sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Valverde e Cleiton recebem sugestão para criação da Secretaria Estadual da Pesca e Aqüicultura.

O candidato a governador de Rondônia, Eduardo Valverde (PT), ladeado pelo candidato a vice, Cleiton Roque (PSB), receberam na manhã desta terça-feira (10), na sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Porto Velho, o Presidente da Federação de Pescadores e Aquicultores de Rondônia, Hélio Braga de Freitas, que é também Secretário da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores.







Durante a proveitosa reunião, Hélio Braga sugeriu a criação da Secretaria Estadual de Pesca e Aqüicultura de Rondônia, idéia que foi bem aceita por Valverde e Cleiton Roque. Eles também conversaram sobre a revogação de uma lei estadual que proíbe a pesca dos pescadores rondonienses no Rio Guaporé.







Hélio Braga explicou que enquanto os rondonienses são proibidos pelo governo estadual de pescarem no rio internacional, os bolivianos o fazem livremente do outro lado do rio. “Esta diferença tem que ser corrigida em Rondônia, porque milhares de famílias que vivem as margens do Rio Guaporé, como os quilombolas, ribeirinhos e as etnias indígenas, dependem exclusivamente do pescado para sobreviver”, argumentou Hélio.







Eduardo Valverde e Cleiton Roque se comprometeram em implementar, no plano de governo, políticas para potencialização da pesca e da aqüicultura em Rondônia. “Através da certificação de criadores e pescadores, poderemos fomentar e fortalecer a exportação do pescado, considerando o alto consumo no mercado brasileiro e no exterior”, disse Eduardo Valverde.







Cleiton Roque considerou que, através de convênios e parcerias com os municípios, a merenda escolar poderia receber o peixe, que certamente contribuiria com a qualidade de aprendizado dos estudantes, através de uma refeição melhor implementada. “Também seria necessário trabalhar a assistência técnica, tanto para os criadores, quanto para os pescadores, desenvolvendo meios para a industrialização e comércio do pescado rondoniense”, disse Cleiton Roque.







Como membro da Frente Parlamentar da Pesca em Brasília, Eduardo Valverde detém vasto conhecimento do assunto, e como deputado federal contribuiu para a qualificação de profissionais do setor em Rondônia, inserindo, por exemplo, o Curso de Engenharia de Pesca, realizado em Presidente Médici através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Eduardo Valverde também destinou cerca de R$ 20 milhões de reais, através de emendas parlamentares, para serem investidos em Rondônia no setor pesqueiro.







“O estado de Rondônia, com certeza, é um grande produtor de pescado, tanto através dos rios, quanto através dos criadores. É um mercado aberto para exploração, que precisa de maiores incentivos para ser consolidado”, concluiu Eduardo Valverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário