto político“.

Para o prefeito de Alvorada D’Oeste e também presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) Laerte Gomes (PSDB), os problemas estão nos municípios e o presidente Lula voltou os olhos às cidades com mais investimentos.

“É a primeira vez que vou votar no PT”, disse, assumindo erro em não ter votado em Lula em outras eleições. “O País cresce a passos largos e o cidadão melhorou o poder de compra”.

“Estamos irmanados nessa luta”, afirmou em discurso a vereadora ji-paranaense Solange Pereira (PMDB).

O prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro (PMDB), destacou que no governo Lula as Prefeituras tem acesso à Casa Civil. “Antes tínhamos de mendigar, agora temos acesso garantido”, refletiu Ribeiro ao se pronunciar sobre a receptividade que tem no governo Federal por ocasião do Território da Cidadania.


Mulher no poder

Do ponto de vista do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), está na hora de o Brasil ser comandado por uma mulher. “A política interfere na vida das pessoas desde a gestação à terceira idade. A Dilma vai avançar ainda mais este processo do desenvolvimento nacional”, disse.

Ao completar a fala do deputado Jesualdo, o coordenador geral da campanha Roberto Sobrinho foi além. Segundo ele, “lugar de mulher é na política”. “Já foi o tempo em que mulher era tratada como uma simples doméstica”, arremata Sobrinho, confiante no desempenho da candidata à presidência junto ao eleitorado brasileiro. “É o momento da mulher. Sinto isso há dois anos. Vamos valorizá-la”, discursou Eurípedes Miranda, deputado federal pelo PT.

ALTO ALEGRE DOS PARECIS: Eduardo Valverde, Cleiton Roque reúnem multidão em comício

O candidato a governador de Rondônia, Eduardo Valverde (Coligação Rondônia Melhor Para Todos PT/PSB), participou, ao lado de seu vice Cleiton Roque, de um grande comício em Alto Alegre dos Parecis. O evento reuniu mais de mil pessoas no centro da cidade para ouvir as propostas do Plano de Governo Participativo.

A festa foi preparada pelo candidato a deputado federal e ex-prefeito da cidade, Padre Ton (PT), que recebeu em seu palanque vários candidatos a deputados federais e estaduais de toda região, e a senadora Fátima Cleide (PT), candidata a reeleição. Na ocasião, Padre Ton reforçou o seu compromisso com o Estado de Rondônia, no sentido de contribuir com o governo de Eduardo Valverde, primordialmente como modo de atender às necessidades da população.

Eduardo Valverde reforçou o seu compromisso de implantar infraestrutura através do PAC estadual, com a construção de aeroportos, asfaltamento de rodovias e conservação das estradas já existentes para facilitar o escoamento da produção agrícola e párea permitir o acesso mais rápido à todas as regiões.

Valverde disse também que a cidadania será valorizada em seu governo, através da educação, saúde e segurança pública. “Vamos descentralizar a saúde concluindo o Hospital Regional de Cacoal para desafogar o gargalo do Hospital de Base e do João Paulo II, em Porto Velho. Vamos trabalhar para que os pacientes não morram mais dentro de ambulâncias na BR 364. Vamos implantar ensino médio tecnológico para que nossa juventude tenha oportunidade no mercado de trabalho. Vamos tornar realidade a Universidade Estadual de Rondônia, sem deixar de implementar e organizar nossas polícias através de uma Lei Orgânica para que a Segurança Pública de Rondônia seja motivo de confiança para a população”, disse Eduardo Valverde.

Cleiton Roque falou do equilíbrio de pensamentos e forças que compuseram a aliança “Rondônia Melhor para Todos”, com o candidato a governador sendo da Capital e o vice-governador do interior. “Eduardo Valverde é um homem experiente e articulado em Brasília, de forma que tem toda capacidade para governar Rondônia conforme o nosso povo merece, até porque apresenta as melhores propostas de governo. Eu conto com a força da juventude, e com certeza participarei desse governo olhando para as necessidades do interior do Estado, buscando apoio e alternativas de incentivar os nossos jovens a estudarem, praticarem esportes e participarem dos mais variados movimentos culturais”, concluiu Cleiton Roque.

Eduardo Valverde visita feira de produtores rurais e Escola em Alta Floresta do Oeste

O candidato a governador de Rondônia, Eduardo Valverde, visitou a feira de produtores rurais de Alta Floresta do Oeste na manhã deste domingo (29), onde cumprimentou e conversou com dezenas de pequenos produtores que encontram na feira o meio de sustento de suas famílias, com a venda das pequenas produções.

Eduardo Valverde destacou o programa “Luz Para Todos”, do governo Lula, que levou e está levando energia elétrica às propriedades rurais mais distantes das cidades.

“O programa “Luz Para Todos” trouxe importantes benefícios para os produtores, que antes não tinham condições de beneficiar algumas produções, como o milho por exemplo, que agora pode ser processado numa trilhadeira elétrica e ser vendido por um preço bem melhor por ter sido beneficiado ainda no campo. Isso faz com que seja melhorado o rendimento familiar, além de oferecer a oportunidade de viver com um pouco mais dignidade, adquirindo, dentre tantas outras coisas, uma geladeira, uma TV e uma antena parabólica”, disse Valverde.

Ainda em Alta Floresta o candidato a governador visitou a 2ª Feira de Empreendedorismo, realizada neste fim de semana na Escola Poty a partir da iniciativa dos professores, dos estudantes e de colaboradores da escola. Valverde assinou o livro de presença e visitou todos os stands. “Estão de parabéns os alunos e professores pela iniciativa. Um dos objetivos do nosso Plano de Governo é estimular o empreendedorismo através da Escola Técnica Estadual, além da criação do Sistema Estadual de Inspeção Animal e Vegetal”, declarou.

“Essas implementações viabilizarão melhorias na indústria familiar como as que se apresentam nessa feira. Essa juventude que se envolve com esse tipo de empreendedorismo será fundamental para o melhoramento da qualidade de vida das famílias, principalmente nas pequenas cidades de Rondônia”, disse Valverde.