segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Valverde vai levar saúde e infraestrutura para a região ao Vale do Guaporé

Uma das metas do candidato ao governo do estado pela aliança Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB, Eduardo Valverde, é levar atendimento médico à região do Vale do Guaporé e promover ações para evitar o êxodo rural. Em visita à região, Valverde constatou que alguns municípios estão abandonados há décadas, desprovidos de infraestrutura sequer para atender a população urbana no que diz respeito a oportunidades de emprego, educação, lazer e outros benefícios que dependem de ações governamentais.

Exemplo desta situação é a cidade de Costa Marques, onde Valverde esteve esta semana. Com cerca de 15 mil habitantes, a Pérola do Vale do Guaporé também sofre o descaso de velhos governantes. Lá, Valverde constatou que os jovens são os mais atingidos pela sistemática indiferença oficial. Sem opção de emprego, os jovens acabam migrando para a capital ou para a Bolívia, onde muitos vão em busca de um curso superior.

Para Valverde, além de prejudicar jovens e trabalhadores citadinos, esta falta crônica de compromisso tem colocado em segundo plano, ou mesmo ignorado, os tradicionais povos que habitam a região, como é o caso dos quilombolas que hoje somam cerca de 400 moradores das comunidades Santa Fé e Forte Príncipe da Beira. “O governo do estado precisa estar mais presente nas comunidades quilombolas, pois são povos especiais que precisam de apoio para não serem atropelados em sua cultura e costumes. Vamos formar parcerias com as universidades para garantir melhor condição de vida a quem resistiu aos exploradores. Eles compõem a nossa história”, lembra.

Valverde discutiu a situação com a comunidade e várias lideranças da região. Ele disse que seu plano de governo prevê a qualificação de mão-de-obra, mais oportunidade de cursar uma faculdade com a criação da Universidade Estadual. A plataforma do candidato petista aponta ainda incentivos de desenvolvimento da região, “de forma eficaz e sustentável”.

Para isso, Valverde vai contar com o apoio de Dilma Rousseff, fomentando a indústria de transformação e a exportação de produtos acabados, “tudo sem agredir o santuário ecológico”. Nesse sentido, o presidente Lula já deu o primeiro passo ao garantir a pavimentação da BR 429, através do PAC.

O Plano de Governo Participativo de Valverde prevê a celebração de convênios para oferecer bolsas de estudos principalmente em faculdades da área de saúde, como medicina e enfermagem, mediante o compromisso dos futuros médicos de prestarem atendimento às comunidades do Vale do Guaporé pelo período mínimo de quatro anos. “Assim, além de oferecer oportunidade aos jovens da região, haverá um retorno para a população em forma de atendimento médico”, finalizou Valverde.

Dilma tem apoio de 43 dos 52 prefeitos de Rondônia

A candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República ganhou mais força em Rondônia após reunião realizada em Ji-Paraná, na manhã de sábado, 29/08.


Participaram da reunião representantes de diversos partidos políticos, deputados, prefeitos, vereadores, aliados e simpatizante.Todos declararam o apoio e foram unânimes em reafirmar que o País deverá ser governado por uma mulher.

O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT), coordenador geral da campanha de Dilma em Rondônia, foi enfático ao reconhecer o amadurecimento da classe política e do povo brasileiro nesse processo eleitoral.

Segundo Roberto Sobrinho, dos 52 municípios rondonienses, 43 prefeitos já se posicionaram em favor de Dilma Rousseff e estão atuando na campanha da ex-ministra. “Agora é só uma questão de tempo. Vamos trazer os demais para esse projeto político“.

Para o prefeito de Alvorada D’Oeste e também presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) Laerte Gomes (PSDB), os problemas estão nos municípios e o presidente Lula voltou os olhos às cidades com mais investimentos.

“É a primeira vez que vou votar no PT”, disse, assumindo erro em não ter votado em Lula em outras eleições. “O País cresce a passos largos e o cidadão melhorou o poder de compra”.

“Estamos irmanados nessa luta”, afirmou em discurso a vereadora ji-paranaense Solange Pereira (PMDB).

O prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro (PMDB), destacou que no governo Lula as Prefeituras tem acesso à Casa Civil. “Antes tínhamos de mendigar, agora temos acesso garantido”, refletiu Ribeiro ao se pronunciar sobre a receptividade que tem no governo Federal por ocasião do Território da Cidadania.


Mulher no poder

Do ponto de vista do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), está na hora de o Brasil ser comandado por uma mulher. “A política interfere na vida das pessoas desde a gestação à terceira idade. A Dilma vai avançar ainda mais este processo do desenvolvimento nacional”, disse.

Ao completar a fala do deputado Jesualdo, o coordenador geral da campanha Roberto Sobrinho foi além. Segundo ele, “lugar de mulher é na política”. “Já foi o tempo em que mulher era tratada como uma simples doméstica”, arremata Sobrinho, confiante no desempenho da candidata à presidência junto ao eleitorado brasileiro. “É o momento da mulher. Sinto isso há dois anos. Vamos valorizá-la”, discursou Eurípedes Miranda, deputado federal pelo PT.

ALTO ALEGRE DOS PARECIS: Eduardo Valverde, Cleiton Roque reúnem multidão em comício

O candidato a governador de Rondônia, Eduardo Valverde (Coligação Rondônia Melhor Para Todos PT/PSB), participou, ao lado de seu vice Cleiton Roque, de um grande comício em Alto Alegre dos Parecis. O evento reuniu mais de mil pessoas no centro da cidade para ouvir as propostas do Plano de Governo Participativo.

A festa foi preparada pelo candidato a deputado federal e ex-prefeito da cidade, Padre Ton (PT), que recebeu em seu palanque vários candidatos a deputados federais e estaduais de toda região, e a senadora Fátima Cleide (PT), candidata a reeleição. Na ocasião, Padre Ton reforçou o seu compromisso com o Estado de Rondônia, no sentido de contribuir com o governo de Eduardo Valverde, primordialmente como modo de atender às necessidades da população.

Eduardo Valverde reforçou o seu compromisso de implantar infraestrutura através do PAC estadual, com a construção de aeroportos, asfaltamento de rodovias e conservação das estradas já existentes para facilitar o escoamento da produção agrícola e párea permitir o acesso mais rápido à todas as regiões.

Valverde disse também que a cidadania será valorizada em seu governo, através da educação, saúde e segurança pública. “Vamos descentralizar a saúde concluindo o Hospital Regional de Cacoal para desafogar o gargalo do Hospital de Base e do João Paulo II, em Porto Velho. Vamos trabalhar para que os pacientes não morram mais dentro de ambulâncias na BR 364. Vamos implantar ensino médio tecnológico para que nossa juventude tenha oportunidade no mercado de trabalho. Vamos tornar realidade a Universidade Estadual de Rondônia, sem deixar de implementar e organizar nossas polícias através de uma Lei Orgânica para que a Segurança Pública de Rondônia seja motivo de confiança para a população”, disse Eduardo Valverde.

Cleiton Roque falou do equilíbrio de pensamentos e forças que compuseram a aliança “Rondônia Melhor para Todos”, com o candidato a governador sendo da Capital e o vice-governador do interior. “Eduardo Valverde é um homem experiente e articulado em Brasília, de forma que tem toda capacidade para governar Rondônia conforme o nosso povo merece, até porque apresenta as melhores propostas de governo. Eu conto com a força da juventude, e com certeza participarei desse governo olhando para as necessidades do interior do Estado, buscando apoio e alternativas de incentivar os nossos jovens a estudarem, praticarem esportes e participarem dos mais variados movimentos culturais”, concluiu Cleiton Roque.

Eduardo Valverde visita feira de produtores rurais e Escola em Alta Floresta do Oeste

O candidato a governador de Rondônia, Eduardo Valverde, visitou a feira de produtores rurais de Alta Floresta do Oeste na manhã deste domingo (29), onde cumprimentou e conversou com dezenas de pequenos produtores que encontram na feira o meio de sustento de suas famílias, com a venda das pequenas produções.

