terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ministros de Lula entram na campanha de Valverde


O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, confirmou nesta terça-feira (24/08) a adesão de vários ministros à campanha eleitoral.
Valverde, que já tem o apoio de Lula e de Dilma, terá em sua caminhada o reforço de ministros que se dispuseram a ingressar na campanha, inclusive com depoimentos nos programas eleitorais de rádio e televisão.
Os ministros pretendem, com esse apoio, realçar as qualidades dos candidatos da coligação (Eduardo Valverde para governador e Cleiton Roque para vice) e mostrar à população de Rondônia as possibilidades de crescimento com a escolha do governo certo.

A maioria das obras do governo federal em Rondônia, como estradas, pontes, viadutos, mais os recursos destinados ao Estado, são resultado da parceria de Eduardo Valverde e da senadora Fátima Cleide com o governo federal através dos ministérios.
“Os ministros têm um papel muito importante no desenvolvimento das ações do governo federal no Estado. São os Ministérios os responsáveis pelo gerenciamento das obras, bem como pela destinação dos recursos. Com o apoio dos ministros e da presidência da República, vamos transformar Rondônia em um Estado melhor para a nossa população”, disse Valverde.

Valverde visita cooperativa e apresenta propostas com base no desenvolvimento, cidadania e transparência

O candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, se reuniu na noite de segunda-feira (23/08) com dezenas de empresários cooperados da Cooperativa de Transportes e Terraplenagem – COOPRESTAMEP. A cooperativa tem mais de 120 sócios e mais de 450 caminhões, tratores e máquinas pesadas.

Eduardo Valverde foi recepcionado pelo presidente da cooperativa, Júlio Macário, e fez uma breve explanação sobre a situação econômica do Estado. Valverde disse que Rondônia vai deixar de ser “fim de linha” para se transformar em um dos Estados mais importantes do país, já que será um grande fornecedor de energia elétrica para o país, vai ter uma hidrovia e uma ferrovia, que juntas acelerarão o processo de exportação.

“Os olhos das principais lideranças políticas do nosso país estão voltados para Rondônia neste momento, e o próximo governador tem que estar preparado para consolidar Rondônia nessa internacionalização comercial que vai gerar outros milhares de empregos”, observou Valverde.

O candidato destacou os três pilares do seu Plano de Governo que são o desenvolvimento, a cidadania e a transparência. Segundo Eduardo Valverde não há como integrar o Estado de Rondônia ao desenvolvimento nacional e internacional sem que sejam observados esses três pilares.

“Estamos preparados para buscarmos parcerias junto aos governos municipais e federal, no sentido de encontrarmos saídas para esta nova realidade que nos atinge com força”, disse o candidato.

Valverde deixou claro que todo desenvolvimento passa obrigatoriamente pelo aspecto da cidadania, pois nela estão inclusos os projetos de educação e saúde, visando principalmente a qualificação profissional através da Rede de Ensino Médio Profissionalizante e a implantação da Universidade Estadual, bem como a descentralização das principais ações de saúde no Estado a partir da conclusão do Hospital Regional de Cacoal.

Ele disse ainda que através da transparência é que seu governo planeja ganhar a confiança de investidores externos, que através da instalação de novas empresas no Estado, que poderiam, por sua vez, contar com os mais variados tipos de incentivo, a começar pelos fiscais, garantiriam emprego e renda para o período “pós usinas”, quando as obras serão concluídas e milhares de trabalhadores serão dispensados.

“É desta maneira que estamos pensando Rondônia neste momento, para que não passemos despercebidos diante desta grande oportunidade. Até porque, se assim não o fizermos, estados como Acre e Mato Grosso certamente não deixarão passar este bom momento de sólida economia que atravessa o Brasil”, concluiu Eduardo Valverde.

Valverde defende valorização e apoio às polícias Civil e Militar para melhorar a segurança pública

O candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, se reuniu na manhã desta segunda-feira (23/08) com servidores da Delegacia de Homicídios de Porto Velho, oportunidade em que expôs propostas contidas no Plano de Governo para o setor da segurança pública.

Valverde foi recebido pelo Delegado Titular da Delegacia de Homicídios, Eliseu Muller Siqueira, e pelo Diretor da Divisão de Homicídios, Delegado Márcio Mendes Moraes.

Cerca de 20 profissionais participaram da reunião e fizeram um breve relato da atual situação da Polícia Civil no Estado de Rondônia. Dentre as idéias e reivindicações apresentadas pela categoria, apresentaram-se abordagens relacionadas principalmente à hierarquia dentro das polícias Civil e Militar, atritos políticos detectados entre as duas polícias, bem como a falta de valorização e qualificação dos profissionais de segurança pública.

Depois de ouvir atentamente às colocações e desabafos dos servidores, Eduardo Valverde apresentou os principais tópicos do Plano de Governo participativo na área da Segurança Pública, apontando a reorganização das polícias, fortalecimento das instituições, realização de novos concursos para ampliação do quadro de agentes da Polícia Civil e da PM, bem como o reaparelhamento das duas polícias.

Valverde disse que no seu governo popular as promoções na Polícia Militar obedecerão critérios estabelecidos em Lei, acabando com o apadrinhamento político. “Uma medalha ou uma moção honrosa que se dê a um policial, deve estar de fato e de direito ligadas às suas atividades e ações ‘in loco’, na rua, por comprovado ato de bravura ou qualquer que seja outro critério que lhe faça merecer este tipo de promoção, e não apenas porque é indicado por um político ou favorecido por forças externas, como tem sido denunciados alguns casos recentes”, disse Valverde.

O candidato a governador também disse que vai buscar parcerias com o governo federal e com os municípios para implementar ações que vão melhorar o funcionamento das polícias civil e militar, como o aparelhamento com equipamentos modernos e reestruturação da Academia de Polícia para que os profissionais de Segurança Pública possam receber qualificação continuada.

“Um dos maiores anseios da população de Rondônia, neste momento, é por segurança pública. E para atender a esta demanda social, temos que discutir o funcionamento das polícias e promover uma reorganização. Esta será uma prioridade a ser vencida já nos primeiros meses de governo”, concluiu Eduardo Valverde.

Valverde defende ampliação de vagas no ensino superior com a implantação da Universidade Estadual e incentivo de cursos à distância

No 3º Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica – ENCIC, realizado sábado (21/08) no auditório da Faculdade Católica em Porto Velho, o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, defendeu a ampliação do número de vagas no ensino superior.

Além parceria com a Unir, Valverde disse que vai implantar a Universidade Estadual e falou da importância do ensino superior à distância implantado no Brasil há cerca de 10 anos.

“Como deputado federal, defendi esta modalidade por acreditar que muitas oportunidades são criadas a um enorme contingente sem condições de freqüentar um curso presencial pelos mais diversos fatores; favorece também àqueles de menor poder aquisitivo, uma vez que os custos representam menos da metade de um curso convencional”, avalia.

Ao reafirmar a criação da Universidade Estadual de Rondônia, quando governador, Valverde disse que a instituição adotará o ensino à distância, principalmente na preparação e capacitação de professores lotados nas regiões mais distantes dos grandes centros.

“Os levantamentos do MEC indicam que esta modalidade vem melhorando gradativamente as condições de vida dos beneficiados. Então, por que não adotá-la para levar o conhecimento científico aos locais mais remotos”, conclui.