O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, participou nesta quinta-feira (23/09), de uma caminhada pelo centro comercial de Corumbiara, onde conversou com eleitores e apresentou seu Plano de Governo aos comerciantes.
Valverde lembrou que há 15 anos, em 1995, quando era sindicalista, esteve na cidade pela primeira vez por ocasião da chacina que ficou mundialmente conhecida por vitimar mais de vinte trabalhadores rurais sem-terra. Naquela ocasião, o então presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, que anos mais tarde se tornaria Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também esteve na cidade, quando criticou o governo estadual da época.
Depois do lastimável fato que manchou o nome de Rondônia no cenário mundial, Eduardo Valverde foi deputado federal por dois mandatos e Lula Presidente da República também por dois mandatos. Neste período a vida dos moradores de Corumbiara mudou, porque Valverde, através de suas emendas parlamentares, destinou recursos não apenas a esta cidade, mas a quase todos os municípios rondonienses.
Já o Presidente Lula tirou o Estado de Rondônia da condição de “estado fim-de-linha”, revelando a sua grande importância para a integração do Brasil com os demais países da América Latina através da saída para o Pacífico, construindo em Rondônia o maior empreendimento público em andamento no Brasil atualmente, que é o complexo de usinas hidrelétricas do rio Madeira.
Desta vez Eduardo Valverde voltou à cidade como candidato a governador e encontrou um povo integrado ao seu tempo, trabalhando em um comércio pujante onde a economia basicamente se mantém da produção rural.
Depois de explanar vários aspectos de seu Plano de Governo que, através de parcerias com prefeito e com o governo federal, darão um novo impulso ao setor produtivo rural, como a implantação da Escola Técnica no Ensino Médio e as parcerias com Escolas Família Agrícola, Eduardo Valverde falou de saúde, já que o tema gera grandes discussões não apenas em Corumbiara, mas em toda Rondônia.
“Através de parcerias que vou propor ao prefeito de Corumbiara, quero fazer com que a saúde estadual seja levada aos locais mais distantes de Rondônia, como é o caso desta cidade, quase na divisa com a Bolívia. Vamos implementar sobretudo, os atendimentos básicos e o Programa de Saúde da Família, fomentando também os hospitais regionais através da descentralização da saúde, que por sua vez, mudarão a realidade dos atendimentos realizados atualmente com tamanha dificuldade”, concluiu Eduardo Valverde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário