sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Valverde apresenta propostas para educação em Conferência Estadual

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, participa, neste sábado, em Porto Velho, da 6ª Conferência Estadual de Educação, organizada pelo Sintero, oportunidade em que vai expor a centenas de trabalhadores em educação, as propostas para o setor.

De acordo com Valverde, a educação será uma das prioridades de sua administração porque representa a base para a efetivação de muitos outros projetos, como o desenvolvimento econômico de Rondônia. “Precisamos, primeiro, valorizar os trabalhadores em educação. Não admitimos que uma categoria tão importante para o Estado seja tratada debaixo de cassetete e à base de gás de pimenta”, disse Valverde.

Segundo o plano de governo da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, a educação precisa passar por uma reformulação que inclui cursos de aperfeiçoamento, permitindo que os professores e técnicos façam pós-graduação, mestrado e doutorado. Também, segundo o plano de governo de Valverde, é preciso aperfeiçoar o plano de carreira da categoria, a atual Lei nº 410/2008, e cumpri-la integralmente, com todos os benefícios que a categoria tem direito.

Além disso, é preciso fazer concursos públicos para preencher os cargos existentes, inclusive os cargos dos antigos funcionários de escolas, atualmente técnicos administrativos, como zeladoras, merendeiras e vigias. “Os professores precisam ser valorizados, mas não podemos esquecer daqueles funcionários que fazem a escola funcionar. Esses servidores estão abandonados pelo governo e isso não pode continuar assim”.

Uma das prioridades, segundo Valverde, será implantar a gestão democrática para que os trabalhadores em educação e a comunidade escolar possam eleger diretores de escolas e o conselho escolar, pois os cargos de direção não podem ser usados politicamente como moeda de troca.

Eduardo Valverde disse, também, que é preciso formar professores das disciplinas onde há mais carência, como química, física e matemática, o que será feito através de parcerias com a Unir e com a implantação da Universidade Estadual. Além disso, é preciso valorizar os profissionais da educação com salário digno. “Vamos utilizar recursos dos 25% da educação para melhorar os salários, e vamos contar com o dinheiro que vai sobrar da transposição. Assim teremos professore com salários justos, o que vai atrair novos profissionais”, disse Valverde.

Para completar o programa de governo, Valverde disse que é preciso reformar as escolas existentes, construir novas unidades, criar programas de ensino em tempo integral, e, principalmente, dialogar com a categoria. “Os trabalhadores em educação é quem estão na linha de frente, é quem estão em contato com os alunos. Portanto, ninguém melhor para saber a realidade da educação. Esses profissionais têm que ser ouvidos para que juntos possamos buscar soluções para os problemas”, finalizou.

Autor: Assessoria
“MULHERAÇO” Mulheres vão às ruas de Porto Velho neste sábado em apoio a Valverde

Neste sábado será a vez de Porto Velho presenciar o gigantesco movimento de mulheres rondonienses em apoio à candidatura de Eduardo Valverde para governador do estado pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”.


A exemplo do “mulheraço” realizado em Ji-Paraná no mês passado, na capital as mulheres irão para as ruas com bandeiras, cartazes, apitos chamando a população a engajar-se na luta por um novo tempo, votando em Dilma Rousseff para a Presidência e em Eduardo Valverde para o governo estadual, tendo Cleiton Roque como vice.

A concentração do “mulheraço” começará às 8 horas na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Mercado Cultural, de onde partirão em caminhada por várias ruas da Capital, levando a campanha da esperança de um novo tempo.

“Lugar de mulher é na política, no Palácio do Planalto, no governo, na Assembléia Legislativa, no Congresso Nacional, nas universidades, e em todas as atividades econômicas”, reafirma Valverde.


Não é por acaso que em seu projeto de governo, Valverde apresenta propostas ousadas voltadas para a mulher, seja para ampliar a sua participação no mercado de trabalho ou nas instâncias administrativas. “Mas uma das nossas maiores preocupações é com a saúde da mulher. Vamos implantar projetos que ofereçam atendimento digno e programas de orientação às mulheres e às famílias, cortando pela raiz as causas da violência contra a mulher e a criança; vamos transformar este Estado em um lugar melhor para todos e todas”.


Para Valverde, é chegada a hora de quebrar de vez velhos paradigmas que ainda segregam e inferiorizam a mulher. “Demorou, mas a mulher conquista cada vez mais o lugar que merece. É bom ter o apoio delas que se destacam em todos os campos de atividades. Não é à toa que teremos uma mulher na Presidência da República, a primeira em nosso país. Com o apoio de Dilma, vamos transformar Rondônia num Estado digno de sua população”, diz, enfatizando a importância do forte apoio que tem recebido de mulheres de todos os segmentos da sociedade.

Autor: Assessoria
Em Corumbiara Valverde diz que saúde de qualidade chegará aos locais mais distantes de Rondônia


O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, participou nesta quinta-feira (23/09), de uma caminhada pelo centro comercial de Corumbiara, onde conversou com eleitores e apresentou seu Plano de Governo aos comerciantes.


Valverde lembrou que há 15 anos, em 1995, quando era sindicalista, esteve na cidade pela primeira vez por ocasião da chacina que ficou mundialmente conhecida por vitimar mais de vinte trabalhadores rurais sem-terra. Naquela ocasião, o então presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, que anos mais tarde se tornaria Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também esteve na cidade, quando criticou o governo estadual da época.


Depois do lastimável fato que manchou o nome de Rondônia no cenário mundial, Eduardo Valverde foi deputado federal por dois mandatos e Lula Presidente da República também por dois mandatos. Neste período a vida dos moradores de Corumbiara mudou, porque Valverde, através de suas emendas parlamentares, destinou recursos não apenas a esta cidade, mas a quase todos os municípios rondonienses.


Já o Presidente Lula tirou o Estado de Rondônia da condição de “estado fim-de-linha”, revelando a sua grande importância para a integração do Brasil com os demais países da América Latina através da saída para o Pacífico, construindo em Rondônia o maior empreendimento público em andamento no Brasil atualmente, que é o complexo de usinas hidrelétricas do rio Madeira.


Desta vez Eduardo Valverde voltou à cidade como candidato a governador e encontrou um povo integrado ao seu tempo, trabalhando em um comércio pujante onde a economia basicamente se mantém da produção rural.


Depois de explanar vários aspectos de seu Plano de Governo que, através de parcerias com prefeito e com o governo federal, darão um novo impulso ao setor produtivo rural, como a implantação da Escola Técnica no Ensino Médio e as parcerias com Escolas Família Agrícola, Eduardo Valverde falou de saúde, já que o tema gera grandes discussões não apenas em Corumbiara, mas em toda Rondônia.


“Através de parcerias que vou propor ao prefeito de Corumbiara, quero fazer com que a saúde estadual seja levada aos locais mais distantes de Rondônia, como é o caso desta cidade, quase na divisa com a Bolívia. Vamos implementar sobretudo, os atendimentos básicos e o Programa de Saúde da Família, fomentando também os hospitais regionais através da descentralização da saúde, que por sua vez, mudarão a realidade dos atendimentos realizados atualmente com tamanha dificuldade”, concluiu Eduardo Valverde.