Nesta reta final de campanha a Presidência da República, nossa presidenta tem recebido intensos ataques, que demonstram por parte do outro candidato falta de estratégia e falta de projetos de governo.
Utilizar de mentiras, boatos e outros artifícios, para tentar denegrir a imagem de Dilma tem sido a tônica de Serra nestes últimos dias.
Com a diminuição do tempo de horário eleitoral gratuito, esperáva-se melhor aproveitamento dos preciosos minutos disponíveis, com aprofundamento das propostas e planos de governo. O que se vê na verdade é que o tucano, praticamente esquece de falar a possíveis eleitores, como vai administrar nossa nação.
Certamente que este desvio de assunto vem da dificuldade que o concorrente de Dilma Roussef, teria se fosse eleito. É de se observar a que mesma dificuldade teve em todos os cargos que assumiu, pela baixa produtividade e pouquíssimos projetos de relevância nacional que implementou.
Se compararmos que os dois candidatos já foram ministros, verificamos um número muito maior de ações e projetos por parte de Dilma.
Pelo número cada vez maior de rejeição ao psdbista, tenho certeza que a população cansou de ver ataques infundados como arma de voto.
Tenho certeza que o Rondônia vai escolher o melhor projeto de governo, as melhores propostas e quem realmente se preocupa com nosso Estado e este nome é Dima Roussef.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
O Partido dos Trabalhadores apoia a candidatura de Confúcio Moura neste 2o turno ao Governdo de Rondônia
O Partido dos Trabalhadores firmou durante esta semana compromisso de apoiar o candidato ao Governo de Rondônia, Dr Confúcio Moura - PMDB/RO.
Seguindo a estratégia a nível Federal, onde Dilma Roussef tem o apoio do PMDB e uma aliança com o PT, buscamos apoiar da mesma forma em Rondônia.
Durante os encontros com Confúcio Moura, acertamos este apoio, acordados que estaremos trabalho juntos no objetivo de fazer Dilma ter excelente votação em nosso Estado, ajudando a nossa a candidata petista a vencer as eleições 2010.
Conclamo a toda militância a trabalhar muito, esquecendo eventuais divergências idelógicas, com um objetivo único, de eleger a primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Roussef.
Seguindo a estratégia a nível Federal, onde Dilma Roussef tem o apoio do PMDB e uma aliança com o PT, buscamos apoiar da mesma forma em Rondônia.
Durante os encontros com Confúcio Moura, acertamos este apoio, acordados que estaremos trabalho juntos no objetivo de fazer Dilma ter excelente votação em nosso Estado, ajudando a nossa a candidata petista a vencer as eleições 2010.
Conclamo a toda militância a trabalhar muito, esquecendo eventuais divergências idelógicas, com um objetivo único, de eleger a primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Roussef.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Valverde assina termo de compromisso com a educação e diz que vai implantar a gestão democrática e acabar com as pressões e perseguições nas escolas
Além dos baixos salários e da falta de valorização dos profissionais, entre os piores problemas da educação, segundo o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, estão as perseguições e o assédio moral.
Valverde participou da 6ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, realizada pelo Sintero, em Porto Velho, oportunidade em que dialogou com professores e técnicos administrativos, e apresentou suas propostas para a educação.
O candidato iniciou sua explanação afirmando que sentia-se em casa, pois conhece a maioria das pessoas ali presentes devido à sua participação na luta sindical, e também porque durante toda a sua vida pública sempre esteve ao lado dos trabalhadores em educação.
O programa de governo da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB” prevê uma reformulação do atual sistema por considerar que atualmente o governo não atende às necessidades do setor.
“Precisamos, primeiro, valorizar os trabalhadores em educação. Não admitimos que uma categoria tão importante para o Estado seja tratada debaixo de cassetete e à base de gás de pimenta”, disse Valverde.
Segundo o plano de governo da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, a educação precisa passar por uma reformulação que inclui cursos de aperfeiçoamento, permitindo que os professores e técnicos façam pós-graduação, mestrado e doutorado. Também, segundo o plano de governo de Valverde, é preciso aperfeiçoar o plano de carreira da categoria, a atual Lei nº 410/2008, e cumpri-la integralmente, com todos os benefícios que a categoria tem direito.
Aos trabalhadores em educação Valverde disse que vai promover concursos públicos para preencher os cargos existentes, inclusive os cargos dos antigos funcionários de escolas, atualmente técnicos administrativos, como zeladoras, merendeiras e vigias. “Os professores precisam ser valorizados, mas não podemos nos esquecer daqueles funcionários que fazem a escola funcionar. Esses servidores estão abandonados pelo governo e isso não pode continuar assim”.
Uma das prioridades, segundo Valverde, será implantar a gestão democrática para que os trabalhadores em educação e a comunidade escolar possam eleger diretores de escolas e o conselho escolar, pois os cargos de direção não podem ser usados politicamente como moeda de troca.
Eduardo Valverde disse, também, que é preciso formar professores das disciplinas onde há mais carência, como química, física e matemática, o que será feito através de parcerias com a Unir e com a implantação da Universidade Estadual. Além disso, é preciso valorizar os profissionais da educação com salário digno. “Vamos utilizar recursos dos 25% da educação para melhorar os salários, e vamos contar com o dinheiro que vai sobrar da transposição. Assim teremos professore com salários justos, o que vai atrair novos profissionais”, disse Valverde.
Para completar o programa de governo, Valverde disse que é preciso reformar as escolas existentes, construir novas unidades, criar programas de ensino em tempo integral, e, principalmente, dialogar com a categoria. “Os trabalhadores em educação é quem estão na linha de frente, é quem estão em contato com os alunos. Portanto, ninguém melhor para saber a realidade da educação. Esses profissionais têm que ser ouvidos para que juntos possamos buscar soluções para os problemas”, finalizou.
Valverde faz comícios em Ji-Paraná e Machadinho, e reafirma compromissos com a população de todo o Estado
Durante o fim de semana o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, realizou comícios em Ji-Paraná e Machadinho D’Oeste, onde, ladeado pelo seu vice Cleiton Roque, reafirmou o seu compromisso de governar para todos, e não para um pequeno grupo.
Ao falar dos grandes investimentos federais que deverão ser feitos em Rondônia para a construção de ferrovia, hidrovia, estradas e novas usinas hidrelétricas, Eduardo Valverde disse que está preparado para governar o Estado aproveitando esses investimentos em favor da melhoria da qualidade de vida do povo local. Segundo ele, já está garantida a construção de uma usina hidrelétrica no município de Machadinho, pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do governo federal.
“Eu me sinto preparado para dialogar com a próxima Presidenta Dilma Rousseff, no sentido de buscar parcerias para essas obras no Estado”, disse Valverde, complementando que, paralelamente às obras federais, vai criar o PAC estadual para realizar uma série de obras, principalmente nas áreas da Educação e Saúde.
Valverde disse que a usina a ser construída em Machadinho do Oeste, além de gerar emprego e renda, confirma a importância do Estado de Rondônia para o Brasil. “Antes éramos um estado distante, que ninguém sabia onde ficava. Hoje deixamos de ser o fim da linha para sermos um referencial estratégico na geração de energia elétrica para o país, e na saída para o Pacífico, fatores que destacam Rondônia como um Estado que receberá especial atenção do governo federal, e eu vou saber aproveitar ao máximo essa situação que nos é tão favorável”, disse.
Eduardo Valverde disse que vai priorizar a cidadania e a transparência em seu governo. “Avançamos muito e não podemos mais retroceder. Já passamos da fase exótica dos governos da bengala e do chapéu. Rondônia precisa de um governador que além de visão, tenha trânsito livre em Brasília para chamar para si a responsabilidade de governar para todos, e não apenas para um grupo de amigos ou uma região em específico”, concluiu o candidato.
domingo, 26 de setembro de 2010
“Mulheraço do 13’ mostra a força da campanha de Valverde ao governo do Estado
Uma manifestação denominada pelo PT de “Mulheraço do 13”, realizada na manhã deste sábado (25/09) em Porto Velho, demonstrou a força da campanha do candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde.
Embora o evento tenha sido organizado por mulheres, teve a participação de milhares de pessoas de ambos os sexos.
Militantes do PT e do PSB, eleitores, trabalhadores de várias categorias, empresários de vários setores, simpatizantes e apoiadores da campanha de Eduardo Valverde começaram a chegar à Praça Getúlio Vargas por volta das 8 horas da manhã.
Às 9 horas, horário marcado para o início da caminhada, o local estava lotado. O “Mulheraço” percorreu as principais ruas do comércio central de Porto Velho e por onde passava recebia manifestações de carinho e apoio dos pedestres, dos motoristas e dos trabalhadores dos estabelecimentos comerciais.
Durante a caminhada, Valverde destacou as propostas do Plano de Governo Participativo para as mulheres, seja para ampliar a sua participação no mercado de trabalho ou nas instâncias administrativas.
“Mas uma das nossas maiores preocupações é com a saúde da mulher. Vamos implantar projetos que ofereçam atendimento digno e programas de orientação às mulheres e às famílias, cortando pela raiz as causas da violência contra a mulher e a criança; vamos transformar este Estado em um lugar melhor para todos e todas”.
Valverde disse que é chegada a hora de quebrar de vez velhos paradigmas que ainda segregam e inferiorizam a mulher. “Demorou, mas a mulher conquista cada vez mais o lugar que merece. É bom ter o apoio delas que se destacam em todos os campos de atividades. Não é à toa que teremos uma mulher na Presidência da República, a primeira em nosso país. Com o apoio de Dilma, vamos transformar Rondônia num Estado digno de sua população”, diz, enfatizando a importância do forte apoio que tem recebido de mulheres de todos os segmentos da sociedade.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Valverde apresenta propostas para educação em Conferência Estadual
O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, participa, neste sábado, em Porto Velho, da 6ª Conferência Estadual de Educação, organizada pelo Sintero, oportunidade em que vai expor a centenas de trabalhadores em educação, as propostas para o setor.
De acordo com Valverde, a educação será uma das prioridades de sua administração porque representa a base para a efetivação de muitos outros projetos, como o desenvolvimento econômico de Rondônia. “Precisamos, primeiro, valorizar os trabalhadores em educação. Não admitimos que uma categoria tão importante para o Estado seja tratada debaixo de cassetete e à base de gás de pimenta”, disse Valverde.
Segundo o plano de governo da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, a educação precisa passar por uma reformulação que inclui cursos de aperfeiçoamento, permitindo que os professores e técnicos façam pós-graduação, mestrado e doutorado. Também, segundo o plano de governo de Valverde, é preciso aperfeiçoar o plano de carreira da categoria, a atual Lei nº 410/2008, e cumpri-la integralmente, com todos os benefícios que a categoria tem direito.
Além disso, é preciso fazer concursos públicos para preencher os cargos existentes, inclusive os cargos dos antigos funcionários de escolas, atualmente técnicos administrativos, como zeladoras, merendeiras e vigias. “Os professores precisam ser valorizados, mas não podemos esquecer daqueles funcionários que fazem a escola funcionar. Esses servidores estão abandonados pelo governo e isso não pode continuar assim”.
Uma das prioridades, segundo Valverde, será implantar a gestão democrática para que os trabalhadores em educação e a comunidade escolar possam eleger diretores de escolas e o conselho escolar, pois os cargos de direção não podem ser usados politicamente como moeda de troca.
Eduardo Valverde disse, também, que é preciso formar professores das disciplinas onde há mais carência, como química, física e matemática, o que será feito através de parcerias com a Unir e com a implantação da Universidade Estadual. Além disso, é preciso valorizar os profissionais da educação com salário digno. “Vamos utilizar recursos dos 25% da educação para melhorar os salários, e vamos contar com o dinheiro que vai sobrar da transposição. Assim teremos professore com salários justos, o que vai atrair novos profissionais”, disse Valverde.
Para completar o programa de governo, Valverde disse que é preciso reformar as escolas existentes, construir novas unidades, criar programas de ensino em tempo integral, e, principalmente, dialogar com a categoria. “Os trabalhadores em educação é quem estão na linha de frente, é quem estão em contato com os alunos. Portanto, ninguém melhor para saber a realidade da educação. Esses profissionais têm que ser ouvidos para que juntos possamos buscar soluções para os problemas”, finalizou.
Autor: Assessoria
“MULHERAÇO” Mulheres vão às ruas de Porto Velho neste sábado em apoio a Valverde
Neste sábado será a vez de Porto Velho presenciar o gigantesco movimento de mulheres rondonienses em apoio à candidatura de Eduardo Valverde para governador do estado pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”.
A exemplo do “mulheraço” realizado em Ji-Paraná no mês passado, na capital as mulheres irão para as ruas com bandeiras, cartazes, apitos chamando a população a engajar-se na luta por um novo tempo, votando em Dilma Rousseff para a Presidência e em Eduardo Valverde para o governo estadual, tendo Cleiton Roque como vice.
A concentração do “mulheraço” começará às 8 horas na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Mercado Cultural, de onde partirão em caminhada por várias ruas da Capital, levando a campanha da esperança de um novo tempo.
“Lugar de mulher é na política, no Palácio do Planalto, no governo, na Assembléia Legislativa, no Congresso Nacional, nas universidades, e em todas as atividades econômicas”, reafirma Valverde.
Não é por acaso que em seu projeto de governo, Valverde apresenta propostas ousadas voltadas para a mulher, seja para ampliar a sua participação no mercado de trabalho ou nas instâncias administrativas. “Mas uma das nossas maiores preocupações é com a saúde da mulher. Vamos implantar projetos que ofereçam atendimento digno e programas de orientação às mulheres e às famílias, cortando pela raiz as causas da violência contra a mulher e a criança; vamos transformar este Estado em um lugar melhor para todos e todas”.
Para Valverde, é chegada a hora de quebrar de vez velhos paradigmas que ainda segregam e inferiorizam a mulher. “Demorou, mas a mulher conquista cada vez mais o lugar que merece. É bom ter o apoio delas que se destacam em todos os campos de atividades. Não é à toa que teremos uma mulher na Presidência da República, a primeira em nosso país. Com o apoio de Dilma, vamos transformar Rondônia num Estado digno de sua população”, diz, enfatizando a importância do forte apoio que tem recebido de mulheres de todos os segmentos da sociedade.
Autor: Assessoria
Em Corumbiara Valverde diz que saúde de qualidade chegará aos locais mais distantes de Rondônia
O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, participou nesta quinta-feira (23/09), de uma caminhada pelo centro comercial de Corumbiara, onde conversou com eleitores e apresentou seu Plano de Governo aos comerciantes.
Valverde lembrou que há 15 anos, em 1995, quando era sindicalista, esteve na cidade pela primeira vez por ocasião da chacina que ficou mundialmente conhecida por vitimar mais de vinte trabalhadores rurais sem-terra. Naquela ocasião, o então presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, que anos mais tarde se tornaria Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também esteve na cidade, quando criticou o governo estadual da época.
Depois do lastimável fato que manchou o nome de Rondônia no cenário mundial, Eduardo Valverde foi deputado federal por dois mandatos e Lula Presidente da República também por dois mandatos. Neste período a vida dos moradores de Corumbiara mudou, porque Valverde, através de suas emendas parlamentares, destinou recursos não apenas a esta cidade, mas a quase todos os municípios rondonienses.
Já o Presidente Lula tirou o Estado de Rondônia da condição de “estado fim-de-linha”, revelando a sua grande importância para a integração do Brasil com os demais países da América Latina através da saída para o Pacífico, construindo em Rondônia o maior empreendimento público em andamento no Brasil atualmente, que é o complexo de usinas hidrelétricas do rio Madeira.
Desta vez Eduardo Valverde voltou à cidade como candidato a governador e encontrou um povo integrado ao seu tempo, trabalhando em um comércio pujante onde a economia basicamente se mantém da produção rural.
