O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) sabe da importância do estímulo à agricultura. Como membro da Frente Parlamentar da Agricultura, ele ouviu nesta quinta-feira (29) cafeicultores de Rondônia que reivindicam maiores valores pagos pelo café.
Segundo a Conab, o parque cafeeiro, do Estado de Rondônia é da ordem de 278,68 milhões de covas, incluindo cafezais em produção (156.696 covas) e em formação (8.669 covas). Sendo que este ano a safra de café do tipo arábica e conilon superaram as 1.706 mil sacas beneficiadas.
Os agricultores reclamam que em Rondônia a venda dos produtos para a Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), está abaixo do estipulado na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Pela PGPM, o governo faz a aquisição de excedentes de produtos do mercado, tendo por base o preço mínimo definido para cada produto. Com esse mecanismo, as distorções de preços pagos ao produtor são corrigidas e ele tem garantido o sustento de sua renda, além de uma remuneração mínima da colheita.
Valverde vai levar a preocupação dos agricultores à Superintendência da Conab em Brasília e, também, ao Ministro da Agricultura, onde irá pedir que os preços sejam verificados possibilitando assim, aumento pela safra de café.
“Nossa preocupação é fortalecer a agricultura familiar, então, é preciso garantir uma renda mínima rural aos produtos que são comercializados nos leilões e garantindo que os preços não caiam abaixo de um mínimo pago”, observou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário