Após reunião da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT/RO) neste final de semana, o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) conseguiu convencer os parlamentares a derrubarem o Projeto de Lei Complementar (PLP 456/06) que trata da limitação de reajuste de servidores federais.
De acordo com Valverde, a posição da bancada do PT é definitiva para derrubar o PLP, pois, sem os votos da bancada o projeto lei não teria qualquer condição de aprovação na câmara.
Conforme ressaltou o parlamenta há distorções salariais profundas no serviço público Federal sejam entre poderes sejam em órgãos da administração federal. Ele lembrou ainda, dos avanços ocorridos no Governo Lula, onde formam construídas carreiras e, houve muitos concursos públicos.
Com a criação de novos quadros funcionais, lembrou o parlamentar, diminuiu-se a terceirização no serviço público, porém, quanto aos ganhos salariais, Valverde disse que não é possível se mudar “de uma hora para outra” os mais de vinte anos de achatamento salarial ocorrido devido à elevada inflação e também, pela ausência de política de valorização de servidor público.
Outro avanço citado pelo deputado Eduardo Valverde foi a aprovação do aumento salarial em 7,72% de reajuste para as aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo.
“ Nesses últimos sete anos do Governo do Presidente Lula, o ganho dos aposentados que ganham o salário-mínimo foi o maior registrado nesses últimos 22 anos. A grande questão agora são os que tiveram perda do poder aquisitivo comparado com a inflação “ disse.