Depois de explanar vários aspectos de seu Plano de Governo que, através de parcerias com prefeito e com o governo federal, darão um novo impulso ao setor produtivo rural, como a implantação da Escola Técnica no Ensino Médio e as parcerias com Escolas Família Agrícola, Eduardo Valverde falou de saúde, já que o tema gera grandes discussões não apenas em Corumbiara, mas em toda Rondônia.
“Através de parcerias que vou propor ao prefeito de Corumbiara, quero fazer com que a saúde estadual seja levada aos locais mais distantes de Rondônia, como é o caso desta cidade, quase na divisa com a Bolívia. Vamos implementar sobretudo, os atendimentos básicos e o Programa de Saúde da Família, fomentando também os hospitais regionais através da descentralização da saúde, que por sua vez, mudarão a realidade dos atendimentos realizados atualmente com tamanha dificuldade”, concluiu Eduardo Valverde.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Eduardo Valverde visita Chupinguaia e diz que investirá na formação da juventude rural
Eduardo Valverde estava acompanhado dos candidatos a deputados federais Marlene Parra e Professor Ribamar e dos candidatos a deputados estaduais Mauro Bil e João Antônio. No centro da cidade o candidato destacou as potencialidades locais, principalmente a pecuária, a produção de leite e produção agrícola. “Esta região tem potencial de desenvolvimento e por isso merece mais atenção do governo estadual. Essa população precisa de estradas por onde se possa trafegar durante o ano inteiro. No nosso governo esse problema será resolvido no pacote de obras do PAC Estadual”, disse o candidato.
Valverde falou também da necessidade de se valorizar o potencial da juventude rural através de parcerias para implementar as escolas Família Agrícola, que, conforme disse, “são fundamentais para qualificar os filhos de pequenos produtores, que poderão contribuir com o melhoramento da produção de municípios como Chupinguaia, elevando a qualidade de vida do homem do campo, que deixará, por sua vez, de migrar para as cidades”.
O candidato observou que a implantação da Universidade Estadual de Rondônia também será fundamental para dar oportunidade de formação superior aos estudantes de municípios menores. “Com a Universidade Estadual e a implantação de cursos técnicos profissionalizantes no Ensino Médio daremos condições de qualificação dos jovens para atuar tanto no campo quanto nas cidades”.
Valverde disse que Rondônia vive um novo tempo de desenvolvimento e que o Estado não pode retroceder. “Vou propor parcerias com os municípios e com o governo federal para qualificar nossos trabalhadores, isto porque passamos a ser um Estado importante para o país, principalmente nos quesitos da geração de energia elétrica e exportação de produtos de Rondônia e de outros estados que passarão por aqui, rumo ao Oceano Pacífico”, concluiu Valverde.
Valverde apresenta plano de desenvolvimento de Rondônia para empresários
Cerca de 400 empresários de praticamente todos os setores da economia rondoniense ouviram atentamente à exposição do Plano de Governo Participativo, feita pelo candidato a governador da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, em evento realizado na noite desta terça-feira (21/09) em Porto Velho.
O evento, denoninado “Subsídios Para o Plano de Governo de Rondônia 2011/2015” foi promovido por diversas entidades representativas do empresariado, lideradas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI) e Federação do Comércio de Rondônia (FECOMÉRCIO).
Em 15 minutos Eduardo Valverde apresentou uma síntese das propostas para o desenvolvimento de Rondônia a partir da industrialização dos recursos naturais, da implantação e modernização da infraestrutura, da integração com os países da América Latina e os portos do Oceano Pacífico, da implantação de uma política fiscal transparente, da qualificação de mão-de-obra, da implantação de uma agência de fomento, e, principalmente, do diálogo com todos os setores.
Valverde iniciou a sua explanação destacando a importância do Estado para a integração do Brasil com a América Latina através das rodovias, das pontes no Rio Mamoré e Rio Madeira, das hidrovias e da ferrovia que ligará Rondônia ao restante do país.
O candidato a governador disse que Rondônia não pode mais perder oportunidades de crescimento por falta de gestão, como vem ocorrendo até agora. “Temos um grande rebanho bovino que precisa ser melhorado geneticamente, temos madeira, temos energia elétrica, temos um povo que quer trabalhar e temos empresários sérios querendo investir. O que falta é unir esses pontos e transformar o Estado”, disse Valverde.
Ele afirmou que o Plano de Governo Participativo prevê incentivos aos frigoríficos, aos laticínios, às indústrias madeireira e moveleira, à indústria metalúrgica, à construção civil, além do fortalecimento das cooperativas. “Tudo isso aliado a um plano de educação, de segurança pública e a reformulação da estrutura de saúde com descentralização do atendimento, vai criar um ambiente propício a novos investimentos, o que vai criar empregos, renda, e fortalecer o comércio e o setor de serviços”.
Valverde reafirmou a sua proposta de extinguir a cobrança antecipada de impostos por considerar injusto com o empresariado. “Vamos administrar com transparência, sem perseguição a empresários, dando oportunidade a todos de serem fornecedores de produtos e serviços ao governo. Assim ninguém vai ter medo ou receio de investir no nosso estado”, afirmou.
Segundo Eduardo Valverde, todas as reivindicações apresentadas pelos organizadores do evento, como uma política fiscal justa, a criação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE), facilitação de linhas de crédito de giro isolado, criação de uma secretaria específica para o turismo, solução do passivo ambiental, criação de um sistema de segurança pública rural e a adoção de regras claras no zoneamento do Estado, estão contempladas no Plano de Governo apresentado. Após as explanações, Valverde respondeu a diversas perguntas dos empresários, sempre focadas no tema do evento.
Autor: Assessoria
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Em Pimenta Bueno Valverde diz que a população dos Municípios terá apoio para implantação de infraestrutura
Em uma reunião que contou com a presença de mais de 300 moradores do bairro Jardim das Oliveiras, em Pimenta Bueno, o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, reafirmou o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento em todos os 52 Municípios de Rondônia.
Na oportunidade Valverde destacou suas ações como deputado federal, que resultaram em muitas emendas parlamentares. Através da sua atuação parlamentar, Valverde destinou recursos para a implantação de infraestrutura no município, como a construção de casas populares, obras de drenagem e asfalto. “Como governador vou apoiar ainda mais os Municípios porque sei das necessidades do nosso povo”, disse.
Eduardo Valverde lembrou aos moradores de Pimenta Bueno que já provou que é capaz. “Portanto, o que venho fazer aqui não é só promessa”, disse, em crítica a outros candidatos que apenas prometem, mas que nunca fizeram nada pela população.
Na ocasião o candidato apontou as obras concluídas com recursos de suas emendas parlamentarem como uma creche no bairro Vila Nova, a Praça do bairro BNH, bloqueteamento que beneficiou 100% dos bairros BNH 1 e 2, quitação das antigas dívidas dos bairros BNH, asfaltamento de parte do Jardim das Oliveiras, dentre outras.
“Tenho a consciência limpa por saber que, mesmo não sendo de Pimenta Bueno fiz a minha parte pela população deste município que sempre me honrou com seu voto, até porque, não fiz
Valverde e Cleiton Roque vão incentivar cooperativismo na região de Pimenta Bueno
O cooperativismo foi definido pelo candidato a governador da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, como um sistema que representa a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, durante visita que fez a uma grande cooperativa de Pimenta Bueno, acompanhado do seu candidato a vice-governador, Cleiton Roque.
O cooperativismo foi definido pelo candidato a governador da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, como um sistema que representa a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, durante visita que fez a uma grande cooperativa de Pimenta Bueno, acompanhado do seu candidato a vice-governador, Cleiton Roque.
Valverde e Cleiton Roque se reuniram com mais de 50 funcionários e cooperado da cooperativa de crédito, oportunidade em que abordou aspectos de seu Plano de Governo para incentivar essa modalidade de crédito no Estado de Rondônia.
“É a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, visando alcançar os objetivos propostos na sua constituição estatutária, sistema esse que deve ser incentivado em nosso governo, principalmente tendo em vista o futuro promissor de desenvolvimento de Rondônia com a saída para o Pacífico e a realização de grandes obras a partir dos investimentos do governo federal, e do nosso governo através do PAC Estadual”, disse Valverde.
Valverde se reúne com estudantes e garante a implantação da Universidade Estadual
Ainda em Pimenta Bueno Valverde e Cleiton Roque se reuniram com estudantes da Faculdade de Pimenta Bueno – FAP, quando garantiram que a Universidade de Rondônia vai sair do papel, e que vão implantar a Escola Técnica no Ensino Médio.
Eduardo Valverde falou também sobre o Programa Universidade para Todos – ProUni, afirmando que buscará mecanismos junto ao governo federal para que, em Rondônia, o programa alcance os jovens do interior do Estado, em locais onde não há oportunidade de ingressar em um curso de nível superior.
Questionado por um dos estudantes, o candidato fez uma explanação mais ampla sobre o ProUni, explicando que o programa foi instituído em 2004 pelo governo Lula com a proposta de oferecer a alunos de baixa renda bolsas de estudo, integrais ou parciais, em faculdades privadas, concedendo a estas instituições isenção de alguns tributos .
Através do ENEM, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, o aluno terá que atingir o mínimo de 400 pontos para participar do processo. As bolsas são distribuídas de acordo com a pontuação do aluno no exame. Quanto melhor o desempenho, mais chances o aluno terá de escolher o curso e a instituição de ensino que pretende estudar, explicou Valverde.
Valverde apresenta plano de governo para a construção civil
O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, se reuniu nesta terça-feira (21/09) com empresários filiados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia – SINDUSCON, oportunidade em que apresentou seu Plano de Governo para o setor, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico do Estado.
O Presidente da instituição, Chagas Neto, teceu muitos elogios à postura do candidato, tanto como deputado federal por dois mandatos quanto como pessoa e, principalmente, nos debates diante dos demais candidatos onde, conforme disse, “Valverde mantém a serenidade e o controle necessários a um bom administrador”.
Valverde e disse que o conhecimento adquirido em Brasília o impulsionou a abraçar a campanha de governador para contribuir com o fortalecimento e o desenvolvimento do Estado diante dos cenários nacional e internacional.
“Rondônia hoje é um referencial de investimentos por parte do governo federal, que implanta no nosso Estado uma infra-estrutura de Primeiro Mundo com vistas à saída para o Pacífico. Agora Rondônia também se tornou referência na geração de energia elétrica, o que será fundamental para alavancar o desenvolvimento nacional”, disse Eduardo Valverde.
O candidato observou que o conjunto de investimentos direcionados pelo governo federal a Rondônia coloca o Estado como um dos mais importantes do país, de forma que o próximo governador deverá estar preparado para ter essa visão que a médio prazo mudará totalmente a qualidade de vida dos trabalhadores, gerando mais renda, impulsionando o comércio e os demais empreendimentos.
“Não podemos retroceder. Temos que seguir em frente. E esse avanço se dará com um governador preparado para articular com o governo federal e com os prefeitos. Eu estou preparado, pois durante oito anos como deputado federal, e cerca de vinte anos como sindicalista, o que fiz de melhor foi dialogar, buscando os melhores meios para alcançar o bem comum”, argumentou.
Eduardo Valverde observou que a campanha da coligação “Rondônia Melhor para Todos” é feita com os pés no chão, sem a pompa e os altos investimentos de alguns concorrentes. “A essência da nossa campanha está na apresentação de propostas e idéias. Para isso coloco à frente a minha honra ilibada e o compromisso de governar para todos, sem distinção de classes sociais, e principalmente de siglas partidárias”, concluiu.
DEBATE DA TV CANDELÁRIA/RECORD
Valverde apresenta propostas e diz que vai acabar com a corrupção no governo
Valverde apresenta propostas e diz que vai acabar com a corrupção no governo
"Eu acredito que Rondônia pode ser melhor para todos". Com essa afirmação o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, iniciou a sua participação no debate promovido pela TV Candelária/Record, na noite de ontem (20/09). O candidato disse que “Rondônia mudará para melhor através de bons projetos e boas parcerias com o governo federal e com os prefeitos.
Ao falar da questão da transposição dos servidores públicos estaduais para o quadro da União, Eduardo Valverde observou que a bancada federal fez a sua parte até aprovar o projeto que é de autoria da senadora Fátima Cleide, candidata a reeleição, e agilizar a aprovação da Lei regulamentadora da Emenda Constitucional. Ele explicou a um dos candidatos presentes que agora a transferência dos servidores só depende da ação do governo do Estado em disponibilizar as informações necessárias e do diálogo do governador com o governo federal.
Valverde destacou que a melhoria salarial dos servidores estaduais não depende só da transposição, embora os recursos que vão sobrar na folha de pagamento sejam utilizados para valorizar o funcionalismo. “Eu não vou depender da transposição para melhorar o salário dos servidores, por entender que esta é uma questão que já deveria ter sido resolvida em Rondônia, onde servidor é tratado como se houvesse um capataz de fazenda”, disse.
O candidato também se mostrou preparado para governar em todos os setores ao falar de políticas públicas para a juventude. Segundo ele o Estado perde quando os jovens são aliciados pelo narcotráfico. A criação da Secretaria da Juventude é apenas uma das ações, não para que seja mais um cabide de empregos, e sim para que realmente faça políticas públicas que atendam as reivindicações juvenis.
Em apoio aos micro e pequenos empresários Eduardo Valverde disse que acabará com a cobrança antecipada de tributos que é praticada em Vilhena. Também destacou a criação da Fundação da Ciência e Tecnologia, além de buscar mecanismos e parcerias, principalmente com o governo federal, para implementar a exportação da produção local.
O candidato também disse que um governo precisa ser transparente, principalmente na área das licitações. “Não tenho empresas construtoras e nem tenho parentes neste setor. Em meu governo promoveremos licitações transparentes com a participação dos pequenos e médios empresários, para não favorecer apenas um pequeno grupo. Vamos garantir um governo transparente e participativo para que o empresariado não tenha medo de ser perseguido. Isso também vai atrair novas empresas que queiram se instalar em Rondônia”, disse o postulante.
Sobre as três primeiras ações que desenvolverá como governador, Eduardo Valverde disse que a primeira será sentar-se com a próxima Presidenta Dilma Rousseff para discutir o futuro de Rondônia, a quem apresentará suas propostas de parcerias nos mais variados setores. O segundo passo será a criação do PAC Estadual para realizar várias obras de infraestrutura, como a revitalização de estradas vicinais e a recuperação e construção de aeroportos em pontos estratégicos de Rondônia, para fomentar o desenvolvimento e o turismo.
Finalmente, a terceira ação imediata de Eduardo Valverde será a composição do governo através do que chamou de “pacote de moralidade”. “Volto a afirmar que o próximo governo precisará de transparência, principalmente nas licitações. Me sinto preparado para implantar a moralidade no governo e para desenvolver o estado, pois fui deputado federal por dois mandatos e nesse período conheci as dificuldades dos Municípios. Apresentei inúmeras emendas parlamentares para ajudar às Prefeituras e nunca pedi propina a quem quer que seja. Ajudei aos prefeitos sem olhar a qual partido pertence. É desta forma transparente que o governo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque promoverá uma Rondônia melhor para todos”, concluiu.
Valverde e Cleiton Roque param o centro comercial de Cacoal com grande caminhada
O candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde e seu vice, Cleiton Roque, lideraram uma grande caminhada pelo centro comercial de Cacoal na manhã de sábado. Pelo menos duzentas pessoas acompanharam a caminhada que também contou com a presença da senadora Fátima Cleide, candidata a reeleição, do prefeito Padre Franco (PT) e de diversos candidatos a deputado estadual e federal.
Ao encerrar a caminhada na Praça Central, Eduardo Valverde agradeceu a calorosa receptividade que recebeu em Cacoal, e destacou o município como referência para a economia e o desenvolvimento do Estado de Rondônia. “Cacoal é um município que se destaca pela bacia leiteira, produção de carne e produção agrícola, principalmente originada do pequeno produtor que receberá especial atenção do nosso governo, através de parcerias com a Prefeitura”, disse Eduardo Valverde.
Da população Eduardo Valverde ouviu manifestações de carinho e de apoio, além de muita reclamação do atual governo do Estado, principalmente na área da saúde. Eduardo Valverde explicou que sua prioridade na área da saúde será a conclusão do Hospital Regional de Cacoal, que será fundamental para o processo de descentralização da saúde. “Desta forma Cacoal passa a integrar os atendimentos de alta complexidade no Estado de Rondônia, e as famosas ambulâncias que circulam pela BR 364 levando pacientes para Porto Velho, que muitas vezes morrem no meio do caminho, deixarão de circular com tanta frequência”, disse.
Eduardo Valverde também falou da parceria que vai buscar com os prefeitos para implementar a saúde em todo interior de Rondônia. “Municípios muito pequenos não têm condições de pagar os salários dos médicos, e o Estado pode ser parceiro desses municípios pagando dois médicos para realizarem os procedimentos básicos, o que desafogará os hospitais regionais”, observou.
O candidato também apresentou seu Plano de Governo nas áreas de desenvolvimento, cidadania e transparência, destacando que esses três pilares serão o carro-chefe de sua administração. “Um de nossas maiores preocupações é com o desenvolvimento, que por sua vez não acontece sem a cidadania, e muito menos sem transparência. Além da saúde vamos implementar a educação, tirando do papel a Universidade Estadual e vamos inserir a Escola Técnica no Ensino Médio para qualificar a nossa juventude, preparando-a melhor para o mercado de trabalho”, concluiu Eduardo Valverde.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Valverde discute com empresários pacote de projetos socioeconômicos
A convite do presidente da Fecomércio, Raniery Araújo Coelho, o candidato ao governo do estado pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB, Eduardo Valverde, se reuniu com lideranças de várias entidades envolvidas com o comércio, indústria, agricultura, turismo e segurança pública. No encontro, Valverde ouviu propostas e apresentou sua plataforma de governo, que, em muitos pontos, coincide com o que é reivindicado pelo grupo de empresários.
Valverde fez um breve relato da realidade política, social e econômica de Rondônia. Ele lembra que, por várias décadas, o estado sofre o marasmo de governantes que privilegiam alguns em detrimento da população num todo. “Essa velha forma de governar está ultrapassada porque o Brasil é outro, Rondônia é outra. Hoje os olhares se voltam para o estado que pode se tornar um grande exportador de produtos, principalmente para os estados vizinhos, para a América Latina e até para o Oriente, via Pacífico”, aponta.
Infraestrutura
Para evitar a devolução de verbas expressivas à União por falta de bons projetos, Valverde disse que, como governador, vai estruturar de tal forma os órgãos responsáveis pela elaboração de projetos, ao ponto de dar condições de trabalho às equipes técnicas. “O estado já tem dispositivos que podem atender a maioria dos pedidos aqui feitos. O BASA e o BNDES oferecem linhas de crédito a todos os setores de produção. Basta acioná-los com projetos bem feitos”, ressalta.
Para o candidato petista não basta estruturar o estado, “é preciso que todos os municípios também sejam orientados na execução de seus projetos para evitar devolução de verbas”. Junto à assistência técnica, Valverde diz que vai estruturar também as vias de transportes rodoviário, hidroviário e, futuramente, ferroviário. A exemplo do porto da capital, que recebe obras de estruturação, Valverde aponta mais três municípios estratégicos que precisam se estruturar melhor para servir a demanda do escoamento de produtos: Guajará-mirim, Machadinho e Ji-Paraná.
Eduardo Valverde lamenta a falta de empenho dos dois últimos governos que jogaram fora a oportunidade da implantação de centros tecnológicos pelo governo federal tão-somente pela falta de vontade política de criar contrapartidas. Enquanto isso, o Acre possui seis unidades destes centros que prestam assistência técnica a vários setores de produção.
Impostos
No tocante à pesada carga tributária reclamada pelos empresários, Valverde disse que todo esforço deve ser feito para reduzir os impostos estaduais. Ele lembra que a reforma tributária no Brasil ainda não foi feita porque os três estados que mais arrecadam (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) fazem “corpo mole”. “Aqui em Rondônia, o governo, empresários e outras lideranças, devem estudar compensações que desonerem a carga tributária”, sugere.
Turismo
Além de melhorar substancialmente as vias de transportes de passageiros e cargas, as cidades devem ser preparadas para receber a demanda retraída de turismo no estado; “O nosso potencial turístico deve ser fomentado, mas as cidades precisam ser urbanizadas; os aeroportos reestruturados; um contingente especial da Polícia Militar deve ser capacitado para atender turista. O ecoturismo pode gerar interessantes divisas, mas requer estrutura. Devemos, enfim, profissionalizar o setor para que seja absorvida a mão de obra disponível pelas universidades a cada ano”, enfatiza Valverde, reconhecendo que o turismo ainda é incipiente no estado, e que é preciso explorá-lo de forma rentável e sustentada; elaborando um calendário turístico contendo as festas tradicionais do estado a exemplo da “Festa do Divino, uma tradição de 114 anos no Vale do Guaporé.
Agropecuária
Apesar de já existir Lei de Zoneamento em Rondônia desde 1988, ainda hoje ela não saiu do papel. “É um setor que também precisa ser implementado e incrementado, já que ocupamos lugares importantes no rancking de exportação no setor. Mas nesse item também precisamos ter um serviço de excelência obedecendo algumas regras ambientais. Se é para plantar cana-de-açúcar ou soja, isso deve ser feito de tal forma que não comprometa o ambiente e que garanta de fato divisas para o estado”, adverte Valverde, dizendo que é necessário maior empenho do governo estadual na industrialização de produtos aqui mesmo na região, ultrapassando os limites da simples exportação de matéria prima.
Às pequenas empresas, Valverde diz que é importante desemperrar os mecanismos para liberação de financiamentos. Disse que vai recriar o Iteron, reativando projetos que facilitem o acesso a empréstimos, obedecendo aos critérios do Programa Terra Legal.
Tráfico e Segurança Pública
Se o contingente federal é pequeno para guarnecer os mais 1.300 Km de fronteira de Rondônia com a Bolívia, o governo do estado precisa ser mais atuante no apoio ao combate do narcotráfico, gerindo melhor o seu aparato policial. “Se quisermos combater de fato o narcotráfico, isso deve ser feito de forma intensiva nos locais de acesso ao território nacional. É de interesse do estado entrar pra valer nessa luta. É necessário, enfim, reescalonar as polícias de forma que haja um mínimo de segurança no campo e nos centros urbanos. Toda sociedade será ouvida para buscarmos soluções”, diz Valverde.
Centro de convenções
Os empresários dizem que já passou da hora de Rondônia dispor de um centro de convenções com estrutura para sediar grandes encontros estaduais e internacionais. “Este é um compromisso nosso. Vamos logo pensando numa área estratégica para construirmos afinal o nosso Centro de Convenções”, conclui Valverde.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Eduardo Valverde garante políticas públicas voltadas para as mulheres de Rondônia
Cerca de 400 mulheres se reuniram nesta semana no auditório da CDL, em Ji-Paraná, para ouvir as propostas do candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde.
Ao lado do candidato a vice-governador, Cleiton Roque, da senadora Fátima Cleide, das candidatas a deputada estadual Claudir do Sintero e Márcia Regina, do candidato a deputado estadual Benildo Lima e da coordenadora local da campanha, Angélica Coleto, Valverde garantiu que priorizará a implantação de políticas públicas voltadas para as questões femininas, principalmente na área da saúde.
Eduardo Valverde fez uma homenagem especial à jornalista Fátima Alves (Fatinha), falecida nesta semana, afirmando que Rondônia está longe de ter preparo para atender a mulher em suas diferenças biológicas, que requerem maior cuidado e preparo estrutural desde os postos de saúde até aos hospitais de alta complexidade.
“A mulher é forte, mas precisa de cuidados especiais, e entendemos que esses cuidados podem ser facilmente implementados pelo Estado, se políticas sérias forem feitas neste sentido. Precisamos descentralizar a saúde, ter profissionais altamente capacitados e melhor remunerados; precisamos fomentar o setor da saúde em Rondônia através de parcerias com os municípios, para que as mulheres não morram dentro de ambulâncias a caminho de Porto Velho, por falta de atendimento que lhe seja de acordo com suas reais necessidades”, disse Eduardo Valverde.
Valverde foi bastante aplaudido quando disse que “lugar de mulher é na política”, enaltecendo a participação da senadora Fátima Cleide por oito anos defendendo o Estado de Rondônia. “A senadora é mãe e avó. Além dos grandes compromissos parlamentares, também se dedica aos compromissos do lar, provando que é uma grande mulher, e como tal merece ser tratada”, disse Valverde.
Ele também enalteceu a determinação das mulheres que compõem a coligação “Rondônia Melhor para Todos” e disse que as mulheres deveriam se organizar para ter mais representantes femininas no poder, nas esferas municipal, estadual e federa. “Pela primeira vez vamos eleger uma mulher para a Presidência da República, mesmo tendo que lutar contra o preconceito da oposição”, destacou.
“Nossa coligação conta com mulheres guerreiras que certamente atuarão de modo ilibado tanto na Assembléia Legislativa, quanto na Câmara dos Deputados e no Senado, e é para elas que peço voto nesta noite”, concluiu Eduardo Valverde.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Valverde tem proposta para o combate às drogas no Estado
A falta de políticas especiais para a juventude é um dos fatores que contribuem para o crescimento do número de jovens aliciados pela marginalidade. Se a constatação é óbvia, nenhum ocupante do Palácio Getúlio Vargas mostrou empenho para mudar a situação, que tem destruído famílias em todo o estado.
É para neutralizar esta dura realidade que o candidato ao governo do estado pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, inclui em sua plataforma ações conjuntas entre o poder público, as igrejas, a escola e as famílias, buscando todos os meios para a formação da cidadania desde a infância.
É para neutralizar esta dura realidade que o candidato ao governo do estado pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, inclui em sua plataforma ações conjuntas entre o poder público, as igrejas, a escola e as famílias, buscando todos os meios para a formação da cidadania desde a infância.
“Para isso, vamos mobilizar todo o aparato de que o Estado dispõe, assim como toda a sociedade. Tudo será feito para livrar nossa juventude do narcotráfico e do consumo de drogas”, diz.
Valverde reafirma que a Educação em tempo integral é uma grande alternativa para o combate ao aliciamento de crianças e jovens pelo mundo do crime. Ele considera que a implementação de programas preventivos evita a triste e perigosa situação daqueles que chegaram ao ponto de comercializar drogas para sustentar o próprio vício.
O candidato apontou em seu Plano de Governo, na área de segurança pública, a ampliação do contingente policial, maior capacitação e melhores salários, o aumento de investimentos em aparelhamento, e mais diálogo com os profissionais do setor.
“Vamos combater as drogas com repressão, mas também com investimentos em prevenção, orientação e ajuda às famílias que têm esse problema dentro de casa”, disse Valverde.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Mais de 500 trabalhadores ouvem propostas de Valverde e Cleiton Roque em Ji-Paraná
O candidato da governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos-PT/PSB”, Eduardo Valverde, acompanhado do candidato a vice Cleiton Roque, participou de várias reuniões em Ji-Paraná na manhã desta quarta-feira (15), onde apresentou seu Plano de Governo para mais de 500 trabalhadores. Além do candidato a vice, Valverde também esteve acompanhado dos candidatos a deputados estaduais Benildo Lima, Professora Claudir do SINTERO e Professora Márcia Regina, todos do PT.
Nas reuniões que aconteceram em um supermercado, uma madeireira, um laticínio, uma metalúrgica, uma fábrica de ração e um frigorífico, Valverde observou que o bom momento que Rondônia atravessa com a geração de empregos, chegando inclusive a sobrar vagas em diversas áreas, é decorrente, principalmente dos investimentos do governo federal em todo Estado. “Nosso maior objetivo será o diálogo com a próxima Presidenta Dilma Rousseff, para que esses investimentos continuem, e que possam ser aumentados através das parcerias que iremos buscar em Brasília”, disse Valverde.
Diante de centenas de jovens trabalhadores, Eduardo Valverde chamou a atenção ao falar sobre a importância da qualificação profissional. Para isso uma das propostas é instalar a Universidade Estadual e implantar a Escola Técnica no Ensino Médio.
Questionado pelos trabalhadores sobre a saúde, o candidato voltou a explicar que o setor será descentralizado. O hospital regional de Cacoal será concluído criando, assim, pólos regionais de atendimento e realização de procedimentos de média e alta complexidade. “Hoje são muitos os que morrem dentro de ambulâncias na BR 364 a caminho de Porto Velho, onde todos os atendimentos de alta complexidade são realizados”, disse Eduardo Valverde, salientando que os hospitais regionais, através de parcerias do Estado com os municípios, também serão melhorados, e que os procedimentos básicos em municípios pequenos também receberão parcerias estaduais através de convênios com as prefeituras.
A funcionária de uma madeireira questionou o postulante sobre questões ambientais, e quis saber o que Eduardo Valverde fará para manter o setor madeireiro funcionando, gerando emprego e renda à população. O candidato parabenizou a trabalhadora pelo grau de conhecimento e pela preocupação, e disse que Rondônia tem as condições necessárias para conciliar desenvolvimento e meio ambiente, bastando, para isto, implementar políticas ambientais internas que não são contrárias às leis ambientais.
“O que temos visto nos últimos oito anos é um governo estadual entrando em conflito com o governo federal quando o assunto é meio ambiente. Se o Estado não age, logicamente o governo federal vai agir, mas nós trabalharemos em harmonia com o governo federal para que, de modo sustentável, possamos permitir que as madeireiras se consolidem dentro da legalidade, gerando mais emprego e renda para a população, industrializando a madeira em Rondônia antes de exportá-la, fabricando móveis, por exemplo”, concluiu Eduardo Valverde.
DEBATE NA REDE TV!
Valverde demonstra equilíbrio e preparo para ser governador
Valverde não se envolveu em discussões vazias, e sua participação não teve a finalidade de ofender aos demais candidatos com acusações, pois acredita que somente o debate de idéias e propostas é capaz de construir um caminho sólido rumo ao Palácio Getúlio Vargas.
Perguntado pelo mediador Adão Gomes “por que quer ser governador de Rondônia?”, Valverde disse que o principal motivo da sua candidatura é a necessidade de se mudar “o velho jeito de fazer política em Rondônia”, e que o povo precisa de um governo que administre para todos, e não para um pequeno grupo. “Quero ser governador para transformar o Estado em um lugar melhor para todos”, disse.
No segundo bloco Eduardo Valverde respondeu a uma pergunta formulada pela organização do debate sobre meio ambiente, oportunidade em que apresentou sua proposta de conciliar desenvolvimento com preservação ambiental. Disse que vai fornecer assistência técnica ambiental aos proprietários rurais e investir em atividades sustentáveis, como a criação de peixes. “Temos muita água e um amplo mercado para a comercialização de peixes. Vamos reforçar a Emater e valorizar o trabalho dos técnicos. Com isso vamos preservar os nossos recursos naturais e proporcionar renda aos criadores de peixes”, disse.
O terceiro bloco foi dedicado às perguntas dos telespectadores. Uma telespectadora perguntou a Valverde quais seriam as suas propostas para a geração de emprego. O candidato foi firme ao responder que o Plano de Governo contempla uma série de ações, como a realização de obras de infraestrutura, o incentivo à industrialização da matéria-prima local, a implantação de uma nova política fiscal e tributária, e investimento em qualificação de mão-de-obra.
Os demais blocos foram dedicados às perguntas entre os candidatos, fase em que mais ficou patente o preparo e o equilíbrio de Valverde, já que alguns candidatos utilizaram a oportunidade para agressões e acusações mútuas.
Eduardo Valverde, perguntado por outro candidato, apresentou suas propostas para a saúde, saneamento básico, segurança pública, e disse que vai acabar com o privilégio de ex-governadores que contam com dezenas de policiais pagos com dinheiro público para fazer segurança particular.
Nas considerações finais, Valverde chamou a atenção dos telespectadores quanto ao conteúdo apresentado. “Vocês viram aqui o que cada um tem a apresentar. Os eleitores puderam perceber quem é o candidato com as melhores propostas, e quais os candidatos que não têm compromisso com o Estado. Temos o melhor candidato a vice-governador, que é o jovem Cleiton Roque, evangélico, vereador em Pimenta Bueno por dois mandatos. Buscamos o equilíbrio para governar para todo o Estado, Capital e interior. Vamos tornar Rondônia um Estado respeitado em todo o país. Não podemos mais ser conhecidos no âmbito nacional como o Estado dos escândalos”, finalizou Valverde ao agradecer aos organizadores e telespectadores.
Cleiton Roque grava programa eleitoral em Pimenta Bueno e Espigão e garante que na administração PT/PSB a região vai ter UTI
Depois de participar de um grande comício em Ji-Paraná na noite de segunda-feira (13/09), o candidato a vice-governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Cleiton Roque, fez gravações nesta terça-feira, dia 14/09 em Pimenta Bueno e Espigão do Oeste para o programa eleitoral gratuito. Cleiton falou dos compromissos assumidos ao lado de Eduardo Valverde para os dois municípios. Em Pimenta Bueno pela parte da manhã, Cleiton Roque gravou na Praça dos Pioneiros, oportunidade em que reafirmou o compromisso de retirar o presídio do centro da cidade e transformar o local em um Shopping Cidadão proporcionando à população vários serviços públicos no mesmo local.
Ainda de manhã o candidato esteve em Espigão do Oeste onde participou de uma entrevista feita pelo radialista e jornalista Inácio Perini, na Rádio Comunitária Romiporã FM 87,9. Cleiton Roque destacou as potencialidades daquele município, principalmente com a fruticultura. Espigão produz, entre outras frutas, laranja, melancia e abacaxi. O Município também possui uma bacia leiteira forte e se destaca no esporte, principalmente nas modalidades do motociclismo. “Aqui tem muita coisa boa, que traz benefício para a população. Só falta apoio e incentivo. No nosso governo vamos colocar a administração estadual a disposição para fomentar todos esses setores”, disse.
À tarde, Cleiton gravou em frente ao Hospital Municipal Ana Neta, onde lembrou o falecimento do amigo Washington Luiz, técnico em informática e ex-servidor da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno. Washington é mais uma vítima que faleceu dentro de ambulância na BR 364 a caminho de Porto Velho, sem condições de ser atendido na cidade, ou em Cacoal, depois de ter sofrido um grave acidente na RO 010. O candidato mencionou o compromisso firmado com apoio de Eduardo Valverde para implantar uma UTI na cidade e de lutar pela aquisição de uma UTI Móvel.
“Se tivéssemos uma UTI no hospital ou uma UTI Móvel, nosso amigo certamente teria mais chances de sobreviver”, disse Cleiton Roque emocionado, ao participar do cortejo fúnebre que atravessou a cidade às 15 horas desta terça-feira.
Ainda durante as gravações Cleiton lembrou das 37 casas populares construídas com recursos do governo federal através do empenho de Eduardo Valverde enquanto deputado federal. O candidato a vice-governador disse que será prioridade a construção de moradias populares para atender às famílias carentes de Rondônia, através de parcerias com a próxima presidenta, Dilma Rousseff, e com os prefeitos rondonienses.
Cleiton Roque também falou dos inúmeros transtornos causados pelos viadutos inacabados em Pimenta Bueno, juntamente com as Marginais da BR 364. “Através da representatividade que já temos em Brasília, teremos maior autonomia para cobrar do governo federal a conclusão dessas obras”, finalizou.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Valverde fala de transposição e apresenta proposta de combate à corrupção durante entrevista na Hora do Povo
Em entrevista de uma hora nesta terça-feira (14/09) ao programa “Hora do Povo” apresentado pelo jornalista Maurício Calixto em rede estadual pela Rádio Rondônia FM, o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, defendeu o rigoroso combate à corrupção, dizendo que Rondônia não pode viver a situação que vive hoje o Estado do Amapá.
Para Valverde, o povo de Rondônia não merece mais ver o Estado em manchetes nacionais por escândalos de desvio de dinheiro público. O combate à corrupção faz parte das propostas de Eduardo Valverde para a segurança pública, que também prevê a valorização dos policiais militares, civis e dos bombeiros, a repressão ao crime organizado, a restruturação da carreira dos profissionais da segurança e parcerias com o governo federal para reforçar o policiamento de fronteira e o aparelhamento das polícias do Estado.
O candidato respondeu aos diversos questionamentos formulados pela produção do programa. Sobre meio-ambiente uma das propostas é fornecer assistência técnica ambiental aos proprietários rurais para evitar as queimadas e a derrubada da floresta. Valverde entende que é possível conciliar produção agropecuária com preservação ambiental.
Sobre saúde Valverde reforçou a proposta de descentralização dos procedimentos de média complexidade com a regionalização do atendimento, de construir um novo pronto socorro em Porto Velho, de valorizar os servidores da saúde e de fazer parcerias com as Prefeituras para melhorar e ampliar o atendimento no interior.
Questionado sobre as propostas para a educação o candidato descreveu o Plano de Governo onde constam projetos de restruturação das escolas, melhoria do salário dos educadores, fornecer qualificação aos profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino.
Valverde falou ainda sobre as propostas para as escolas Família Agrícola, para a juventude, cultura, gestão, e atendeu a diversas perguntas feitas pelos ouvintes, algumas delas sobre a transposição. “Como deputado federal fui um dos maiores defensores da Emenda Constitucional e da sua Lei regulamentadora, juntamente com a senadora Fátima Cleide, autora da PEC. Por onde ando, sempre digo que Rondônia precisa ter um governador com abertura e diálogo junto ao governo federal para resolver questões de interesse da nossa população. Neste momento o processo de transferência dos servidores para a União depende da disponibilização, pelo governo do Estado, das informações solicitadas. No nosso governo esse assunto será uma das prioridades, até porque vai economizar grande volume de recursos aos cofres do Estado, aliviar o Iperon, e fazer justiça a milhares de servidores. Vamos disponibilizar tudo o que for necessário e procurar o Ministério do Planejamento para agilizar a transferência dos servidores”, disse Valverde.
Rondônia sente a perda de Rochilmer, diz Valverde
O falecimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rochilmer Rocha, é uma grande perda para o Estado de Rondônia, segundo Eduardo Valverde, deputado federal licenciado e candidato ao governo do Estado pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”.
“Entre as inúmeras de suas qualidades destacam-se a lealdade, a retidão em suas ações, a sua competência e o respeito que possuía pelos cidadãos e cidadãs deste Estado. Uma pessoa que ajudou a construir Rondônia, e que, com certeza, vai fazer falta entre nós”, disse.
“Neste momento de dor, agradecemos ao Rochilmer pelo conjunto de serviços prestados ao Estado, e apresentamos condolências à esposa, Margarida, e aos filhos Rochilmer Filho, Ana Lúcia, Daniela e Maria”.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Valverde faz campanha em Ariquemes e diz que indústria local será fortalecida em seu governo
O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde (PT), participou na manhã desta segunda-feira (13/09) de uma caminhada no centro comercial de Ariquemes, onde foi recebido calorosamente pela população, principalmente pelos comerciantes com quem conversou sobre seu Plano de Governo.
Acompanharam Valverde a senadora Fátima Cleide, candidata a reeleição, o candidato a deputado federal Itamar da CUT e o candidato a deputado estadual Amauri Guedes.
Em contato com Valverde, muitos empresários queriam mais informações sobre o fim da cobrança antecipada de tributos, que é feita na barreira da Sefin em Vilhena.
Eduardo Valverde reiterou que não se trata apenas de uma promessa, mas de um compromisso dentro do propósito de apoiar a iniciativa privada no desenvolvimento econômico do Estado. “Esse tipo de cobrança não contribui para o fortalecimento do comércio interno, e faz com que pequenos empresários desistam cedo de seus empreendimentos”, disse Valverde.
