quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Valverde faz caminhada na Zona Leste de Porto Velho e aponta soluções para melhorar a saúde em todo o Estado

Saúde Pública é um assunto recorrente em todos os debates políticos, e chega a ser tema banalizado às vésperas de eleições. Porém, invariavelmente a questão não é tratada com responsabilidade, e o problema, principalmente de quem mora no interior do Estado, extrapola mandatos e perdura por décadas.Para o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, a população não pode mais sofrer com as consequências da falta de política do governo do Estado para a saúde. “O povo da Capital sofre com as filas e as péssimas condições das unidades de saúde do Estado. Já a população do interior sequer possui atendimento em seus Municípios, restando-lhe como solução colocar o paciente em ambulância e viajar paea Porto Velho, correndo um risco maior ainda”, disse.


Nesta terça-feira, 03/08, Valverde participou de uma caminhada pelo centro comercial da Zona Leste de Porto Velho, oportunidade em que discutiu o assunto com moradores e comerciantes.

A falta de atenção do governo do Estado com a saúde é tamanha, ao ponto de a 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) ter condenado o Estado por ineficiência na gestão de hospitais públicos, e ainda, por se furtar em cumprir suas obrigações que inclui ações básicas como compra de medicamentos e materiais necessários para as atividades médicas.

Para Valverde, essa situação terá que ser enfrentada com seriedade pelo próximo governador, enxergando, inclusive, um aumento da demanda, causado pela chegada de dezenas de milhares de pessoas ao Estado, em função das grandes obras estruturantes.

Para resolver o problema, segundo Eduardo Valverde, é necessário, de pronto, descentralizar alguns procedimentos e formar parcerias com os Municípios para que o atendimento seja feito sem a necessidade da viagem até a Capital.

Essa medida, ressaltou Valverde, aliviaria os principais hospitais do Estado e evitaria um deslocamento para a Porto Velho. “Nós temos uma clareza que a saúde em Rondônia é ruim. Oferecer atendimento médico adequado ao nosso povo é uma medida crucial para melhoria da qualidade de vida da população”.

O plano de governo da coligação que tem Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice, prevê, ainda, a melhoria das condições do Hospital de Base, o funcionamento o Hospital Regional de Cacoal e um reforço às unidades regionais existentes. “Com essas ações, vamos descentralizar a média complexidade centrada hoje no município de Porto Velho”.

Outra medida apontada por Valverde é a formação de parcerias com os Municípios. Segundo ele, se o governo estadual assumisse a folha de pagamento de dois a quatro médicos por Município, isso já aumentaria a capacidade de atendimento de praticamente todas as unidades de saúde nos 52 municípios. De acordo com ele, o custo da folha de pagamento desses profissionais é o que mais onera o pequeno município.

Com esse “alívio” nas contas das Prefeituras, reforçou o candidato petista, a prefeitura poderia usar os recursos na compra de equipamentos e medicamentos, fortalecendo dessa forma a atenção básica, o Programa Saúde da Família, as campanhas de vacinação e prevenção, entre outras.

Além dessa atuação, os postos de saúde e hospitais dos Municípios com menos de 30 mil habitantes terão que dispor de médicos de plantão 24 horas para o atendimento de baixa complexidade, conforme exige a legislação. E, em pólos como Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná, devem funcionar hospitais para atender os casos de média e alta complexidades.

Valverde e Cleiton defendem ampliação da assistência médica as servidores públicos, aos aposentados e pensionistas

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, garante que é possível reduzir o custo da assistência médica atualmente prestada aos servidores públicos estaduais através de planos de saúde de autogestão e das parcerias dos sindicatos, bem como ampliar o benefício do auxílio saúde aos aposentados e pensionistas.






Os problemas da saúde em Rondônia, seja no atendimento à população, seja no apoio à assistência médica aos servidores públicos foram tratados por Eduardo Valverde durante visita às sedes de alguns planos de saúde de servidores em Porto Velho, bem como em entrevista concedida no sábado aos jornalistas Leo Ladeia e Beni Andrade, na TV Candelária/Record.



Quando o Iperon deixou de prestar assistência médica ao funcionalismo público, há quase 10 anos, as categorias de servidores ficaram praticamente abandonadas pelo governo do Estado, aumentando a fila do SUS nas unidades de saúde, no Hospital de Base e no João Paulo II. A solução encontrada pelos sindicatos para atender aos servidores públicos através da criação de planos de saúde próprios, não obteve do governo do Estado o apoio devido. Hoje o governo do Estado repassa aos servidores um valor irrisório, insuficiente para pagar um plano de saúde. Mesmo assim, quando se aposenta o funcionário público perde esse direito.



Na manhã desta segunda-feira (02/08) Eduardo Valverde visitou alguns dos planos de saúde que atendem aos servidores, oportunidade em conheceu o sistema de funcionamento das entidades e ouviu das lideranças sugestões para baratear os custos e ampliar o atendimento. “Não se trata de recriar o Iperon, que passa por dificuldades, mas de criar mecanismos de apoio aos planos de saúde dos servidores”, disse Valverde. “É preciso aumentar o valor da participação do Estado, e devolver esse benefício aos aposentados e pensionistas.



Esses servidores que dedicaram a vida ao serviço público, mas na hora da aposentadoria são abandonados pelo governo do Estado. Na hora que mais precisam de assistência médica, quando estão com a saúde fragilizada, não podem contar com o auxílio saúde para pagar um plano de assistência médica. No nosso governo isso vai mudar”, disse Valverde.



O candidato a governador aponta como solução a criação de uma instituição governamental para gerenciar o sistema, em apoio aos planos de saúde. “Assim, podemos ampliar a assistência médica, incluindo todos os servidores, o que fará reduzir os custos e melhorar o atendimento”, finalizou.

TRE aprova por unanimidade as candidaturas de Valverde e Cleiton

Desembargador Relator destacou que Valverde aparece em vários processos, mas em todos como autor, em defesa da moralidade pública.




Em sessão realizada na tarde desta sexta-feira, 30/07, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou por unanimidade o registro das candidaturas de Eduardo Valverde para governador e de Cleiton Roque para vice, pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”



O indeferimento havia sido solicitado pelo Ministério Público Eleitoral devido à falta de objeto e pé das certidões apresentadas pelos candidatos, o que foi prontamente regularizado pelos candidatos.



O relator do processo, Juiz João Adalberto de Castro Alves, destacou, durante a leitura do relatório, que ao analisar as certidões, verificou que o candidato a governador Eduardo Valverde, aparece em vários processos, “porém, em todos, como autor de ações em defesa da moralidade pública”, disse o magistrado.



Segundo o relator, a Secção Judiciária conferiu toda a documentação tanto do candidato a governador quanto do candidato a vice, não encontrando nada que pudesse dar motivo ao indeferimento das candidaturas.



Diante da constatação de que Valverde e Cleiton Roque são “ficha limpa”, o próprio Ministério Público Eleitoral pediu desistência da ação. O Juiz Relator, então, pediu a aprovação das candidaturas, sendo seguido unanimemente pelos demais magistrados da Corte Eleitoral.



Os candidatos Eduardo Valverde e Cleiton Roque são defensores da ética na política e pregam o voto consciente. Segundo Valverde, na política não há mais espaço para políticos que querem tirar vantagem. “A população está cansada de políticos que se elegem só para aumentar o próprio patrimônio. Vamos fazer uma administração para todos. Não vamos governar para um pequeno grupo como fazem alguns. Temos que acabar com a corrupção eleitoral para que os recursos públicos sejam aplicados de maneira correta”, disse Valverde.

Caravana Ficha Limpa de Valverde e Cleiton Roque percorre as ruas de Ji-Paraná

Depois de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Ariquemes, Jaru e Ouro Preto D’Oeste, a Caravana Ficha Limpa da coligação “Rondônia Melhor Para Todos” PT-PSB, quer tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice, chegou a Ji-Paraná nesta quinta-feira, dia 15/07, para apresentar os candidatos a deputado federal e a deputado estadual da região central do Estado.




Logo cedo centenas de militantes do PT e do PSB portando bandeiras e com veículos decorados, se concentraram na entrada da cidade para recepcionar Valverde, Cleiton Roque e a senadora Fátima Cleide, candidata à reeleição. Depois de percorrer o centro da cidade, a carreata atravessou a ponte sobre o Rio Machado e seguiu para o bairro Nova Brasília, onde percorreu o centro comercial da Avenida Brasil.



Na oportunidade Eduardo Valverde falou das propostas da coligação para apoiar os Municípios na implantação da infraestrutura necessária para a melhoria da qualidade de vida das populações. Como deputado federal, Valverde apresentou inúmeras emendas parlamentares destinando recursos aos Municípios.



“Jamais discriminei qualquer Prefeitura, independentemente do partido político do prefeito. Sempre trabalhei pensando no povo de Rondônia.Como governador, e com o apoio do companheiro Lula e da companheira Dilma, teremos mais condições de trabalhar pelo nosso povo”, disse Valverde. “O nosso projeto de governo participativo garante apoio ao homem do campo, aos trabalhadores rurais, aos produtores e à agroindústria, porque sabemos da importância da classe rural para o desenvolvimento de Rondônia”, completou.



Cleiton Roque, candidato a vice-governador, disse que a coligação “Rondônia Melhor Para Todos” traz na essência do título a proposta de implantar projetos pensando na família rondoniense. “Hoje se vêm famílias destruídas por conflitos, muitas vezes causados pelo uso de drogas ou por violência. Vamos implantar em Rondônia um serviço de assistência eficiente, que possa dar acompanhamento a essas famílias. Aos jovens vamos oferecer oportunidades de qualificação, de formação, de práticas de atividades saudáveis. Assim conseguiremos tirar a juventude da ociosidade o que também contribui para evitar o contato com as drogas e com a marginalidade”, disse Cleiton, citando o projeto que terá como meta oferecer o primeiro emprego a quem não tem experiência.



A senadora Fátima Cleide criticou a falta de políticas do governo estadual para a educação e para a segurança. Fátima pediu à população de Ji-Paraná que vote no Valverde e na Dilma. Só assim o Município passará a receber a atenção que merece dos órgãos governamentais.



A Caravana Ficha Limpa concluiu a carreata em Ji-Paraná por volta de meio dia e seguiu para Presidente Médici.

Eduardo Valverde e Cleiton Roque levam “Caravana Ficha Limpa” a Cacoal

A Caravana Ficha Limpa, liderada por Eduardo Valverde e Cleiton Roque, candidatos a governador e vice, respectivamente, da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, chegou nesta sexta-feira, dia 16/07, a Cacoal.




A concentração foi em frente ao Parque de Exposições, de onde a caravana saiu em carreata pelas principais ruas da cidade. Por onde passava, a caravana era recebida com festa pela população. Moradores, comerciantes, trabalhadores de vários setores e quem estava nas ruas, acenavam para Valverde, Cleiton Roque, e para os candidatos a deputado estadual e federal que acompanhavam a caravana.



Seguida por centenas de veículos, a caravana, através de Valverde e Cleiton, levou à população de Cacoal a mensagem da coligação cuja proposta é a transformação de Rondônia em um Estado melhor para o seu povo.



Valverde destacou o apoio que teve do presidente Lula e de Dilma Rousseff para trazer recursos para Rondônia, destinados à realização de obras de infraestrutura. “Quando estivermos no governo do Estado vamos ter muito mais apoio do governo federal para atender às necessidades dos Municípios”, disse.



“Cacoal vive um bom momento econômico, assim como todo o Estado. Não podemos desperdiçar esse momento. Temos que formar agora as condições de que precisaremos para manter esse desenvolvimento quando forem concluídas as obras das usinas do Rio Madeira, as pontes e outras grandes obras que hoje impulsionam a economia do nosso Estado” completou o candidato.



Isso, segundo Valverde, se faz com projetos, com qualificação de mão-de-obra, e com incentivo às micro e pequenas empresas.



Cleiton Roque, nascido em Cacoal, disse que no próximo governo nenhum Município vai ser discriminado. Segundo ele, Rondônia não precisa de um governador autoritário, e sim de alguém que conduza os destinos do Estado com responsabilidade. “Esse governador de que Rondônia precisa é Eduardo Valverde. A nossa chapa reúne todas as condições favoráveis para fazer a melhor administração, com diálogo, com a participação popular, e com transparência”, finalizou.

Coligação PT/PSB “Rondônia Melhor Para Todos” inicia campanha em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

A coligação PT/PSB “Uma Rondônia Melhor Para Todos”, que tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice, inicia nesta segunda-feira, dia 12/07, em Nova Mamoré e Guajará-Mirim, a campanha eleitoral 2010.


Pela manhã, Valverde e Cleiton Roque se reuniram com autoridades locais, servidores públicos, agricultores e empresários, oportunidade em que apresentaram propostas para um melhor aproveitamento do desenvolvimento econômico de Rondônia e, principalmente, alternativas de crescimento após a conclusão das grandes obras do governo Lula no Estado, como as usinas hidrelétricas e as pontes do rio Madeira e rio Mamoré.

