segunda-feira, 21 de junho de 2010

Em Nova Brasilândia Valverde diz que o Estado precisa ser reestruturado para atender à população

O pré-candidato do PT ao governo do Estado, Eduardo Valverde, visitou Nova Brasilândia D’Oeste no sábado, dia 19/06, onde, acompanhado do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, participou de reunião com os vereadores e lideranças locais visando à organização de alianças e apoios para as eleições deste ano.

Durante a reunião Eduardo Valverde disse que o Estado de Rondônia precisa ser reestruturado para cumprir a sua função de oferecer serviços públicos à toda a população, e não apenas servir a um grupo ou a uma parcela da população.

Eduardo Valverde está visitando todo o Estado onde participa de debates com prefeitos, vereadores, com representantes dos mais diversos setores e com lideranças de vários segmentos,

Uma das propostas que estão sendo discutidas com a finalidade de construir um plano de governo participativo, é, segundo Valverde, a viabilidade de criação da Secretaria de Apoio aos Municípios.

Eduardo Valverde tem verificado durante as reuniões que muitos Municípios não têm o apoio do governo do Estado. “É necessário aproveitar o bom momento econômico do Estado e fazer uma distribuição equitativa dos recursos”, disse Valverde, destacando que Rondônia é um Estado muito forte graças ao povo trabalhador. “Temos tudo para fazer o nosso Estado crescer. Só falta um governo comprometido”, disse.

Na reunião realizada em Nova Brasilândia os participantes criticaram as obras de vésperas de eleição, que geralmente são de qualidade duvidosa. “As estradas estaduais estão cheias de buracos porque o asfalto não é de boa qualidade, e a população agora já sabe que a cada período eleitoral o governo do Estado aparece com uma operação cidade limpa. Sabemos que isso é para tentar ludibriar o nosso povo”, disse um vereador.

O deputado Eduardo Valverde, que ao longo dos seus dois mandatos apresentou inúmeras emendas parlamentares beneficiando todo o Estado de Rondônia, disse que a solução é descentralizar os recursos para que as Prefeituras promovam ações de saúde, contratem médicos, possam adquirir maquinário para a recuperação de estradas e outras obras.

“O governo do Estado precisa respeitar os Municípios e trabalhar para todo o Estado, independentemente de partido político. As Prefeituras não podem ser tratadas pelo governo do Estado como entes inferiores, e sim como parceiras, pois, quando os políticos brigam, quem perde é a população”, finalizou Valverde.

Valverde entrega trator e é recebido com festa por agricultores de Nova Brasilândia

O deputado federal Eduardo Valverde (PT) participou sábado, dia 19/06, da cerimônia de entrega de um trator à Associação Nova União, de trabalhadores rurais da Linha 05, em Nova Brasilândia D’Oeste, resultado de mais uma emenda parlamentar beneficiando o interior do Estado.

A cerimônia, realizada na sede da Associação, foi marcada por uma grande festa que reuniu centenas de moradores da Linha 05 e de outros setores da zona rural de Nova Brasilândia, e contou com a presença de autoridades e de lideranças locais.

O trator entregue vai beneficiar mais de 150 famílias que dependem da mecanização da lavoura para incrementar a produção.

Durante o pronunciamento que fez, Eduardo Valverde destacou a vocação agrícola de Nova Brasilândia, e disse que os produtores rurais precisam de mais apoio e mais incentivo.

Valverde é autor de inúmeras emendas parlamentares que beneficiaram e beneficiam a população de Nova Brasilândia, como os recursos destinados à ampliação da Escola Machado de Assis, à aquisição de caminhão caçamba, infraestrutura da Praça da 15, aquisição de outros dois tratores grandes, além da construção de uma escola infantil.

“Tenho a consciência de que, apresentando essas emendas, estou ajudando ao povo do meu Estado. Estou prestando um serviço importante a essa população que muitas vezes é esquecida pelo governo do Estado. Infelizmente os Municípios são prejudicados por falta de apoio do Estado, e isso não pode ficar assim!”, disse Valverde.

O abandono do governo do Estado aos produtores rurais de Nova Brasilândia foi atestada pelo deputado estadual Neri Firigolo, que, presente à cerimônia, disse que apresentou emendas na Assembléia Legislativa para beneficiar a população, mas o governo do Estado não liberou as emendas. “O governo tem que pensar nas pessoas, e não em si próprio”, disse o parlamentar.

Já o vereador Aroldo Laurindo, presidente da Câmara Municipal, ao agradecer ao deputado Eduardo Valverde pela atenção e pelo carinho com Nova Brasilândia, disse que se não fossem as emendas parlamentares o Município não teria como desenvolver muitas ações. “Se tirar as emendas não sobra nada, a população fica totalmente desassistida”, afirmou.

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, também participou da cerimônia e declarou que o deputado federal Eduardo Valverde abriu as portas em Brasília para o Estado de Rondônia. “O meu companheiro Valverde não faz distinção se o prefeito é de um partido, se os vereadores são de outros partidos. Ele olha para o povo, principalmente aquela população que mais precisa. E assim pauta a sua atividade parlamentar, com honestidade, com a ficha limpa, e sempre disposto a lutar pela nossa população”, disse.

O deputado Eduardo Valverde foi bastante aplaudido pelos produtores rurais, pequenos agricultores e agricultores familiares, que, através de inúmeras declarações, reconheceram o trabalho do parlamentar.

Valverde destaca a importância dos Institutos Federais de educação para o desenvolvimento de Rondônia

O ensino tecnológico profissionalizante é de grande importância para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia, e por isso deve ser incentivado e ampliado. A opinião é do deputado federal Eduardo Valverde, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo do Estado, que nesta quinta-feira, dia 17/06, visitou o Campus de Colorado D’Oeste, onde são oferecidos cursos de técnico em agropecuária, gestão ambiental, e está em fase de implantação o cursos de zootecnia e biologia.

Durante a visita Eduardo Valverde acompanhou o andamento das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do acesso ao Instituto, bem como da construção de quatro laboratórios e novas salas de aula, resultado de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado.

Para Valverde, o Instituto Federal de educação tem uma grande importância porque forma os jovens para atuarem em setores vitais para a economia de Rondônia, como a produção agrícola, a pecuária e a utilização dos recursos naturais de Rondônia em favor da sua população.

“O Instituto Federal tem múltiplas funções, além do educacional. Muitos desses jovens que estão aqui não teriam opções de se especializarem nem perspectivas de conhecimentos avançados se não fossem os Institutos. É bom lembrar que esse tipo de ensino permaneceu por muito tempo desvalorizado, mas ganhou novo impulso no governo Lula, com o reforço ás unidades já existentes e a criação de novas escolas técnicas, inclusive em Rondônia”, disse Valverde.


Devido à sua importância, segundo Valverde, o Instituto deveria ter mais apoio do governo do Estado. “Embora seja uma instituição federal, a escola técnica traz grandes benefícios para o Estado. São os nossos jovens, seus familiares e a economia de Rondônia que estão sendo beneficiados pelas atividades dos institutos. Então, se houver uma parceria da unidade federal com o governo estadual, creio que os resultados serão melhores”, disse.

Centro de Convivência do Idoso

Ainda em Colorado D’Oeste, onde prestigiou as festividades de aniversário do Município, Eduardo Valverde, destacou outra emenda parlamentar beneficiando a cidade, desta vez, para a construção do Centro de Convivência do Idoso, espaço onde as pessoas da terceira idade possam ter assistência psicossocial e possam desenvolver atividades sociais, físicas e culturais.

“A tendência é aumentar a nossa população de idosos a cada dia. Temos que preparar o Estado para que essa população, depois de trabalhar uma vida inteira, depois de se dedicar à educação e à preparação das gerações futuras, tenha uma vida digna e usufrua do tempo que têm para atividades saudáveis”, disse Valverde.

Valverde diz que “Ficha Limpa” servirá de proteção da sociedade contra os maus políticos

A Lei de iniciativa popular que instituiu a “Ficha Limpa”, sancionada pelo Presidente Lula, traz um alento à sociedade brasileira, pois deve tirar da política os compradores de votos, os saqueadores dos cofres públicos, entre outras espécies de maus políticos.

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral, de adotar a lei para as eleições deste ano, segundo o pré-candidato a governador de Rondônia pelo Partido dos Trabalhadores, Eduardo Valverde, serve como uma espécie de proteção da sociedade contra os políticos que burlam a lei para se manter no poder, muitas vezes para garantir imunidade.

Eduardo Valverde sempre foi defensor da ética na política, e por isso sempre foi a favor de um mecanismo de impedimento do registro de candidaturas de políticos com ficha suja. Por isso ajudou a coletar assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular, protocolado no Congresso Nacional com mais de 1,6 milhão de assinaturas.

“Em Rondônia tivemos um recorde na coleta de assinaturas. Colhemos mais de 40 mil assinaturas, a maior proporção em relação ao número de habitantes. Isso significa que o povo de Rondônia não aceita mais ser enganado por políticos sem compromisso com o Estado e sua população”, disse Valverde.

A vulnerabilidade dos eleitores, segundo Valverde, os deixa suscetíveis à ação de políticos sem ética, sem escrúpulos. “Com o advento da lei da Ficha Limpa esses políticos não terão espaço”, disse.

Eduardo Valverde resumiu a Lei da Ficha Limpa como uma vitória da sociedade, que há muito tempo anseia por uma assepsia na política. “A política é de grande importância para a vida das pessoas, para o funcionamento da República, para a democracia. No entanto, devido às irregularidades, aos escândalos e aos maus políticos, a política não atrai as pessoas de bem, que deveriam ocupar esses espaços, e que preferem se manter à distância. A partir da aplicação da nova lei esperamos que haja uma renovação, e que as pessoas ilibadas, com ficha limpa, sejam encorajadas a se candidatar”, finalizou.