Eduardo Valverde destacou o programa “Luz Para Todos”, do governo Lula, que levou e está levando energia elétrica às propriedades rurais mais distantes das cidades.

“O programa “Luz Para Todos” trouxe importantes benefícios para os produtores, que antes não tinham condições de beneficiar algumas produções, como o milho por exemplo, que agora pode ser processado numa trilhadeira elétrica e ser vendido por um preço bem melhor por ter sido beneficiado ainda no campo. Isso faz com que seja melhorado o rendimento familiar, além de oferecer a oportunidade de viver com um pouco mais dignidade, adquirindo, dentre tantas outras coisas, uma geladeira, uma TV e uma antena parabólica”, disse Valverde.

Ainda em Alta Floresta o candidato a governador visitou a 2ª Feira de Empreendedorismo, realizada neste fim de semana na Escola Poty a partir da iniciativa dos professores, dos estudantes e de colaboradores da escola. Valverde assinou o livro de presença e visitou todos os stands. “Estão de parabéns os alunos e professores pela iniciativa. Um dos objetivos do nosso Plano de Governo é estimular o empreendedorismo através da Escola Técnica Estadual, além da criação do Sistema Estadual de Inspeção Animal e Vegetal”, declarou.

“Essas implementações viabilizarão melhorias na indústria familiar como as que se apresentam nessa feira. Essa juventude que se envolve com esse tipo de empreendedorismo será fundamental para o melhoramento da qualidade de vida das famílias, principalmente nas pequenas cidades de Rondônia”, disse Valverde.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Valverde diz em Costa Marques que o eleitor de Rondônia e do Brasil está mais consciente

O candidato ao governo do Estado pela aliança Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB, Eduardo Valverde, em atividade de campanha na cidade de Costa Marques, disse nesta quinta-feira (27/08) que o eleitor brasileiro está mais consciente a cada eleição, ao analisar o resultado de mais uma pesquisa divulgada pelo Datafolha.
De acordo com o Datafolha, a candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, manteve sua tendência de alta e foi a 49% das intenções de voto. Abriu 20 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB, que está com 29%. Os contratantes do levantamento são a Folha e a Rede Globo.
Realizado nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos que antes eram redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda.
Mesmo em São Paulo, ninho tucano há 16 anos, Dilma já ultrapassa Serra 6 pontos. “O brasileiro sabe o que quer; percebeu que Dilma é a candidata de Lula, e que é ela, melhor do que ninguém, que vai manter a marcha do desenvolvimento do País, sem o perigo de descarrilamento”, diz Valverde.
É nesta perspectiva que o candidato petista segue a campanha rumo à chefia do Executivo estadual. Ele aposta no potencial de discernimento do eleitorado rondoniense que há de concluir que o tripé Lula, Dilma e Valverde “é o melhor para todos”.
Para Valverde, o povo não agüenta mais o velho jeito de fazer política, e nessas eleições vai saber diferenciar os bons dos maus políticos. Eduardo Valverde considera que essa mudança se deve a um conjunto de fatores, como o advento da Lei da Ficha Limpa, o excelente desempenho da administração do PT na Prefeitura de Porto Velho com o prefeito Roberto Sobrinho, e o apoio que tem de Lula e de Dilma.
. “É esse diferencial que o eleitor começa a considerar ao escolher em quem votar. Isso nós percebemos a cada reunião com membros dos mais diversos setores da sociedade; estão sentindo que seguir ao nosso lado é a opção mais coerente para tornar de fato e de direito Rondônia melhor para todos”, aponta Valverde,
Valverde apresenta plano de governo aos policiais e bombeiros do ex-território de Rondônia

Ao longo de sua campanha eleitoral o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, vem se reunindo com os mais variados segmentos das polícias civil e militar para discutir o Plano de Governo Participativo para a segurança pública.

Na manhã desta quarta-feira (25/08), foi a vez dos Policiais e Bombeiros Militares do Ex-Território de Rondônia, associados da ASPROMETRON, receberem as propostas de Valverde.

Juntamente com a senadora Fátima Cleide, candidata à reeleição, e com o candidato a deputado federal Itamar da CUT, Valverde foi recebido pelo Presidente da Associação, o Subtenente da Polícia Militar, Luiz Francisco da Costa.

Valverde salientou a importância desses encontros para formatar uma opinião embasada na realidade, visando, dentro da legalidade e possibilidades, apresentar propostas concretas com reais chances de serem executadas pelo próximo governo estadual.

Durante a reunião foram discutidos os principais problemas das polícias e apontadas soluções para que os profissionais tenham condições de desenvolver o seu trabalho. “Vamos criar a Lei Orgânica de Segurança Pública, para disciplinar, dentre outras coisas, as promoções de oficiais e as escolhas de comando”, disse Eduardo Valverde.

O candidato afirmou que, apesar das polícias militar e civil terem forças e diretrizes distintas, o seu Plano de Governo prevê trabalhos e ações integradas.

Eduardo Valverde observou que o acúmulo de serviços administrativos, aliados ao trabalho de campo, elevam os policiais aos altos índices de stress, prejudicando a saúde e a qualidade do serviço prestado pelo Estado.

O candidato disse que a permanência no serviço público precisa ser estimulada através da contratação de mais contingente, salário justo, e cursos de aperfeiçoamento.

“Hoje são vitais para o melhoramento da segurança pública em Rondônia a preparação e amparo psicológico e social aos agentes com alto nível de stress mental e físico, a redução de cargos comissionados e fazer com que as funções gratificadas sejam exercidas por profissionais de carreira”, concluiu Eduardo Valverde.
Valverde vai fortalecer a Emater para impulsionar produção


Da mesma forma como defendeu na Câmara Federal a incrementação da assistência técnica e extensão rural para melhorar a agricultura familiar, a criação de peixes e a produção nas pequenas propriedades, o candidato ao governo do estado pela aliança Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB, Eduardo Valverde, vai fortalecer os órgãos envolvidos no setor ao assumir o Executivo estadual.
Consta, por exemplo, do Plano de Governo Participativo de Valverde, a reestruturação da Emater, de tal forma que a transforme, de fato, num importante instrumento de assistência técnica aos produtores rurais, impulsionando maior e melhor produção. A proposta de Valverde é fortalecer a Emater, criar carreiras para os funcionários, valorizar os técnicos e aumentar as atividades do órgão.
“Durante muito tempo a nossa Emater foi abandonada, não foi valorizada pelo governo do Estado como deveria. A Emater chegou até a ser usada como instrumento político de pressão. No nosso governo isso vai mudar. Os funcionários e os técnicos serão valorizados e terão liberdade para exercer as suas atividades”, disse Valverde.

Projeto sustentável

Paralelo ao suporte técnico que será oferecido aos agricultores, Eduardo Valverde quer reforçar também a sustentabilidade no setor, a partir de projetos como o Reca, que pode ser implantado em várias regiões do Estado de Rondônia. A lucratividade e o bem-estar social gerados por este modelo de sustentabilidade e reflorestamento são fundamentais para propiciar maiores investimentos da parte do governo, que por sua vez poderá estender o programa a milhares de trabalhadores.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

No SEBRAE Valverde apresenta proposta para a consolidação da economia de Rondônia


A consolidação da economia do Estado com o fortalecimento das micro, pequenas, médias e grandes empresas foi uma das propostas apresentadas pelo candidato a governador Eduardo Valverde (coligação Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB), durante reunião com diretores, técnicos e funcionários do SEBRAE, na tarde de terça-feira (24/08), em Porto Velho.

Valverde foi recebido no Auditório do SEBRAE Diretor Superintendente da instituição, Pedro Teixeira, e pelo Diretor Técnico, Hiram Lea, oportunidade em que apresentou os três pilares do Plano de Governo Participativo: Desenvolvimento, Cidadania e Transparência.

O candidato afirmou que o bom momento econômico que vive o Estado decorre dos investimentos do governo federal, principalmente através das usinas do Complexo Madeira. “Estamos com o menor nível de desemprego no Brasil neste momento”, apontou Valverde, salientando que as usinas deverão gerar cerca de R$ 60 milhões em royalties por ano, recurso que será fundamental para auxiliar o desenvolvimento do Estado.

Eduardo Valverde observou que esse desenvolvimento depende totalmente do poder de articulação do próximo governador com o governo federal. “O grande responsável pelo desenvolvimento do Estado e consolidação das empresas no mercado, é o governo federal, e o próximo governo estadual deverá estar preparado, como estou, para abrir diálogo em Brasília, articulando os mais variados investimentos em Rondônia, que deixou de ser um Estado ‘fim de linha’, e passou a ser um local estratégico para a internacionalização do Brasil junto a América Latina, pelo Pacífico”, pontuou.

Valverde disse que uma das primeiras medidas como governador será lançar o “PAC Estadual”, que prevê uma série de ações estruturantes do Estado em cinco macro regiões que são: Guajará Mirim – pela ponte que ligará o Brasil à Bolívia; Porto Velho – pelo gigantesco canteiro de obras instalado na região; Machadinho do Oeste – pela expectativa da construção da terceira usina do hidrelétrica, a Usina de Tabajara, que também tornaria o rio navegável através de eclusas; Ji-Paraná como a Região Central e Vilhena – pela chegada da ferrovia vinda do Centro-Oeste brasileiro.

Esse PAC Estadual seria responsável pela construção e revitalização dos principais aeroportos em Rondônia, bem como pela construção de novos portos junto ao Rio Madeira e, finalmente, pelo asfaltamento de estradas estaduais como a rodovia Buritis/Porto Velho, dentre outras. O PAC de Rondônia prevê ainda a criação do Fundo de Ciência e Tecnologia.

“Este é o atual cenário do desenvolvimento de Rondônia, e acredito que o SEBRAE tenha uma grande parcela de importância em todo esse processo, uma vez que atua na preparação técnica de vários setores que, somados a esta nova situação que estamos vivenciando, certamente será vital para a consolidação das nossas empresas, e instalação de tantas outras que estaremos incentivando em nosso Estado”, concluiu Eduardo Valverde.

O Diretor Técnico do SEBRAE, Hiram Leal, elogiou o Plano de Governo de Eduardo Valverde e disse que sob o prisma do empreendedorismo o plano está “perfeito”. “Eu tinha preparado uma série de perguntas para fazer, mas esse Plano me pareceu tão bom que ultrapassou minhas expectativas”, concluiu o Diretor.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ministros de Lula entram na campanha de Valverde


O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, confirmou nesta terça-feira (24/08) a adesão de vários ministros à campanha eleitoral.
Valverde, que já tem o apoio de Lula e de Dilma, terá em sua caminhada o reforço de ministros que se dispuseram a ingressar na campanha, inclusive com depoimentos nos programas eleitorais de rádio e televisão.
Os ministros pretendem, com esse apoio, realçar as qualidades dos candidatos da coligação (Eduardo Valverde para governador e Cleiton Roque para vice) e mostrar à população de Rondônia as possibilidades de crescimento com a escolha do governo certo.

A maioria das obras do governo federal em Rondônia, como estradas, pontes, viadutos, mais os recursos destinados ao Estado, são resultado da parceria de Eduardo Valverde e da senadora Fátima Cleide com o governo federal através dos ministérios.
“Os ministros têm um papel muito importante no desenvolvimento das ações do governo federal no Estado. São os Ministérios os responsáveis pelo gerenciamento das obras, bem como pela destinação dos recursos. Com o apoio dos ministros e da presidência da República, vamos transformar Rondônia em um Estado melhor para a nossa população”, disse Valverde.

Valverde visita cooperativa e apresenta propostas com base no desenvolvimento, cidadania e transparência

O candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, se reuniu na noite de segunda-feira (23/08) com dezenas de empresários cooperados da Cooperativa de Transportes e Terraplenagem – COOPRESTAMEP. A cooperativa tem mais de 120 sócios e mais de 450 caminhões, tratores e máquinas pesadas.

Eduardo Valverde foi recepcionado pelo presidente da cooperativa, Júlio Macário, e fez uma breve explanação sobre a situação econômica do Estado. Valverde disse que Rondônia vai deixar de ser “fim de linha” para se transformar em um dos Estados mais importantes do país, já que será um grande fornecedor de energia elétrica para o país, vai ter uma hidrovia e uma ferrovia, que juntas acelerarão o processo de exportação.

“Os olhos das principais lideranças políticas do nosso país estão voltados para Rondônia neste momento, e o próximo governador tem que estar preparado para consolidar Rondônia nessa internacionalização comercial que vai gerar outros milhares de empregos”, observou Valverde.

O candidato destacou os três pilares do seu Plano de Governo que são o desenvolvimento, a cidadania e a transparência. Segundo Eduardo Valverde não há como integrar o Estado de Rondônia ao desenvolvimento nacional e internacional sem que sejam observados esses três pilares.

“Estamos preparados para buscarmos parcerias junto aos governos municipais e federal, no sentido de encontrarmos saídas para esta nova realidade que nos atinge com força”, disse o candidato.

Valverde deixou claro que todo desenvolvimento passa obrigatoriamente pelo aspecto da cidadania, pois nela estão inclusos os projetos de educação e saúde, visando principalmente a qualificação profissional através da Rede de Ensino Médio Profissionalizante e a implantação da Universidade Estadual, bem como a descentralização das principais ações de saúde no Estado a partir da conclusão do Hospital Regional de Cacoal.

Ele disse ainda que através da transparência é que seu governo planeja ganhar a confiança de investidores externos, que através da instalação de novas empresas no Estado, que poderiam, por sua vez, contar com os mais variados tipos de incentivo, a começar pelos fiscais, garantiriam emprego e renda para o período “pós usinas”, quando as obras serão concluídas e milhares de trabalhadores serão dispensados.

“É desta maneira que estamos pensando Rondônia neste momento, para que não passemos despercebidos diante desta grande oportunidade. Até porque, se assim não o fizermos, estados como Acre e Mato Grosso certamente não deixarão passar este bom momento de sólida economia que atravessa o Brasil”, concluiu Eduardo Valverde.

Valverde defende valorização e apoio às polícias Civil e Militar para melhorar a segurança pública

O candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, se reuniu na manhã desta segunda-feira (23/08) com servidores da Delegacia de Homicídios de Porto Velho, oportunidade em que expôs propostas contidas no Plano de Governo para o setor da segurança pública.

Valverde foi recebido pelo Delegado Titular da Delegacia de Homicídios, Eliseu Muller Siqueira, e pelo Diretor da Divisão de Homicídios, Delegado Márcio Mendes Moraes.

Cerca de 20 profissionais participaram da reunião e fizeram um breve relato da atual situação da Polícia Civil no Estado de Rondônia. Dentre as idéias e reivindicações apresentadas pela categoria, apresentaram-se abordagens relacionadas principalmente à hierarquia dentro das polícias Civil e Militar, atritos políticos detectados entre as duas polícias, bem como a falta de valorização e qualificação dos profissionais de segurança pública.

Depois de ouvir atentamente às colocações e desabafos dos servidores, Eduardo Valverde apresentou os principais tópicos do Plano de Governo participativo na área da Segurança Pública, apontando a reorganização das polícias, fortalecimento das instituições, realização de novos concursos para ampliação do quadro de agentes da Polícia Civil e da PM, bem como o reaparelhamento das duas polícias.

Valverde disse que no seu governo popular as promoções na Polícia Militar obedecerão critérios estabelecidos em Lei, acabando com o apadrinhamento político. “Uma medalha ou uma moção honrosa que se dê a um policial, deve estar de fato e de direito ligadas às suas atividades e ações ‘in loco’, na rua, por comprovado ato de bravura ou qualquer que seja outro critério que lhe faça merecer este tipo de promoção, e não apenas porque é indicado por um político ou favorecido por forças externas, como tem sido denunciados alguns casos recentes”, disse Valverde.

O candidato a governador também disse que vai buscar parcerias com o governo federal e com os municípios para implementar ações que vão melhorar o funcionamento das polícias civil e militar, como o aparelhamento com equipamentos modernos e reestruturação da Academia de Polícia para que os profissionais de Segurança Pública possam receber qualificação continuada.

“Um dos maiores anseios da população de Rondônia, neste momento, é por segurança pública. E para atender a esta demanda social, temos que discutir o funcionamento das polícias e promover uma reorganização. Esta será uma prioridade a ser vencida já nos primeiros meses de governo”, concluiu Eduardo Valverde.

Valverde defende ampliação de vagas no ensino superior com a implantação da Universidade Estadual e incentivo de cursos à distância

No 3º Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica – ENCIC, realizado sábado (21/08) no auditório da Faculdade Católica em Porto Velho, o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, defendeu a ampliação do número de vagas no ensino superior.

Além parceria com a Unir, Valverde disse que vai implantar a Universidade Estadual e falou da importância do ensino superior à distância implantado no Brasil há cerca de 10 anos.

“Como deputado federal, defendi esta modalidade por acreditar que muitas oportunidades são criadas a um enorme contingente sem condições de freqüentar um curso presencial pelos mais diversos fatores; favorece também àqueles de menor poder aquisitivo, uma vez que os custos representam menos da metade de um curso convencional”, avalia.

Ao reafirmar a criação da Universidade Estadual de Rondônia, quando governador, Valverde disse que a instituição adotará o ensino à distância, principalmente na preparação e capacitação de professores lotados nas regiões mais distantes dos grandes centros.

“Os levantamentos do MEC indicam que esta modalidade vem melhorando gradativamente as condições de vida dos beneficiados. Então, por que não adotá-la para levar o conhecimento científico aos locais mais remotos”, conclui.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eduardo Valverde e Cleiton Roque garantem Shoping Cidadão para Pimenta Bueno

Durante visita a Pimenta Bueno neste fim de semana o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB” Eduardo Valverde assumiu o compromisso, a pedido de seu vice, Cleiton Roque, de retirar a cadeia do centro da cidade de Pimenta Bueno, instalando no local um “Shopping Cidadão”.

“Essa situação de manter uma cadeia de frente para a praça, no centro da cidade, impede até mesmo novos investimentos por parte dos comerciantes que pretendem investir no Município, gerando mais emprego e renda, além de ser um desconforto para a população, que fica receosa de caminhar com a família pela Praça dos Pioneiros”, pontuou Cleiton Roque.

Para Eduardo Valverde a instalação de um “Shopping Cidadão” no local da cadeia, onde também se instalaria uma Secretaria de Estado, além de resolver os problemas advindos da cadeia em si, seria muito mais útil para a população, que teria neste local mais comodidade para tirar documentos de identidade e ter acesso a inúmeros outros serviços públicos.

“A pedido do meu vice Cleiton Roque, assumo este compromisso como prioridade em meu governo, se assim for eleito. Vamos buscar parcerias com a Prefeitura Municipal no sentido de construir uma nova cadeia em local mais apropriado, e vamos transformar o atual local em um ‘Shopping Cidadão’, com representações de vários órgãos públicos estaduais, municipais e federais, aproximando nossas ações da população pimentense”, disse Eduardo Valverde.

Cleiton Roque voltou a salientar que um governo se faz com parcerias, e que o governo de Eduardo Valverde é uma porta aberta para o diálogo com os governos municipais e federal, no sentido de beneficiar a população.

“A população de Pimenta Bueno e região receberá especial atenção do próximo vice-governador de Rondônia, se a nossa população entender que Eduardo Valverde é, neste momento, o nome mais preparado para governar o nosso Estado, até mesmo pelo interesse que tem de estreitar os laços administrativos junto ao governo federal para buscar soluções que atendam à demanda interna”, concluiu Cleiton Roque.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Na TV Rondônia Valverde apresenta proposta para melhorar o atendimento na saúde

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, concedeu entrevista nesta terça-feira, dia 17/08 ao Jornal de Rondônia, telejornal apresentado pela jornalista Carolina Brazil na TV Rondônia, afiliada da Rede Globo no Estado, oportunidade em que apresentou uma síntese do Plano de Governo Participativo dentro dos temas estabelecidos pela emissora: economia, educação, segurança pública, sistema penitenciário, meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia, agricultura, esporte e cultura.

De acordo com Valverde, o Estado tem condições de resolver os problemas de atendimento na saúde utilizando recursos próprios, gestão competente e vontade política. O candidato disse que se for eleito governador vai ampliar o atendimento regionalizado para que os pacientes não precisem se deslocar de qualquer ponto do Estado até Porto Velho para buscar atendimento em uma rede estadual já saturada.

“Vamos reforçar os hospitais regionais já existentes e implantar novas unidades, dotando todas elas de condições de realizar procedimentos de baixa e média complexidade. Assim, os hospitais regionais terão condições de fazer consultas, exames e cirurgias, melhorando o atendimento à nossa população. O nosso povo não pode mais sofrer nas estradas em ambulâncias em busca de socorro. Em muitos casos o paciente não chega vivo ao hospital. No nosso governo esse sofrimento vai acabar”, disse.

Para completar o atendimento Valverde disse que vai firmar parceria com as Prefeituras para ajudar a pagar os médicos, os demais profissionais e adquirir equipamentos para os hospitais locais, o que vai dar agilidade no atendimento e desafogar o Hospital de Base e o João Paulo II.

O Plano de Governo Participativo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque tem propostas para todos os temas abordados na entrevista. Para manter o nível de emprego em Rondônia após a conclusão das obras das usinas hidrelétricas, Valverde disse que vai criar programas de capacitação e qualificação de mão-de-obra. Também vai criar uma agência de fomento e apoio aos empreendedores para incentivar as micro e pequenas empresas, que vão criar empregos e absorver a mão-de-obra.

Eduardo Valverde disse na entrevista que a educação precisa ser melhorada em Rondônia. Para isso vai valorizar os professores e demais profissionais da educação através de uma política salarial justa e programas de formação e aperfeiçoamento. “No nosso governo nenhuma categoria de servidores será discriminada nem massacrada, como são hoje os trabalhadores em educação. Também não passaremos mais vergonha nas avaliações nacionais. Rondônia precisa de ensino público de qualidade para se desenvolver. E isso o nosso povo vai ter”, disse.

A segurança pública foi outro tema abordado com ênfase. Valverde disse que tem projeto para reforçar as polícias, mas só isso não basta. “É preciso colocar em prática os projetos de ressocialização dos presos. Vamos reativar os programas que foram abandonados, como a fábrica de bolas, as padarias e as cozinhas industriais. Em vez de comprar marmitex superfaturado, as refeições serão feitas nas próprias unidades prisionais. Assim como esse, vamos implantar vários projetos dessa natureza”, afirmou.

A entrevista teve a duração de seis minutos. Após explanar todos os temas questionados, Eduardo Valverde convidou os eleitores a participarem das atividades de campanha da aliança PT/PSB para contribuírem nas discussões sobre o Plano de Governo Participativo. As informações, agendas e contatos estão na internet, no endereço www.valverde13.com.br.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Valverde defende valorização da Polícia Militar para o combate à violência

A Segurança Pública do Estado de Rondônia está entre os maiores anseios da população, conforme pesquisas recentes. Para melhorar o setor e confortar principalmente as famílias temerosas, o candidato a governador pela Eduardo Valverde (PT), apresenta propostas consistentes que, sem causar grandes impactos nas finanças do governo, podem resolver muitos problemas e sanar diversas questões, pois conforme acredita, o que falta é “vontade política”.


Valverde analisa que o próximo governo deve começar combatendo as promoções irregulares dentro das polícias estaduais, como forma de dar fim aos apadrinhamentos políticos que além de colocarem personagens, muitas vezes despreparados para os cargos que ocupam, acabam retendo o salário que poderia ser pago aos bons profissionais. “Isto acaba remetendo as polícias a um sistema dissociado dos princípios da eficiência e eficácia, necessários para o efetivo enfrentamento da violência”, diz o candidato.
Enquanto a população clama por soluções que contenham a crescente criminalidade em todos os setores da sociedade por falta de medidas repressivas do governo do Estado, Eduardo Valverde entende que muitos equipamentos usados pelas polícias estão ultrapassados e não atendem às necessidades dos policiais no combate ao crime. “Nossos policiais praticamente não têm colete a prova de balas e usam armamentos obsoletos”, diz.
A situação crítica da Polícia Militar resultou em diversas manifestações das esposas dos PMs e Bombeiros, tendo uma delas praticamente paralisado o Estado. “Levando em consideração que o salário dos nossos policiais está entre os três piores do Brasil, fica difícil esperar produção satisfatória do contingente, uma vez que os profissionais têm que se motivar para o trabalho com base no reconhecimento salarial”, observa Valverde enfatizando que todos os mecanismos legais serão buscados, se for eleito governador, para melhorar os salários dos policiais de Rondônia.
A falta de contingente, segundo Eduardo Valverde, também é uma agravante para que se ofereça segurança pública à população. Portanto, realizações de concursos públicos e contratação de mais policiais serão priorizados no governo do PT e do PSB. Ele observa também que o treinamento é outra temática que precisa de atenção, porque a qualificação dos policiais é importante para a preservação, tanto de suas vidas neste trabalho de risco, quanto para que a população se sinta mais segura.
“O Governo do Estado tem como uma de suas funções garantir a segurança e integridade das pessoas e dos bens, assim como velar pela manutenção da moralidade, salubridade e ordem pública no âmbito do Estado de Rondônia, em conformidade com o estabelecido nas constituições Federal e Estadual e demais normas vigentes”, conclui.

Autor: Assessoria

Eduardo Valverde no Ato Cívico na OAB

DEBATE-UNIR

Firmeza e coerência destacam atuação de Valverde



O candidato ao governo do estado, Eduardo Valverde, da aliança Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB, manteve-se coerente no primeiro debate entre os concorrentes na noite de terça-feira no auditório da UNIR-Centro. O candidato petista parabenizou a iniciativa da UNIR que, ao promover o debate, traz para o mundo acadêmico a discussão de temas que dizem respeito a toda população rondoniense. “Quem não veio [ao debate] perdeu a rara oportunidade de expor de forma clara suas propostas e de dialogar com pessoas que estão preocupadas com o futuro do nosso estado”, aponta Valverde, referindo-se naturalmente à ausência não justificada do candidato João Cahula.


Valverde expôs o seu Plano de Governo Participativo, cuja marca maior é a manutenção do diálogo com lideranças de toda a sociedade para, a partir daí, traçar estratégia para captar recursos e executar obras que tornem a educação, a saúde, o saneamento básico e a segurança pública referências nacionais.


Indagado sobre o tema ciência e tecnologia, Valverde disse que vai aproveitar a estrutura de grandes empresas hoje instaladas em Rondônia, através de parcerias, para fomentar pesquisas científicas e tecnológicas, bem como buscar recursos federais para investir no setor, reforçando o que já é desenvolvido nas universidades da região. Ele lembrou que Lula deu grande impulso no setor ao ampliar o número de vagas nas universidades federais e criar os institutos tecnológicos (escolas técnicas federais), que são três no estado. “Vamos aproveitar melhor essa estrutura, de tal forma que possibilite o ingresso de mais jovens de nossas periferias”, disse anunciando também a criação da Universidade Estadual.


O candidato da coligação PT/PSB disse ainda que um dos pilares do seu plano de governo é criar mecanismos de incentivo à geração de emprego. “Esse é um dos nossos compromissos, alicerçados pela presidenta Dilma Rousseff, num mandato marcado pela transparência”, enfatizou Valverde.


Ao final do debate, Valverde foi aclamado por militantes e simpatizantes da candidatura Rondônia Melhor Para Todos que empunhavam bandeiras em frente ao prédio da UNIR, onde foi instalado um telão para a transmissão do evento.

DEBATE DA UNIR

Valverde diz que vai implantar a Fundação de Amparo à Pesquisa

Com as propostas mais consistentes e firmeza nos questionamentos e nas respostas durante o debate realizado pela Unir na noite de segunda-feira (16/08), o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, provou estar preparado para governar o Estado.



Valverde chegou ao prédio da Unir centro pontualmente às 19 horas, acompanhado da esposa Mara Regina e de assessores. Ao cumprimentar os organizadores do debate e as pessoas credenciadas para permanecerem no auditório, o candidato disse que se sentia em casa. Valverde é formado em Administração de Empresas e em Direito pela Unir.

A ausência do candidato governista João Cahúlla ao debate foi bastante criticada, principalmente pela comunidade acadêmica, que considerou o ato um desrespeito à população e um desprezo ao conhecimento. Para o professor universitário e Pró-Reitor da Unir, Ricardo Gilson, a ausência de Cahúlla no debate representa a ausência do governo do Estado quando o assunto é educação. “Realmente não sei se o candidato fez falta no debate, pois acredito que ele não tinha nada a dizer. Afinal, ele representa um governo que sempre esteve de costas para a ciência e tecnologia”, disse o Pró-Reitor.

Quem assistiu ao debate pela televisão também criticou a ausência do candidato governista. “Não conheço o candidato e a ausência no debate só demonstra que ele não tem proposta para a educação e para a ciência e tecnologia. O debate vinha sendo organizado há bastante tempo e a desculpa de agenda de campanha não convenceu”, disse Rosilene Machado, estudante, que não conseguiu credencial para entrar no auditório e acompanhou o debate pela transmissão ao vivo da Record News.

O primeiro questionamento foi sobre a melhor maneira para investir os recursos oriundos dos “royalties” das usinas hidrelétricas do rio Madeira destinados ao fomento da pesquisa. Eduardo Valverde foi enfático ao responder que o desenvolvimento de pesquisas, da ciência e da tecnologia em Rondônia passa pela melhoria da qualidade do ensino básico, formação de professores das áreas críticas, expansão do ensino tecnológico e pela implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado.

“Vamos implantar a Fundação de Amparo à Pesquisa e instituir um fundo de ciência e tecnologia destinado à captação de recursos para financiar projetos de pesquisa na área”, disse Valverde. A formação e capacitação de professores nas áreas mais carentes, como matemática, química, física e biologia se dará em parceria com a Unir e através da implantação da Universidade Estadual.

Valverde também disse que o Plano de Governo Participativo prevê a criação da rede estadual de ensino tecnológico. “O governo do Presidente Lula avançou bastante na ampliação das escolas técnicas. Mas só as escolas federais não são suficientes. O Estado tem condições de implantar as escolas técnicas estaduais e é isso que vamos fazer”, disse.

Eduardo Valverde respondeu a perguntas formuladas pela comunidade através da internet. Reforçou a necessidade da implantação da Fundação de Pesquisa e disse que Rondônia precisa deixar de ser exportador de matéria-prima e passar a industrializar aqui mesmo. “Para isso é preciso ter acesso às tecnologias, o que acontecerá no nosso governo, quando teremos mais condições de formar mestres e doutores”.

Ainda durante o debate o candidato petista defendeu a produção e transferência de tecnologias para incrementar a agricultura familiar, a produção agropecuária, a geração de empregos, a melhoria dos serviços públicos como a educação, a saúde e a segurança, o apoio às populações tradicionais e o apoio às Prefeituras.

Autor: Assessoria.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Valverde se reúne com delegados e apresenta projeto para valorizar servidores da Polícia Civil

O candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 16/08 com delegados da Polícia Civil de Rondônia, oportunidade em que expôs o Plano de Governo participativo, com ênfase nos aspectos sobre a segurança pública e sobre a valorização dos servidores públicos.
Acompanhado do deputado federal Eurípedes Miranda (PT), que é delegado aposentado, Eduardo Valverde demonstrou conhecimento das carências da Polícia Civil e sobre a necessidade de uma restruturação dos órgãos de segurança do Estado.

Segundo o candidato, em uma eventual administração do PT e do PSB, os delegados e os demais servidores da Polícia Civil serão valorizados como merecem, pois acredita que a melhoria da segurança pública no Estado depende de profissionais bem remunerados e satisfeitos com as condições de trabalho.

Depois de fazer uma explanação dos pontos mais importantes do Plano de Governo, Eduardo Valverde falou dos três pilares que considera da maior importância para se governar um Estado, que são o Desenvolvimento, a Cidadania e a Transparência.

Dentre os muitos tópicos no âmbito do desenvolvimento, Valverde foi enfático ao afirmar que a população não pode ficar a reboque do contexto político, e que por isso o Estado tem que buscar meios para desenvolver a industrialização como forma de gerar empregos, principalmente para o período depois da conclusão das usinas do rio Madeira, que atualmente aquecem a economia local com a geração de milhares de empregos.

Outro ponto vital para o desenvolvimento de Rondônia segundo Eduardo Valverde, é a implementação de uma agência de fomento destinada a fornecer acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas, sobretudo com os ‘royalties’ gerados pelo setor energético com a construção das usinas.

No aspecto da Cidadania o candidato relacionou as questões de segurança pública. Ele destacou que o bom momento econômico que o Estado vem atravessando através dos investimentos do governo federal, elevaram a qualidade de vida dos trabalhadores, e as classes sociais passaram a demandar mais exigências sobre o Estado.

Valverde ressaltou que a Educação em tempo integral é uma grande alternativa para o combate ao aliciamento de crianças e jovens pelo mundo criminoso, onde muitos são os que comercializam drogas para manter o vício. O candidato apontou em seu Plano de Governo na área de segurança pública a ampliação do contingente policial, o aumento de investimentos em aparelhamento, e o aumento do nível de diálogo com a classe dos profissionais de segurança pública.

Eduardo Valverde foi categórico ao afirmar que um bom governo se faz com transparência de ações, sobretudo nas áreas de licitação como forma de combater o favorecimento de empresas fantasmas gerenciadas por laranjas, que no final servem apenas como ralo e sumidouro do erário. “Vamos permitir a igualdade no trato através da transparência, sem vinculações com empresas, porque o maior patrimônio que trago comigo para o próximo governo são a credibilidade e a honra”, concluiu.



Valverde participa de “mulheraço” e divulga propostas de políticas públicas para a mulher

Centenas de mulheres de vários segmentos da sociedade participaram na noite de sexta-feira, (13/08), em Ji-Paraná, de um “mulheraço”, como é denominada a mobilização feminina em apoio à candidatura de Eduardo Valverde para governador e Cleiton Roque para vice, pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”.



O “mulheraço” contou com a participação de mulheres da Capital e dos Municípios do interior, e teve a presença da senadora Fátima Cleide (PT), candidata à reeleição, além das candidatas à Assembléia Legislativa Claudir do Sintero, Sônia Arrabal, Márcia Regina e Assandra Vidigal.



A concentração aconteceu no bairro 2 de Abril, e uma caminhada organizada percorreu as principais ruas do centro de Ji-Paraná. Portando bandeiras, cartazes, e ao som de apitos, as mulheres de Rondônia declararam que a eleição de Dilma Rousseff é a melhor opção para o Brasil, assim como a eleição de Valverde para governador é a melhor opção para Rondônia.



O candidato a governador Eduardo Valverde disse, durante o evento, que a mulher tem uma grande importância no processo de evolução política do país. Segundo Valverde, por muito tempo a mulher foi segredada e relegada a um plano inferior. Mesmo depois de ter seus direitos conquistados, segundo Valverde, alguns governantes ainda não reconhecem o valor feminino na política.



“Lugar de mulher é na política, no Palácio do Planalto, no governo, na Assembléia Legislativa, no Congresso Nacional, nas universidades, e em todas as atividades econômicas”, disse Valverde, que também apresentou as propostas de políticas públicas para as mulheres em seu plano de governo participativo.



“O nosso projeto de governo contém propostas voltadas para a mulher, seja para ampliar a sua participação no mercado de trabalho ou nas instâncias administrativas. Mas uma das nossas maiores preocupações é com a saúde da mulher. Vamos implantar projetos que ofereçam atendimento digno e programas de orientação às mulheres e às famílias. Vamos transformar este Estado em um lugar melhor para todos e todas. Afinal, as mulheres, assim como todo o nosso povo, merece um governo que se importe com a população”, disse Eduardo Valverde. E concluiu: “Não se admite violência contra a mulher em uma sociedade que prega a igualdade social”, momento em que foi muito aplaudido pelas mulheres presentes.

Cleiton Roque visita linha 29 em Primavera de Rondônia e fala do Plano de Governo para o setor rural

No ultimo sábado (14) o vereador e candidato a vice-governador de Rondônia, Cleiton Roque (PSB) visitou a linha 29 em Primavera de Rondônia, onde participou de uma atividade festiva da Associação dos Produtores Rurais da Linha 29, e foi recebido com festa pelo Padre Silvino, presidente da associação.



Cleiton Roque recebeu varias reivindicações dos produtores rurais que ali se encontravam e destacou o desafio do Governo do Estado para incentivar ações que possam transformar as pequenas e medias propriedades rurais, as tornando mais rentáveis. “O estado precisa investir mais em ciência e tecnologia para acompanhar os avanços tecnológicos do setor” disse Cleiton.



Ele destacou que Rondônia tem mais de 80 mil estabelecimentos rurais, mais de 8 milhões de hectares trabalhados, com 277 mil trabalhadores diretamente envolvidos com a atividade, sendo um terço deles de mulheres agricultoras. Injusta e desproporcional a relação desta massa de cidadãos e trabalhadores com o acesso á políticas públicas. Apesar de sua importância para a economia do estado, menos de 20% destes estabelecimentos receberam financiamento ou seja para investimento, custeio ou comercialização; “quer dizer, desfrutaram de menos de 1,5 % de todos os recursos destinados pelo Governo Federal a atividade no País” observou.



Cleiton Roque enfatizou que produtividade e qualificação sustentável dos sistemas produtivos como Classificação, Colheita, Secagem, Armazenagem. Regularização Fundiária, Georreferenciamento, além de titulação de áreas e ordenamento fundiário do Estado de Rondônia, são temas inseridos no Plano de Governo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque.



“Nosso objetivo é o de melhorar a qualidade de vida do homem do campo, viabilizando às famílias de pequenos produtores sua permanência no setor rural, como forma de combater o êxodo rural, previnindo também a superlotação das cidades, que por sua vez agrava a violância e prejudica a vida de crianças, jovens e adultos”, concluiu.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Desenvolvimento de Rondônia é tema de reunião de Valverde com Lula

Consta da pauta da reunião de Eduardo Valverde com Lula, nesta sexta, dia 13, completo relato ao presidente da República do Plano de Governo Participativo que o candidato da aliança “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB” vai implementar, caso eleito ao governo do Estado. Dentre os pontos a serem relatados, destaca-se o projeto de transformar Rondônia em um centro produtivo, industrial e distribuidor para toda a América Latina, inclusive o Caribe, e para o Oriente via Oceano Pacífico.



O projeto, que consta do Plano de Governo de Valverde, é factível dada a situação geográfica estratégica de Rondônia. Para isso, o candidato petista já expôs e discutiu o projeto com lideranças de vários setores da sociedade o que resultou na elaboração de um conjunto de ações do próprio governo estadual, aproveitando obras do PAC1 e PAC2. Entre as ações do PAC1 e PAC2 estão a construção de rodovias, ferrovias, pontes e portos. “Teremos um reforço na BR 364, a reconstrução da BR 319 ligando Porto Velho a Manaus com a construção da ponte sobre o Rio Madeira, a ampliação da BR 425 com a construção da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, a pavimentação da BR 429 e a abertura da BR 421, uma “estrada parque” que vai ligar a região de Ariquemes a Nova Mamoré e Guajará-Mirim”. Tudo isso, segundo Valverde, somado à construção da ferrovia transoceânica que vai ligar Rondônia aos centros produtivos do Centro-Oeste e do Sudeste, além dos portos do Oceano Atlântico, darão ao estado uma importância jamais vista, já que os produtos brasileiros chegarão a todo o continente, à China, ao Japão e aos demais países da Ásia, através de Rondônia. “Acredito que o Presidente Lula já tem a dimensão dessa importância pelo volume de investimentos que tem feito no nosso Estado. Agora ele vai conhecer o projeto em si”, disse Valverde.

Valverde apresentará a Lula projeto que mostra a importância de Rondônia para a integração regional

Na reunião que terá com Lula em Porto Velho, na sexta-feira, o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, apresentará ao Presidente o projeto que demonstra a importância geográfica e política de Rondônia para a integração da América Latina.


O projeto, constante do Plano de Governo Participativo que vem sendo discutido por Valverde com os mais diversos setores da população, prevê ações próprias do governo estadual e o aproveitamento das obras do PAC1 e PAC2 para transformar Rondônia em um centro produtivo, industrial e distribuidor para toda a América Latina, Caribe e para o Oriente através da saída para o Oceano Pacífico.


Entre as ações do PAC1 e PAC2 estão a construção de rodovias, ferrovias, pontes e portos. “Teremos um reforço na BR 364, a reconstrução da BR 319 ligando Porto Velho a Manaus com a construção da ponte sobre o Rio Madeira, a ampliação da BR 425 com a construção da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, a pavimentação da BR 429 e a abertura da BR 421, uma “estrada parque” que vai ligar a região de Ariquemes a Nova Mamoré e Guajará-Mirim”.


Tudo isso, segundo Valverde, somado à construção da ferrovia transoceânica que vai ligar Rondônia aos centros produtivos do Centro-Oeste e do Sudeste, além dos portos do Oceano Atlântico, vai conferir a Rondônia uma importância jamais vista, já que, através do nosso Estado, os produtos brasileiros chegarão a todo o continente, à China, ao Japão e aos demais países da Ásia.



“Acredito que o Presidente Lula já tem a dimensão dessa importância pelo volume de investimentos que tem feito no nosso Estado. Agora ele vai conhecer o projeto em si”, disse Valverde.



Pesquisa


À medida que Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência da República, se distancia de Serra (PSDB) nas pesquisas, o candidato petista ao governo de Rondônia, Eduardo Valverde, vê consolidar-se o sonho de Lula de inserir de vez o Brasil entre as nações desenvolvidas, com ênfase socioambiental.



Para Valverde, os dados da CNT/Semsus, ainda da semana passada, que mostram Dilma Roussef com 41,6% contra 31,6% de Serra, na pesquisa estimulada, “são sinais fortes do que a maioria do eleitorado brasileiro quer para o país”.


Por entender que a transferência de votos tem funcionado na campanha rumo à presidência da República, fruto de uma candidata que se mostra preparada para suceder Lula, Valverde considera que este mesmo quadro pode ocorrer em Rondônia à medida que o eleitor atentar para as fichas dos candidatos. “Basta que se chame a atenção do eleitor para os nomes [de candidatos] barrados pela Justiça Eleitoral. Nós acreditamos no surgimento de eleitores mais conscientes”, aponta Valverde.


Com a vinda de Lula a Rondônia no próximo dia 13 (sexta), o Partido dos Trabalhadores acredita que a campanha toma novo corpo já que os militantes da aliança Rondônia Melhor para Todos (PT/PSB) estarão mobilizados

Na pesquisa espontânea, Dilma lidera as intenções de voto com 30,4% contra 20,2% de Serra. A candidata Marina aparece com 5%. O presidente Lula, que não é candidato a reeleição, ainda foi citado por 5% dos pesquisados.

Na avaliação do presidente da CNT, Clésio Andrade, a estratégia de transferência de votos utilizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) está funcionando. “Ela passou a ter identidade própria e musculatura política, ou seja, ela está realmente conseguindo colher os frutos desse apoio do presidente Lula”, avaliou.


Segundo ele, a queda do candidato José Serra está relacionada à uma crítica “muito contundente” ao atual governo. “Criminalizar quem faz benefício social, com certeza acaba afetando. Não adianta tentar separar o PT do presidente Lula ou a candidata Dilma do presidente Lula, porque não se consegue”, argumentou.

Valverde recepciona o Presidente Lula em Porto Velho na sexta-feira, dia 13

O Presidente Lula, em visita a Porto Velho na próxima sexta-feira, dia 13/08, será recepcionado pelo candidato a governador Eduardo Valverde e pelo candidato a vice, Cleiton Roque, da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”.

Com essa visita a Rondônia, Lula confirma o apoio à candidatura de Valverde ao governo do Estado e de Fátima Cleide à reeleição para o Senado, conforme orientação do próprio Presidente, em reunião que também contou com a participação do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho.

Quando da definição das candidaturas a governador e a senador, o Presidente Lua disse que a eleição de Eduardo Valverde para o governo de Rondônia é a melhor opção para iniciar no Estado a transformação que já toma conta do país.


“Temos o apoio do companheiro Lula e da companheira Dilma, e temos os melhores projetos para transformar Rondônia em um lugar melhor para todos. Estamos percorrendo todo o Estado e discutindo com a população o nosso plano de governo participativo. Esse encontro que teremos com o Presidente Lula será de grande importância para integrar ainda mais essa parceria”, disse Valverde.


O Presidente Lula deverá chegar em Porto Velho na sexta-feira, por volta de meio dia, e ficará toda a tarde na Capital Rondoniense, na companhia de Valverde, Fátima Cleide, Roberto Sobrinho e dos petistas rondonienses.

Presidente Lula estará em Porto Velho dia 13

O Palácio do Planalto confirmou na tarde de sexta feira,06, a agenda do presidente Luis Inácio Lula da Silva em Porto Velho, na próxima sexta feira,13. Durante a visita, o presidente Lula vai cumprir vários compromissos já firmados desde a última vez que esteve em Porto Velho, em março do ano passado.



Usinas

O presidente Lula visitará as hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, duas das maiores obras do seu governo. “O presidente Lula vem acompanhando de perto todas as obras em andamento no país, principalmente nesse período de quase transição, no qual ele quer ter a certeza de que tudo está ocorrendo conforme o planejamento. Porto Velho está entre as cidades em que o Governo Lula mais investiu nos últimos anos” disse o prefeito Roberto Sobrinho.

Depois de oito anos na presidência da República, o presidente Lula faz questão de terminar o mandato passando por cidades onde o Partido dos Trabalhadores (PT) tem uma forte representação. O presidente Lula ainda terá outros compromissos na capital, que devem ser confirmados pela assessoria do presidente, no começo da semana.

Movimento sindical declara apoio a Valverde

Mais de 50 sindicalistas das duas principais centrais sindicais que atuam em Rondônia se reuniram no auditório do PT na manhã desta sexta-feira, dia 06/08, com o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB” para discutir o programa de governo participativo, oportunidade em que declararam apoio a Dilma para presidente, Valverde para governador e Fátima Cleide para a reeleição ao Senado. Eduardo Valverde abriu a reunião com uma explanação sobre o programa de governo, que segundo ele, é sustentado pelo tripé

Desenvolvimento/Cidadania/Transparência. Aos dirigentes de vários sindicatos de servidores públicos e de trabalhadores da iniciativa privada, bem como aos diretores da CUT e da UGT, o candidato a governador explicou que o Estado de Rondônia precisa ser preparado para ampliar o desenvolvimento iniciado a partir do investimento feito pelo governo federal nas grandes obras como as das usinas hidrelétricas, dos viadutos em Porto Velho e das pontes sobre o rio Madeira e rio Mamoré. Segundo Valverde, o próximo governador de Rondônia precisa ter o entendimento de que o atual ciclo de desenvolvimento do Estado tem que se sustentar com ações próprias. “O nosso programa de governo prevê a implementação de ações preventivas para manter a economia aquecida quando acabarem as obras das usinas hidrelétricas. Vamos qualificar a mão-de-obra excedente para atuar em outros setores. Para absorver essa mão-de-obra vamos fortalecer e incentivar as micro, pequenas e médias empresas criando uma agência de fomento.

Desde que o Beron foi fechado o Estado perdeu o seu instrumento financiador das atividades produtivas”, disse. A proposta apresentada por Valverde resolve o problema de empresas que tentaram se instalar em Rondônia mas acabaram no Amazonas e no Acre por falta de ambiente propício no nosso Estado. “Muitos empresários encontram as portas fechadas em Rondônia devido aos interesses pessoais infiltrados na administração estadual, onde apenas um pequeno grupo ganha as licitações. Eu não tenho empresas, minha família não tem empresas, nem meu vice tem empresas.

Vamos governar com transparência, oferecendo aos empresários a oportunidade de que precisam para progredir”, disse. No aspecto da cidadania, o candidato a governador disse que é preciso investir no ser humano. “Afinal, quem faz o Estado crescer são as pessoas que aqui estão. São as diversas classes sociais que, cada uma em sua atividade, fazem a roda girar”, disse. O programa de governo participativo apresentado aos sindicalistas prevê investimentos na rede de educação pública, no ensino tecnológico, na formação de mão-de-obra especializada, e na infraestrutura necessária à melhoria da qualidade de vida nos Municípios. Valverde propõe a valorização dos professores e demais profissionais da educação como condição para melhorar a qualidade do ensino.

Para isso, o programa de governo prevê a implantação da Universidade Estadual destinada, inicialmente, à formação de professores das áreas críticas. “Melhorando o salário dos professores vamos atrair mais profissionais. Com professores qualificados vamos melhorar o ensino nas escolas, e com isso dar melhores condições aos estudantes de ingressarem nas faculdades”. Ainda sobre cidadania, Valverde tem como proposta melhorar o atendimento na área de saúde oferecendo condições de atendimento e tratamento nos hospitais regionais através de parcerias com os Municípios, evitando o transporte desnecessário de pacientes pela BR 364 e o congestionamento dos hospitais de Porto Velho, onde atualmente os procedimentos são concentrados.

Para completar, Eduardo Valverde disse aos sindicalistas que combaterá o problema da violência em parceria com o governo federal, com ações repressivas de policiamento da fronteira por onde passa o tráfico de drogas e de armas, além de investir em educação para os jovens que hoje, por falta de políticas para a juventude, são suscetíveis ao aliciamento pela marginalidade. “Vamos desenvolver ações efetivas de apoio às famílias que hoje sofrem com o problema das drogas oferecendo condições de recuperação dos dependentes”, disse.

O candidato a governador foi bastante aplaudido pelos sindicalistas ao concluir a síntese do programa do governo participativo, e ouviu dos líderes classistas inúmeras manifestações de apoio por apresentar o plano de governo mais coerente e que atende aos anseios da população.

Valverde visita bairros de Porto Velho e garante apoio para implantação de infraestrutura na Capital

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, que tem Cleiton Roque como candidato a vice, cumpre nesta semana uma intensa agenda de visitas aos bairros de Porto Velho. Nesta quarta-feira, dia 21/07, Valverde visitou o Bairro São Sebastião II, oportunidade em que conversou com a população e sentiu de perto a falta de apoio do governo do Estado às ações da Prefeitura de melhoria da infraestrutura.



Há quase duas décadas a população de Porto Velho vem sofrendo com a falta de apoio do governo do Estado, visto que nos últimos 16 anos a Capital foi praticamente abandonada pelos governadores. Sem o apoio do governo do Estado, a Prefeitura trabalha isoladamente, apenas com o apoio do governo federal, para dotar a cidade de toda a estrutura mínima necessária para atender à crescente demanda por asfalto, rede de água, rede de esgoto, moradia, e pelos demais serviços públicos.



“No nosso governo vai ser diferente. Assim como o compromisso feito por mim e pelo Cleiton de trabalharmos juntos por todos os Municípios, não vai faltar apoio do governo do Estado à Capital na nossa administração”, disse Valverde aos moradores do Bairro São Sebastião II.



Mesmo sem o apoio do atual governo do Estado, a Prefeitura de Porto Velho, administrada pelo PT, asfaltou praticamente todas as ruas do Bairro São Sebastião II, construiu casas populares e implantou a infraestrutura necessária à melhoria da qualidade de vida da população. “Os moradores de todos os bairros de Porto Velho podem ter certeza de que vamos formar uma parceria de sucesso com a Prefeitura para recuperar esses 16 anos em que a Capital foi abandonada pelo governo do Estado”, reforçou o candidato a governador.



Durante o contato com os moradores dos bairros de Porto Velho, Eduardo Valverde relatou que não é só a Prefeitura de Porto Velho que foi abandonada pelo governo do Estado. “Em quase todos os Municípios por onde andamos ouvimos o clamor dos prefeitos, dos vereadores e da população, que reclamam da ausência da administração estadual”, disse.



Como deputado federal por dois mandatos, Eduardo Valverde somou esforços com a senadora Fátima Cleide para ajudar os Municípios, inclusive a Capital. Se não fosse o resultado das emendas parlamentares de Valverde e de Fátima Cleide, os Municípios não tinham recursos sequer para custear as administrações. Muito menos para atender às demandas por infraestrutura urbana.



“Na maioria dos Estados os governos estaduais investem nas Capitais. Aqui em Rondônia se verifica o contrário: além de não ajudar, o governo do Estado prejudica o desenvolvimento de Porto Velho. A população não merece sofrer tanto assim nas mãos de governantes que não têm compromisso com a nossa Capital”, finalizou Valverde.

Cleiton Roque fala sobre políticas públicas para juventude em Espigão do Oeste

Acompanhado do candidato a deputado federal pelo PT, Padre Tom, e pelo candidato a deputado estadual também pelo PT, João Bueno, o candidato a vice-governador de Rondônia – PSB, Cleiton Roque, esteve em Espigão do Oeste na noite de ontem (5), onde conversou com diversos militantes e simpatizantes da campanha de Eduardo Valverde (PT), para Governador de Rondônia.



Cleiton Roque foi enfático ao falar da Lei da “Ficha Limpa”, dizendo que Rondônia precisa de políticos compromissados com a ética na política. “Política para mim é um chamado, e como evangélico sei sobre a importância de um nome limpo diante da sociedade e diante de Deus para compor o Governo de Rondônia, e a coligação PT/PSB tem dezenas de nomes ilibados na política local”, observou.



Cleiton Roque lembrou que a ausência de Políticas Públicas de Juventude é uma seqüela histórica de Rondônia e isso vem acumulando uma série de conseqüências que culminam na atual criminalização da juventude no estado.



“O nosso Plano de Governo estabelece, dentre outras coisas, a criação de órgão especializado em Juventude visando fortalecer as políticas públicas de juventude, que implicam responsabilidades diretas e específicas com a implementação de projetos e programas voltados para esta classe da sociedade”, disse.



Ele destacou que no governo PT/PSB os jovens terão espaço assegurado na Política, porque vão incentivar e implementar nas escolas e universidades, mecanismos e disciplinas relacionadas à participação política (ciências sociais, filosofia, história dos levantes populares nacionais), que estimulem o debate e a troca de informações sobre temas referentes ao governo, movimentos sociais, história, conjuntura política e econômica, cidadania e políticas públicas, “exercitando e desenvolvendo assim o senso-crítico, sobretudo, sobre a realidade local”, concluiu.