Na oportunidade Valverde e Cleiton receberam o apoio do prefeito José Brasileiro, de vereadores e de lideranças comunitárias.

Ao discursar para a população de Nova Mamoré, Cleiton Roque destacou a necessidade de uma maior atenção à juventude. “Hoje os nossos jovens não têm oportunidade por falta de políticas governamentais. Nós temos propostas para essa classe que será a responsável pelo desenvolvimento do Estado. Nosso programa de governo participativo contempla a juventude com programas de formação e incentivo em todos os setores. Assim vamos combater a ociosidade, o aliciamento dos jovens pelo crime, e oferecer aos jovens as oportunidades de que precisam para sua formação e para ter o primeiro emprego”, disse.

O prefeito de Nova Mamoré, José Brasileiro, fez um relato das dificuldades enfrentadas pelo Município de Nova Mamoré, e destacou que as principais obras estão sendo realizadas por conta das emendas parlamentares de Valverde e de Fátima Cleide. “Nós só não estamos completamente abandonados porque o governo federal, através do Presidente Lula, tem dado atenção ao nosso povo”, desabafou.

O candidato a governador, Eduardo Valverde, disse que a população de Nova Mamoré não pode mais sofrer com o abandono e com a indiferença do governo do Estado. “Temos aqui uma população valorosa, trabalhadora, que tem a sua participação no desenvolvimento do Estado. Porém, essa população precisa ser assistida a contento pelo governo do Estado”.

Valverde lembrou que a sua candidatura a govermnador foi um pedido do Presidente Lula para fortalecer o Estado de Rondônia. “Temos o apoio do companheiro Lula e teremos o apoio da Dilma para transformar o Estado, e, principalmente essa região”, disse, destacando a construção da ponte Brasil/Bolívia, sobre o rio Mamoré, e o projeto de lei de sua autoria, criando a ZPE – Zona de Processamento e Exportação, além da interligação das hidrovias do Madeira e do rio Mamoré e das estradas que farão a ligação com o Oceano Pacífico.

“Boa parte do território dessa região é formada por unidades de conservação, por isso temos que encontrar alternativas econômicas. Teremos aqui muitos investimentos e precisamos de um governo que faça uma administração isenta, para todo o Estado, e não apenas para um grupo. Nós estamos discutindo com o povo um programa de governo participativo que atenda às necessidades de todas as regiões, inclusive de Nova Mamoré, para tirar essa população do abandono”, finalizou.



Guajará-Mirim



À tarde Valverde, Cleiton Roque e diversos candidatos a deputado federal e deputado estadual, serão recepcionados em Guajará-Mirim por servidores públicos e autoridades municipais e religiosas.

Caravana Ficha Limpa de Valverde e Cleiton conclui o percurso com sucesso em Vilhena e Colorado D’Oeste

Lançada em Guajará-Mirim na segunda-feira, dia 12/07, a Caravana Ficha Limpa da coligação “Rondônia Melhor Para Todos” PT-PSB, quer tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice, concluiu o seu percurso neste sábado, dia 17/07, nas cidades de Vilhena e Colorado D’Oeste.




Pela manhã, mesmo com uma temperatura próxima de seis graus, a caravana empolgou nas ruas de Vilhena, recebendo o apoio da população por onde passou. À tarde a caravana percorreu as ruas de Colorado D’Oeste, repetindo o sucesso obtido nas cidades por onde passou. Além de Valverde e Cleiton, a caravana contou com a participação da senadora Fátima Cleide, candidata à reeleição, e dos candidatos a deputado federal e a deputado estadual da região. Em Colorado D’Oeste o deputado federal Eurípedes Miranda (PT) também integrou a comitiva.



Às populações das duas localidades Eduardo Valverde levou a mensagem da coligação “Rondônia Melhor Para Todos”, cuja proposta é fazer um governo participativo que atenda a todo o Estado. “Nossa proposta é governar junto com a população para todo o Estado, e não apenas para uma região, ou para um grupo”, disse o candidato.



A coligação elabora um plano de governo participativo com a finalidade de buscar soluções para os problemas do Estado. “Os Municípios do Cone Sul têm um grande potencial produtivo. No nosso governo a população dessa região terá a oportunidade de que precisa para se desenvolver de acordo com esse potencial”.



Vilhena e Colorado D’Oeste foram beneficiadas com diversas ações parlamentares de Eduardo Valverde. “Como deputado federal apresentei inúmeras emendas parlamentares para obras de infraestrutura. Como governador poderei ajudar muito mais”, concluiu Valverde.



Eduardo Valverde e Cleiton Roque avaliaram como positiva a Caravana Ficha Limpa, pois, segundo eles, agora o Estado de Rondônia já sabe quem são os candidatos que têm o apoio do Presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff. “Agora a nossa população já sabe quem são os candidatos que possuem a ficha limpa, e que não têm qualquer receio de pedir o voto dos cidadãos, porque têm compromisso com o crescimento do Estado”, disse Cleiton Roque, candidato a vice-governador.



A coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB” foi a primeira a lançar suas candidaturas nas eleições 2010, obtendo uma resposta positiva em todo o Estado. A Caravana Ficha Limpa passou por Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto D’Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal, Espigão D’Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, concluindo o trajeto em Colorado D’Oeste.

Rolim de Moura recebe Caravana Ficha Limpa de Valverde e Cleiton Roque

Os candidatos a governador, Eduardo Valverde, e a vice-governador, Cleiton Roque, da coligação “Rondônia Melhor Para Todos-PT/PSB” foram recebidos com festa durante a passagem da “Caravana Ficha Limpa” pela cidade de Rolim de Moura, na tarde de quinta-feira, dia 15/07. Depois de percorrer as principais ruas da cidade em uma carreata seguida por centenas de veículos, a caravana concluiu o percurso na inauguração da nova sede do Diretório do Municipal do Partido dos Trabalhadores.




Na oportunidade, Valverde reafirmou a proposta da coligação de trabalhar por todo o Estado, apoiando as Prefeituras, as associações urbanas e rurais, e as comunidades. “Precisamos reforçar ações de incentivo e de apoio à produção agrícola. Precisamos aproveitar a vocação agrícola do nosso Estado para tornar Rondônia um dos principais celeiros agropecuários do país”, disse Valverde.



O Candidato a governador conhece bem a realidade da agricultura rondoniense, pois, como deputado federal, destinou recursos através de emendas parlamentares, para aquisição de máquinas, tratores e outros equipamentos para associações rurais, como forma de apoiar a produção agrícola.



Para Eduardo Valverde, a agricultura em Rondônia seria mais forte se tivesse o apoio do governo do Estado. “No nosso governo o homem do campo vai ter vez. Assim como todas as demais categorias de trabalhadores, os agricultores serão ouvidos e respeitados”. Disse.



Cleiton Roque, candidato a vice-governador, também é um profundo conhecedor da realidade da população do interior, pois é vereador em Pimenta Bueno por dois mandatos. “Junto com Valverde, com o apoio de Lula e de Dilma Rousseff, vamos fazer um governo de diálogo, com ações em todos os Municípios. O povo de Rondônia não suporta mais ser tratado na base do chicote. A nossa população merece um governo que verdadeiramente a respeite”, disse Cleiton.



Durante a inauguração da sede do Diretório Municipal do PT, que também funcionará como comitê da campanha de Valverde, Cleiton Roque e Dilma, os candidatos a governador e a vice destacaram que a passagem da caravana não é suficiente para discutir com a população as inúmeras propostas para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. “Por isso vamos voltar, ainda durante a campanha eleitoral, para mostrar como o Estado de Rondônia pode ser melhor, se for governado com responsabilidade, com planejamento e com projetos”, finalizou Eduardo Valverde.

Valverde defende governo participativo durante a passagem da Caravana Ficha Limpa por Ouro Preto D’Oeste

A “Caravana Ficha Limpa”, da coligação “Rondônia Melhor para Todos” formada pelo PT e PSB, encerrou as atividades desta quarta-feira, dia 14/07, com um ato público no centro de Ouro Preto D’Oeste, depois de percorrer as principais ruas da cidade em carreata. Nesta quinta-feira a Caravana Ficha Limpa segue para Ji-Paraná e Presidente Médici.




O candidato a governador, Eduardo Valverde, disse durante a carreata e reafirmou no ato público a proposta da coligação “Rondônia Melhor para Todos”, de fazer um governo participativo, em que a sociedade participe das decisões, se envolva nos projetos de melhoria e ajude a buscar as soluções para os problemas do Estado, que são muitos.



“Precisamos unir a população de Rondônia em torno dessa proposta, pois temos o apoio do Presidente Lula e da futura presidente Dilma Roussef”, disse. “Hoje estamos passando em uma caravana, mas temos propostas concretas e reais para atender às necessidades do homem do campo, dos trabalhadores da cidade, do empresariado, das famílias, enfim, estamos preparados para corresponder aos anseios da nossa população”.



O candidato a vice-governador, Cleiton Roque, reafirmou o compromisso da coligação com os cidadãos e as cidadãs rondonienses. “Com esta coligação de ficha limpa e com o aval da população de Rondônia, vamos vencer a eleição, pois acreditamos que o nosso Estado pode e vai melhorar quando for governado com seriedade, por governantes comprometidos com toda a população, e não apenas com um grupo”, disse.



A senadora Fátima Cleide, demonstrando satisfação com o resultado de mais um dia de caravana, disse que a eleição deste ano representa um desafio, pois marcará o fim da repressão ao povo e o início de novos tempos, de melhores dias para a população de Rondônia.



“Temos a melhor candidatura, a melhor coligação, a melhor nominada de deputados estaduais e federais. Temos as melhores propostas. E vamos levar essas propostas a cada eleitor, a cada eleitora deste Estado” disse.



Fátima Cleide também criticou o atual governo, dizendo que o Estado não suporta mais quatro anos de um governo incompetente, sem compromisso com o povo. “Temos que dizer ao povo que o Valverde, sendo eleito, vai administrar para todos, em todo o Estado, enquanto outros candidatos pensam apenas em usar a máquina pública para aumentar o próprio patrimônio”, concluiu.

Jaru faz festa para receber a “Caravana Ficha Limpa” de Valverde e Cleiton Roque

O Município de Jaru fez uma grande festa na tarde desta quarta-feira, dia 14/07, para receber a “Caravana Ficha Limpa”, da coligação “Rondônia Melhor Para Todos”, formada pelo PT e PSB, que tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice.




Uma grande passeata puxada por carros de som e seguida por centenas de veículos percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, oportunidade em que os candidatos foram saudados pela população local.



Vários candidatos a deputado estadual e deputado federal participaram da carreata. A senadora Fátima Cleide expressou a sua satisfação com a receptividade que a caravana teve em Jaru. “Pela grande adesão à nossa caravana já é possível verificar que Jaru tem uma população consciente, que já compreendeu a importância de apoiar e eleger candidatos comprometidos com a nossa população”, disse Fátima, reiterando que a coligação PT-PSB em Rondônia tem o apoio de Lula e Dilma Rousseff.



O candidato a vice-governador, Cleiton Roque, disse que para Rondônia alcançar o desenvolvimento ideal e merecido pelo seu povo, é preciso mudar a forma de governar. “Não precisamos de governo com chicote na mão. Precisamos de um governo de diálogo com todos os segmentos. Um governo que ouça a juvenbtude, que ouça o empresariado, os trabalhadores, enfim, precisamos de uma administração plural”, disse.



Já o candidato a governador, Eduardo Valverde, foi mais incisivo quando disse que a coligação “Rondônia Melhor Para Todos” é a única formada por candidatos que podem olhar no olho dos eleitores porque tem a ficha limpa. Para Valverde, Rondônia perde muitas oportunidades por falta de gestão.



“O nosso Estado passa por um excelente momento econômico. Mas é preciso aproveitar melhor esse momento para que seja transformado em oportunidades para a população. A nossa coligação tem propostas e projetos claros para desenvolver o Estado mesmo após a conclusão das grandes obras, quando muitos trabalhadores serão dispensados. Temos projetos de qualificação de mão-de-obra para aproveitar esses trabalhadores em diversos setores”, disse Valverde, apontando uma solução para evitar o desemprego quando terminarem as obras das usinas hidrelétricas, das pontes, dos viadutos e outras grandes obras da construção civil.



A carreata terminou próximo à ponte do Rio Jaru, de onde a “Caravana Ficha Limpa” partiu para Ouro Preto D’Oeste.

Caminhada pelo centro de Porto Velho marca a arrancada da coligação “ficha limpa” Valverde/Cleiton Roque (PT-PSB)

Centenas de pessoas participaram nesta terça-feira, dia 13/07, de uma caminhada pelas ruas centrais de Porto Velho para marcar a arrancada da “Caravana Ficha Limpa”, como já é conhecida a coligação “Rondônia Melhor Para Todos” PT-PSB, que tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice.




Candidatos, militantes do PT e do PSB, simpatizantes de várias categorias de trabalhadores, jovens e representantes de diversos segmentos sociais se concentraram na Praça Getúlio Vargas, de onde partiram pela Avenida Presidente Dutra, tomando a pista esquerda da Avenida 7 de Setembro.



O candidato a governador, Eduardo Valverde, e o Candidato a vice, Cleiton Roque, iniciaram a caminhada carregando uma bandeira de Rondônia, simbolizando o compromisso da coligação com a população de todo o Estado.



Utilizando carros de som, Eduardo Valverde falou para os integrantes da caminhada, para os trabalhadores do comércio e para a população que transitava pelo centro da Capital. Disse que o evento marca o início de uma luta para transformar o Estado de Rondônia em um lugar melhor para todos.



“O que vocês estão vendo é a coligação ficha limpa, que começa nesta caminhada a busca da conscientização de todo o povo de Rondônia para que participe dessa mudança que nasce agora”, disse. Valverde destacou alguns pontos do programa de governo participativo da coligação, e disse que o compromisso é fazer um governo que trabalhe para todos, e não apenas para um grupo. “A nossa população merece um governo que não seja perseguidor de empresários, que respeite os trabalhadores, que saiba ouvir os anseios daqueles que fazem do seu dia-a-dia o motivo de crescimento de Rondônia, que ouça os servidores públicos. Nós faremos esse governo”.



O candidato a vice-governador Cleiton Roque também discursou e destacou a necessidade de se valorizar a juventude. “O governo precisa apostar no jovem. Hoje a juventude de Rondônia não tem oportunidade, não dispõe de opções, e muitas vezes o caminho é a marginalidade, as drogas, principalmente nas famílias que não encontram apoio governamental”, disse.



“Vamos fazer um governo que olhe para o idoso, respeite todos os segmentos, mas também enxergue na juventude a certeza de um futuro melhor para as famílias, com programas de formação, de qualificação profissional, dando oportunidades para que os jovens estudem, tenham atividades esportivas e culturais, e que consigam o primeiro emprego. Só assim vamos transformar a sociedade de Rondônia caminhando para dias melhores”, disse Cleiton.



Caravana Ficha Limpa



Nesta quarta-feira, dia 14/07, a coligação “Rondônia Melhor Para Todos” PT/PSB dará início a uma caravana que percorrerá todo o Estado levando as melhores propostas à população.



A caravana, formada por candidatos e por apoiadores, liderada por Eduardo Valverde, Cleiton Roque e Fátima Cleide, partirá de Porto Velho às 7 horas da manhã com destino a Ariquemes, de onde sairá ainda amanhã para percorrer o restante do Estado.

Valverde e Cleiton Roque lançam campanha em Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Os Municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré foram os escolhidos pela coligação PT/PSB “Uma Rondônia Melhor Para Todos”, que tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice, para o lançamento da campanha eleitoral 2010.


Nas duas localidades os candidatos foram recebidos com festa pela militância do PT e do PSB, em eventos que reuniram lideranças políticas, líderes comunitários, sindicalistas, empresários, servidores públicos, autoridades religiosas e trabalhadores do comércio.

Pela manhã, Valverde e Cleiton Roque participaram de atividades em Nova Mamoré onde apresentaram propostas para um melhor aproveitamento do desenvolvimento econômico de Rondônia e, principalmente, alternativas de crescimento após a conclusão das grandes obras do governo Lula no Estado, como as usinas hidrelétricas e as pontes do rio Madeira e rio Mamoré.

O candidato a governador, Eduardo Valverde, disse que a população de Nova Mamoré não pode mais sofrer com o abandono e com a indiferença do governo do Estado. “Temos aqui uma população valorosa, trabalhadora, que tem a sua participação no desenvolvimento do Estado. Porém, essa população precisa ser assistida a contento pelo governo do Estado”.

Na parte da tarde, em Guajará-Mirim Valverde e Cleiton Roque visitaram o Bispo Dom Geraldo Verdier, oportunidade em que discutiu com o religioso os principais problemas da população e a busca de soluções através de um governo participativo.

Em seguida o candidato a governador e o vice participaram de uma caminhada pelas ruas do centro de Guajará-Mirim, onde foram calorosamente saudados por comerciantes, comerciários e pela população.

No contato direto com a população, Cleiton Roque destacou a necessidade de uma maior atenção à juventude. “Hoje os nossos jovens não têm oportunidade por falta de políticas governamentais. Nós temos propostas para essa classe que será a responsável pelo desenvolvimento do Estado. Nosso programa de governo participativo contempla a juventude com programas de formação e incentivo em todos os setores. Assim vamos combater a ociosidade, o aliciamento dos jovens pelo crime, e oferecer aos jovens as oportunidades de que precisam para sua formação e para ter o primeiro emprego”, disse.

Valverde, por sua vez, foi reconhecido nas ruas de Guajará como um dos parlamentares que mais se preocupam com as populações dos Municípios. Ele lembrou que a sua candidatura a governador foi um pedido do Presidente Lula para fortalecer o Estado de Rondônia. “Temos o apoio do companheiro Lula e teremos o apoio da Dilma para transformar o Estado, e, principalmente essa região”, disse, destacando a construção da ponte Brasil/Bolívia, sobre o rio Mamoré, e o projeto de lei de sua autoria, criando a ZPE – Zona de Processamento e Exportação, além da interligação das hidrovias do Madeira e do rio Mamoré e das estradas que farão a ligação com o Oceano Pacífico.

“Boa parte do território dessa região é formada por unidades de conservação, por isso temos que encontrar alternativas econômicas. Teremos aqui muitos investimentos e precisamos de um governo que faça uma administração isenta, para todo o Estado, e não apenas para um grupo. Nós estamos discutindo com o povo um programa de governo participativo que atenda às necessidades de todas as regiões”, finalizou.

Valverde visita bairros de Porto Velho e garante apoio para implantação de infraestrutura na Capital

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, que tem Cleiton Roque como candidato a vice, cumpre nesta semana uma intensa agenda de visitas aos bairros de Porto Velho. Nesta quarta-feira, dia 21/07, Valverde visitou o Bairro São Sebastião II, oportunidade em que conversou com a população e sentiu de perto a falta de apoio do governo do Estado às ações da Prefeitura de melhoria da infraestrutura.




Há quase duas décadas a população de Porto Velho vem sofrendo com a falta de apoio do governo do Estado, visto que nos últimos 16 anos a Capital foi praticamente abandonada pelos governadores. Sem o apoio do governo do Estado, a Prefeitura trabalha isoladamente, apenas com o apoio do governo federal, para dotar a cidade de toda a estrutura mínima necessária para atender à crescente demanda por asfalto, rede de água, rede de esgoto, moradia, e pelos demais serviços públicos.



“No nosso governo vai ser diferente. Assim como o compromisso feito por mim e pelo Cleiton de trabalharmos juntos por todos os Municípios, não vai faltar apoio do governo do Estado à Capital na nossa administração”, disse Valverde aos moradores do Bairro São Sebastião II.



Mesmo sem o apoio do atual governo do Estado, a Prefeitura de Porto Velho, administrada pelo PT, asfaltou praticamente todas as ruas do Bairro São Sebastião II, construiu casas populares e implantou a infraestrutura necessária à melhoria da qualidade de vida da população. “Os moradores de todos os bairros de Porto Velho podem ter certeza de que vamos formar uma parceria de sucesso com a Prefeitura para recuperar esses 16 anos em que a Capital foi abandonada pelo governo do Estado”, reforçou o candidato a governador.



Durante o contato com os moradores dos bairros de Porto Velho, Eduardo Valverde relatou que não é só a Prefeitura de Porto Velho que foi abandonada pelo governo do Estado. “Em quase todos os Municípios por onde andamos ouvimos o clamor dos prefeitos, dos vereadores e da população, que reclamam da ausência da administração estadual”, disse.



Como deputado federal por dois mandatos, Eduardo Valverde somou esforços com a senadora Fátima Cleide para ajudar os Municípios, inclusive a Capital. Se não fosse o resultado das emendas parlamentares de Valverde e de Fátima Cleide, os Municípios não tinham recursos sequer para custear as administrações. Muito menos para atender às demandas por infraestrutura urbana.



“Na maioria dos Estados os governos estaduais investem nas Capitais. Aqui em Rondônia se verifica o contrário: além de não ajudar, o governo do Estado prejudica o desenvolvimento de Porto Velho. A população não merece sofrer tanto assim nas mãos de governantes que não têm compromisso com a nossa Capital”, finalizou Valverde.



Autor: Adércio Dias – Reg. 418 DRT/RO