“Quando um produto entra em Rondônia, tem seus impostos estaduais cobrados em Vilhena na Barreira Fazendária. Ao chegar aqui em Ariquemes, por exemplo, o empresário ainda precisará de tempo para comercializá-lo, e na maioria das vezes vende a prazo, para depois ter o devido retorno de seu comércio. Queremos que os impostos estaduais desses produtos sejam pagos no ato da venda, e não antecipadamente na barreira”, explicou Valverde.
O candidato falou também sobre o fortalecimento da indústria em Ariquemes com vistas à exportação. Ele disse que a posição geográfica de Ariquemes favorece à exportação através da BR 364 e da saída para o Pacífico.
“Rondônia está deixando de depender da economia do contra-cheque com o fortalecimento da indústria. Assim, em poucos anos o Estado será a grande locomotiva do nosso desenvolvimento, e o Município de Ariquemes terá uma importante participação nesse processo. Vamos fazer parcerias com o município no sentido de agregar valores que fortaleçam a indústria, principalmente através de políticas fiscais condizentes com a realidade do empreendedorismo local”, concluiu Eduardo Valverde.
Valverde defende governo para o povo e vence o debate em Vilhena
Mais uma vez as propostas da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, que tem Eduardo Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como Vice, se destacaram perante a população quando confrontadas com as demais promessas. Desta vez, durante o debate realizado pela Associação Comercial e Industrial de Vilhena – ACIV, no Clube dos Estados, em Vilhena.
Para a maioria do público presente, a ausência do atual governador e candidato à reeleição representou o descaso da administração estadual com a região, e a falta de propostas para o povo. Eduardo Valverde não quis destacar essa deficiência e preferiu aproveitar as várias oportunidades para apresentar suas propostas e focar as respostas no fortalecimento do agronegócio no Cone Sul de Rondônia, principalmente na região de Vilhena, que já se consolidou no Estado como maior produtora de grãos.
Valverde foi enfático ao afirmar que o próximo governador deverá administrar com capacidade de dialogar com o governo federal para implementar suas ações nos mais variados setores. “Essa capacidade de dialogar com a próxima Presidenta Dilma Rousseff, será fundamental para assegurar investimentos que vão beneficiar a agroindústria em Rondônia, sobretudo quando o assunto tratar de exportação das nossas produções, sejam de grãos ou de carne”.
Durante o debate o relacionamento de Valverde com Dilma Roussef e com o Presidente Lula chegou a ser destacado por outros candidatos. “Sem portas abertas em Brasília é difícil administrar o Estado. Vejam o exemplo de Porto Velho, onde hoje estão as maiores obras do PAC. Tudo aquilo é resultado da confiança que o governo federal tem no companheiro Roberto Sobrinho. Como deputado federal conseguimos recursos para todo o Estado. Como governador vamos transformar Rondônia em um Estado melhor”, disse.
Eduardo Valverde não deixou de falar de assuntos importantes como saúde, quando propôs a descentralização e as parcerias com as Prefeituras; educação, garantindo que a Universidade de Rondônia sairá do papel e a Escola Técnica no Ensino Médio será uma realidade; e segurança pública, propondo o aumento do efetivo, a valorização dos servidores e o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais da saúde.
Um dos assuntos mais destacados por Eduardo Valverde no debate foi a importância estratégica de Vilhena e de todo Estado de Rondônia para a integração da América Latina. “Vilhena se prepara para receber a ferrovia ligando Rondônia ao Centro-Oeste e ao Sudeste. Nosso desafio será buscar a conclusão do projeto ligando essa ferrovia a Porto Velho, o que ampliará ainda mais o escoamento da produção nessa região”, disse.
O debate serviu para reafirmar o preparo, a maturidade e a capacidade que Eduardo Valverde possui para governar Rondônia. “Tenho certeza que minha amizade com o Presidnete Lula e com a próxima Presidenta Dilma Rousseff, será importante para o desencadeamento de várias situações, como a aceleração do enquadramento dos servidores do Estado na transposição. Tenho e terei toda liberdade de apresentar à próxima Presidenta o quanto essa transposição de servidores é importante para Rondônia, e tenho certeza que suas determinações em nosso favor serão essenciais para a conclusão definitiva deste assunto”, concluiu Eduardo Valverde.
Autor: Assessoria
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Valverde garante na Glomaron apoio aos municípios na elaboração de projetos e captação de recursos
A apresentação do plano de governo do candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, concluiu as atividades da Semana de Política e Cidadania, realizada pela Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron), e coordenada pelo Grão-Mestre Juscelino Moraes do Amaral.
Assim como os demais candidatos, Valverde foi recepcionado pela Comissão de Política e Cidadania da Glomaron, teve o tempo estipulado pela organização para expor suas propostas. O candidato fez uma contextualização do momento econômico do Estado, do posicionamento geográfico estratégico de Rondônia para a integração da América Latina, e do perfil que deverá ter o próximo governador para governar Rondônia, considerando todos esses aspectos.
Eduardo Valverde disse que o Plano de Governo Participativo a ser colocado em prática está baseado no desenvolvimento, na cidadania e na transparência, e explicou cada tópico.
Segundo ele, o desenvolvimento vai precisar de um bom relacionamento com o governo federal, de parceria com os municípios e de um planejamento que aproveite as grandes obras do PAC, que proporcione incentivos à geração de empregos através da indústria, do comércio e dos serviços. Também vai implantar a infraestrutura necessária no Estado, com a recuperação e pavimentação de estradas, estruturação de aeroportos, e apoiar os Municípios na implantação de infraestrutura local, como rede de água, esgoto e drenagem.
Valverde disse que vai criar uma estrutura para dar suporte aos Municípios na elaboração de projetos para a captação de recursos junto ao governo federal e aos organismos financiadores. “Existem muitos recursos parados por falta de projetos. A maioria das Prefeituras não têm condições de elaborar projetos porque não possuem técnicos especializados. Então o Estado vai ajudar na elaboração desses projetos”, disse Valverde, destacando que na sua administração os Municípios não serão abandonados.
Sobre a cidadania Valverde apresentou projetos para a educação, saúde, segurança pública, assistência social, formação e qualificação de mão-de-obra, formação esportiva, turismo e lazer. Sobre a Educação, o candidato disse que vai valorizar os profissionais com formação continuada e salário justo. Também vai dotar as escolas de condições adequadas, e buscar uma maior integração das famílias dos alunos na comunidade escolar.
Sobre a saúde Valverde disse que vai descentralizar a maioria dos procedimentos, fazer parcerias com as Prefeituras e implantar unidades regionais de média e alta complexidade para evitar o transporte de pacientes na BR 364 e descongestionar o Hospital de Base de Porto Velho. E na segurança pública, Valverde garantiu que vai valorizar as polícias Civil e Militar, organizar as carreiras dos profissionais, estruturar e equipar as unidades, e oferecer salário justo e condições de trabalho. Os demais itens do Plano de Governo foram detalhados, e ao final os maçons puderam fazer perguntas que prontamente foram respondidas pelo candidato.
Valverde foi agraciado pelo Grão-Mestre Juscelino Moraes do Amaral com uma placa comemorativa ao evento, recebeu medalha pelas comemorações dos 25 anos da Glomaron, e, de presente, recebeu uma fotografia datada de 2003, que registra o nascimento da luta pela transposição dos servidores estaduais para a União. Na foto Juscelino entrega ao então deputado federal Eduardo Valverde uma proposta de ante-projeto de Lei.
Valverde agradeceu pelo espaço concedido para sua exposição e disse que neste momento, em que várias propostas estão sendo apresentadas, é preciso diferenciar o que representa a consistência e a verdade, do que são apenas promessas vazias. “O que nós apresentamos aqui é uma síntese do que faremos. São propostas simples, que atendem às necessidades do povo de Rondônia, e possíveis de serem realizadas”, finalizou.
Autor: Assessoria
Assinar:
Comentários (Atom)




